Estudo de Ezequiel 7:4 – Comentado e Explicado

Não te tomarei em consideração, serei sem complacência, pedirei conta de teu proceder, e todos os teus horrores serão manifestos no teu meio. Então sabereis que sou eu o Senhor.
Ezequiel 7:4

Comentário de Adam Clarke

Tuas abominações estarão no meio de ti – sempre te olharão de frente, te repreenderão com tua ingratidão e desobediência e serão testemunhas contra ti.

Comentário de John Calvin

Em outras palavras, ele limita sua própria sentença, que Deus não os poupará, nem será suplicado. Pois quando os hipócritas ouvem os louvores de Deus que são designados a ele nas escrituras, a saber, que ele é misericordioso e longânimo, ( Números 14:18 ; Salmos 103: 8 ), eles se apoderam deles e fabricam para si mesmos o material de confiança tola e perversa. Deus aqui declara que sua piedade não seria acessível aos ímpios, que não deixam de repelir isso longe deles. E isso é digno de nota, porque nada é mais natural do que ficar intoxicado com falsas esperanças quando ouvimos que Deus é misericordioso, a menos que saibamos com que propósito ele testemunha isso a respeito de si mesmo, a saber, que os pecadores podem se entregar a ele, e pode invocá-lo sem medo e implorar sua misericórdia, da qual eles têm um testemunho tão notável. Mas os hipócritas sempre se tornam piores, enquanto desejam que Deus seja propício a eles. Portanto, quando ele diz, seus olhos não pouparão, nem teria pena deles, sua intenção deve ser observada. homens ímpios e ímpios não devem pensar que sua clemência se preparou para eles contra os quais eles fecharam a porta anteriormente. Porque colocarei os teus caminhos sobre ti – isto é, lançarei a tua impiedade contra ti. Vemos então que os pecados do povo foram colocados diante deles, e como estavam lá, desde que Deus os poupasse. Agora, portanto, ele primeiro significa que eles não devem ter nenhuma causa de discussão ou queixa, porque ele lançará contra eles as iniqüidades que lhe haviam causado. Então também silenciosamente os acusa de muita segurança, porque eles nunca poderiam ser arrependidos, enquanto Deus sustentava e tolerava seus pecados. E as tuas abominações, diz ele, estarão no meio de ti. Elas eram assim desde o princípio, no que dizia respeito à sua culpa, mas Deus ainda não havia derramado sua ira. Ele diz, portanto, que as tuas abominações estarão no meio de ti, porque realmente deve parecer que elas não foram obstinadas contra Deus sem punição. Mais uma vez ele repete: sabereis que eu sou Jeová. É bem claro que, pela obstinação deles, obrigaram Deus a falar assim, pois desprezavam Ezequiel. Mas, embora eles fingissem alguma piedade, não se pode duvidar que eles desprezariam o próprio Deus.

Portanto, ele reprova sua impiedade com tanta dureza, porque eles negaram que Deus era Deus tantas vezes quanto retiravam sua confiança dos ensinamentos do homem santo. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Meu olho . Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

sabereis , etc. Veja nota em Ezequiel 6: 7 .

Comentário de John Wesley

E os meus olhos não te pouparão, nem terei piedade; mas eu te recompensarei com os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

Recompensa – O castigo deles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *