Estudo de Ezequiel 8:1 – Comentado e Explicado

No sexto ano, no quinto dia do sexto mês, estava eu sentado em minha casa, com os anciãos de Judá, quando a mão do Senhor baixou sobre mim.
Ezequiel 8:1

Comentário de Albert Barnes

Os anciãos de Judá – Os companheiros exilados do profeta não estão mais dispostos a ouvi-lo Ezequiel 2: 1-10 . Eles sentaram como enlutados. A mensagem aqui não é como em Ezequiel 6: 2 , mas distintamente para Judá, aquela parte das pessoas cujo exílio Ezequiel compartilhava.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 8: 1 . No sexto ano, no sexto mês Ou seja, um mês após a primeira visão, que Ezequiel teve no quinto ano do cativeiro de Joaquim. Veja cap. Ezequiel 1: 2 . Este capítulo, e os três seguintes, fazem apenas uma visão, da qual é apropriado dar uma idéia geral, de que não devemos dividir demais a atenção do leitor. Ezequiel é transportado para Jerusalém e encontra-se no Espírito, perto do portão norte do templo, que conduzia do lado norte até a corte dos sacerdotes. Lá ele viu a glória do Senhor, nas mesmas circunstâncias que lhe apareceram no rio Quar. Ele foi o primeiro a mostrar, de um lado, um ídolo de zelo ou ciúme. Assim, seguindo para a corte do povo, ele descobriu, através de uma abertura que ele fez na parede, setenta anciãos do povo, que adoravam todo tipo de figuras de animais pintados na parede. Voltando ao portão norte, ele viu mulheres chorando por Adonis. Ao voltar novamente à corte dos sacerdotes, ele foi mostrado entre a varanda e o altar, homens que adoravam o sol nascente, de costas voltadas para o santuário. Estes são os conteúdos do cap. 8. Ao mesmo tempo, ele vê seis homens entrando na corte dos sacerdotes, e no meio deles um sétimo, com um tinteiro na cintura; e imediatamente o Senhor deixou seu trono acima dos querubins, e foi e se colocou na porta do templo; isto é, na entrada do lugar santo. Desse lugar, o Senhor ordenou que o homem dos sete, que tinha o tinteiro, marcasse, com um sinal na testa, aqueles que deveriam ser poupados; e os seis outros para matar todos os que não eram tão marcados. Instantaneamente eles começam a executar o comando; e Ezequiel, tendo ficado sozinho entre os mortos, dirige sua oração ao Senhor. Durante esse período, os seis homens retornam e informam a Deus o que haviam feito. Este é o conteúdo do nono capítulo. O Senhor então ordena que o homem que estiver vestido de linho tire carvão vivo do meio dos querubins, que até então permaneceram no pátio interno, e os espalhe sobre a cidade. Ele obedece, e uma mão dos querubins lhe deu as brasas. Ao mesmo tempo, a carruagem que levava o trono do Senhor é posta em movimento, eleva-se no ar e vai receber o Senhor, que estava no portão leste do templo. Esta é a soma de ch. 10: O profeta se vê imediatamente transportado para a porta leste, onde estavam cinco e vinte homens, entre eles Jaazanias, filho de Azur, e Pelatias, filho de Benaia. Deus o instrui a profetizar contra eles. Ele faz isso; ele os repreende com sua violência e seus crimes, e os ameaça com as calamidades mais extremas. Em segundo lugar, Deus fala com ele e prediz que os judeus que residem no país serão levados daí por suas iniqüidades; e, ao contrário, que aqueles que foram levados cativos e reconhecem penitentemente suas faltas devem retornar e reintegrar a terra. Depois disso, o Senhor se levanta com sua carruagem sobre a cidade e vai e se coloca na montanha que fica a leste de Jerusalém. Assim termina a visão, e ch. 11: Tudo isso apontou as razões que obrigavam o Senhor a abandonar seu povo, sua cidade e seu templo; as abominações dessas pessoas em público e em privado; seus crimes e as violências que mereciam esse castigo. Mas porque os judeus, levados em cativeiro com Jeconiah, invocaram o Senhor e penitentemente possuíam suas faltas, enquanto os de Jerusalém preenchiam a medida de sua iniqüidade; Deus ameaça o último com a destruição que se aproxima e promete aos outros um feliz retorno ao seu próprio país. Essa é toda a economia da visão diante de nós, que foi muito mal compreendida por muitos intérpretes. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 8: 1 . E aconteceu no sexto ano – Nomeadamente, do cativeiro de Joaquim. No sexto mês – O LXX. leia, no quinto mês. Enquanto eu estava sentado em minha casa, e os anciãos de Judá – homens notáveis ??por sua idade ou autoridade, ou o chefe dos que haviam sido feitos cativos com Jeoiachin, sentaram-se diante de mim – Tendo vindo, provavelmente, para perguntar ao Senhor sobre seu estado atual, qual seria o problema; ou o que seria de seus irmãos que permaneceram na Judéia e em Jerusalém. Deve-se observar, “que em Ezequiel 4: 4-6 , o profeta recebe ordens de mentir do lado esquerdo trezentos e noventa dias, e do lado direito quarenta dias; aos quais devem ser adicionados os sete dias mencionados Ezequiel 3:15 . Mas o intervalo entre essa visão e Ezequiel 1: 1 é de apenas um ano e dois meses, ou quatrocentos e vinte dias, calculando trinta dias em um mês. Parece, portanto, que essa revelação foi feita ao profeta durante seu cerco típico. “Mas Vignoles, 5. 2: 447, pensa que o ano foi lunar, com uma intercalação de trinta dias.” Secker. E, de acordo com Michaelis, os judeus e, em geral, o povo da Ásia, estavam acostumados a anos lunares de trezentos e cinquenta e quatro dias. Adicione a eles dois meses ou cinquenta e nove dias, e você terá quatrocentos e treze dias. Um mês inteiro era intercalado de tempos em tempos no ano lunar, para concordar com o ano da colheita. Adicione vinte e nove dias e você terá quatrocentos e quarenta e dois dias. – Newcome.

Comentário de Scofield

sexto mês

ou seja, setembro.

Comentário de Adam Clarke

No sexto ano, no sexto mês, no quinto dia do mês – Isso, segundo a Abp. Usher, foi o sexto ano do cativeiro de Ezequiel. Sexto dia do quinto mês do ano eclesiástico, que responde a agosto de 3410.

Este capítulo e os três seguintes contêm apenas uma visão, da qual julgo necessário, com Calmet, dar uma idéia geral, de que a atenção do leitor não deve ser muito dividida.

O profeta, nas visões de Deus, é levado a Jerusalém, até o portão norte do templo, que leva pelo lado norte até a corte dos sacerdotes. Lá ele vê a glória do Senhor da mesma maneira que ele viu no rio Quebar. De um lado, ele vê a imagem do ciúme. Indo até a corte do povo, ele vê através de uma abertura na parede setenta anciãos do povo, que estavam adorando todo tipo de bestas e répteis, pintados na parede. Ao ser levado até o portão da casa, viu mulheres chorando por Tamuz ou Adônis. Ao retornar à corte dos sacerdotes, entre a varanda e o altar, viu vinte e cinco homens de costas para o santuário e seus rostos voltados para o leste, adorando o sol nascente. Essa é a substância da visão contida no oitavo capítulo.

Na mesma época, viu seis homens saindo do portão mais alto com espadas nas mãos; e entre eles, um com um chifre de tinta. Então a Presença Divina deixou os querubins, assumiu o posto na entrada do templo e deu ordens ao homem com o chifre de tinta para marcar na testa daqueles que suspiravam e oravam por causa das abominações da terra; e então ordenou que os homens com espadas avançassem e matassem toda pessoa que não tivesse essa marca. O profeta, deixado sozinho entre os mortos, caiu de bruços e fez intercessão pelo povo. O Senhor lhe dá a razão de sua conduta; e o homem com o chifre de tinta volta e relata ao Senhor o que foi feito. Estes são os conteúdos gerais do nono capítulo.

O Senhor ordena que a mesma pessoa entre entre as rodas dos querubins, pegue sua mão cheia de brasas e espalhe-as pela cidade. Ele foi como mandou, e um dos querubins lhe deu as brasas; ao mesmo tempo, a glória do Senhor, que havia removido o limiar da casa, agora retornava e ficava sobre os querubins. Os querubins, rodas, asas, etc., são descritos aqui como no primeiro capítulo. Essa é a substância do décimo capítulo.

O profeta se vê transportado para a porta leste do templo, onde viu vinte e cinco homens, entre eles Jaazanias, filho de Azur, e Pelatias, filho de Benaia, príncipes do povo, contra os quais o Senhor o ordena. profetizar e ameaçá-los com as maiores calamidades, por causa de seus crimes. Posteriormente, o próprio Deus fala e mostra que os judeus que deveriam ser deixados na terra deveriam ser expulsos por causa de suas iniqüidades, e que aqueles que haviam sido levados cativos, e que reconheceram seus pecados e se arrependeram deles, deveriam ser restaurados a seus própria terra. Então a glória do Senhor surgiu da cidade e descansou por um tempo em uma das montanhas no leste de Jerusalém, e o profeta sendo levado em visão pelo Espírito para a Caldéia, perdeu de vista a carruagem da glória divina. , e começou a mostrar ao cativeiro o que o Senhor havia mostrado a ele. Essa é a substância do décimo primeiro capítulo.

Podemos ver de tudo isso o que induziu o Senhor a abandonar seu povo, sua cidade e seu templo; as abominações do povo em público e em privado. Mas porque os que foram levados em cativeiro com Jeconiah reconheceram seus pecados e seus corações se voltaram para o Senhor, Deus os informa que eles serão trazidos de volta e restaurados a um estado feliz, tanto em assuntos temporais quanto espirituais, enquanto os outros que haviam se enchido a medida de suas iniqüidades deve ser rapidamente levada a um estado de desolação e ruína. Essa é a soma e a intenção da visão nesses quatro capítulos.

Comentário de John Calvin

Não há dúvida de que uma visão profética é aqui narrada; pois o Profeta não foi levado a Jerusalém, nem mudou de lugar, nem os anciãos de Judá antes dele, mas ele parecia ser tomado pelo Espírito de Deus, a fim de perceber as poluições pelas quais os judeus tinham passado. profanou o templo. Pois ele diz que estava em casa quando lhe ocorreu essa visão e , no entanto, era possível que ele estivesse andando no campo. Portanto, ele não relaciona o que foi feito, mas simplesmente ensina como Deus apareceu e acrescenta as circunstâncias. Pelos anciãos de Judá, eu não entendo cativos, mas aqueles que então estavam em Jerusalém, para que fossem testemunhas dessa profecia, e assim toda desculpa e pretensão de erro lhes foi tirada. Ele também expressa o momento em que essa visão aconteceu, ou seja, o sexto ano, que ele conta do exílio de Jechoniah, como vimos no primeiro capítulo. Portanto, decorreu um intervalo de um ano e dois meses desde a primeira visão que se desenrolou e o presente que deve ser tratado agora. Desde que, portanto, catorze meses se passaram, Deus apareceu novamente ao seu Profeta. Esta circunstância da época não é de modo algum supérflua, pois isso mostra a grande obstinação do povo. O Profeta, como eu disse, conta os anos do exílio do rei. Mas eles estavam acostumados a contar desde o ano do jubileu; mas agora ele renova a tristeza por esse massacre, quando o rei era tratado de forma ignominiosa como um cativo vil e foi assediado como escravo pelo inimigo. Visto que, portanto, o Profeta humilha os judeus por esse cálculo de anos, parece que a obstinação deles foi tão dura, pois eles não se tornaram sábios, embora severamente castigados. Mas veremos que eles foram tomados com uma loucura prodigiosa, de modo que abandonaram a adoração a Deus, amontoaram por todos os lados novas idolatrias e infectaram o templo com suas abominações. Vimos em Jeremias ( Jeremias 7:17 e Jeremias 44:17 ) que a adoração a Deus foi derrubada na cidade de Jerusalém e no próprio templo; pois derramaram libações à obra do céu – outros traduzem, a rainha do céu, mas mostramos que esses lugares devem ser entendidos de todas as estrelas -, pois, portanto, eles ofereceram incenso à obra do céu, então eles depois tomaram para si mesmos ídolos e poluíram-se com as superstições de todas as nações. Nosso Profeta mostra que eles não foram tocados com nenhum senso de punição, mas que pioraram a partir do momento em que Deus começou a levantar a mão contra eles; pois era como se ele tivesse começado a se mostrar do céu o vingador de suas superstições. Portanto, temos uma razão pela qual o Profeta aqui menciona anos e meses, e até o quinto dia do mês, ou seja, que os judeus podem ser mais condenados por sua obstinação, já que nenhum castigo os chamou pelo caminho, mas eles lutaram com obstinação diabólica contra Deus. Ele diz que a mão de Deus caiu; à mão , não entendo simplesmente a profecia como alguns, mas a força; pois o sentido parece muito restrito para dizer, a profecia de Deus caiu – a frase é muito fria. Mas isso é dito adequadamente sobre o poder de Deus. É como se ele professasse que não apresentou nada de si próprio, porque adiou, por assim dizer, o homem enquanto o poder de Deus reinava nele. Assim, o poder de Deus se opõe a todas as faculdades humanas. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

o sexto ano , etc. Veja a tabela na p. 1105

quinto. Alguns códices leem “primeiro” .

os anciãos de Judá: ie da “colônia judaica em Tel = Abib ( Ezequiel 3:15 ).

a mão. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

o Senhor DEUS . Hebraico Adonai Jeová. Veja a nota em Ezequiel 2: 4 .

Comentário de John Wesley

E aconteceu que no sexto ano, no sexto mês, no quinto dia do mês, enquanto eu estava sentado em minha casa, e os anciãos de Judá estavam diante de mim, que a mão do Senhor DEUS caiu sobre mim .

Sexto ano – Do cativeiro de Jeconiah.

Sexto mês – Elul ou nosso agosto.

Os anciãos – O chefe daqueles que estavam agora em cativeiro. Eles vieram para passar o sábado em exercícios religiosos, ou para perguntar o que seria de seus irmãos em Jerusalém.

A mão – O espírito de profecia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *