Estudo de Gálatas 1:12 – Comentado e Explicado

Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo.
Gálatas 1:12

Comentário de Albert Barnes

Pois eu também não o recebi do homem – Isso é provavelmente dito em resposta a seus oponentes, que sustentavam que Paulo havia obtido seu conhecimento do evangelho de outras pessoas, já que ele não era conhecido pessoalmente pelo Senhor Jesus, nem tinha sido o número daqueles a quem Jesus chamou para serem seus apóstolos. Em resposta a isso, ele diz que não recebeu seu evangelho de nenhuma maneira do homem.

Nem eu fui ensinado – isto é, pelo homem. Ele não foi ensinado por nenhum relato escrito, ou pela instrução do homem de qualquer maneira. A única objeção plausível a essa afirmação que poderia ser solicitada seria o fato de Paulo ter uma entrevista com Ananias Atos 9:17 antes de seu batismo, e que provavelmente receberia instruções dele. Mas a isso pode ser respondido:

(1) Que não há evidências de que Ananias tenha explicado a natureza da religião cristã em sua entrevista com Paulo;

(2) Antes disso, Paulo havia sido ensinado o que era o cristianismo em seu encontro com o Senhor Jesus no caminho para Damasco Atos 9: 5 ; Atos 26: 14-18 ;

(3) O propósito pelo qual Ananias foi enviado a ele em Damasco foi que Paulo pudesse receber sua visão e ser cheio do Espírito Santo, Atos 9:17 . Quaisquer que sejam as instruções que ele possa ter recebido através de Ananias, ainda é verdade que seu chamado foi diretamente do Senhor Jesus, e suas informações sobre a natureza do cristianismo da revelação de Jesus.

Mas pela revelação de Jesus Cristo – A caminho de Damasco, e subseqüentemente no templo, Atos 22: 17-21 . Sem dúvida, ele recebeu comunicações do Senhor Jesus em vários momentos com relação à natureza do evangelho e seu dever. O sentido aqui é que ele não era grato às pessoas por seu conhecimento do evangelho, mas o derivara inteiramente do Salvador.

Comentário de E.W. Bullinger

nem. Grego. oude.

de = de. Grego. para App-104.

revelação . Grego. apokalupsis . App-106. Compare Atos 9:15 ; Atos 26: 16-18 ,

Comentário de John Calvin

12. Porque eu também não o recebi do homem . O que então? a autoridade da palavra será diminuída, porque quem foi instruído pela instrumentalidade dos homens depois se tornará professor? Devemos levar em conta, o tempo todo, as armas com as quais os falsos apóstolos o atacaram, alegando que seu evangelho era defeituoso e espúrio; que ele o obteve de um professor inferior e incompetente; e que sua educação imperfeita o levou a fazer declarações desprotegidas. Eles se gabavam, por outro lado, de que haviam sido instruídos pelos apóstolos mais altos, cujas visões eles estavam mais intimamente familiarizados. Portanto, era necessário que Paulo declarasse sua doutrina em oposição ao mundo inteiro, e a apoiasse neste fundamento, de que a havia adquirido não na escola de qualquer homem, mas pela revelação de Deus. De nenhuma outra maneira ele poderia deixar de lado as censuras dos falsos apóstolos.

A objeção de que Ananias ( Atos 9:10 ) era seu professor, pode ser facilmente respondida. Sua instrução divina, comunicada a ele por inspiração imediata, não tornava impróprio o emprego de um homem para ensiná-lo, apenas para dar peso ao seu ministério público. Da mesma maneira, já mostramos que ele recebeu uma chamada direta de Deus por revelação e que foi ordenado pelos votos e pela aprovação solene dos homens. Essas declarações não são inconsistentes entre si.

Comentário de Adam Clarke

Eu também não o recebi do homem – Por meio de qualquer apóstolo, como foi observado em Gálatas 1: 1 . Ninguém me ensinou o que eu tenho pregado a você.

Mas pela revelação de Jesus Cristo – Sendo comissionado somente por ele; recebendo o conhecimento disso de Cristo crucificado.

Comentário de John Wesley

Pois eu não o recebi do homem, nem o ensinei, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Pois nem eu o recebi – de uma só vez.

Nem fui ensinado – devagar e gradualmente, por qualquer homem.

Mas pela revelação de Jesus Cristo – Nosso Senhor revelou a ele a princípio, sua ressurreição, ascensão e o chamado dos gentios, e seu próprio apostolado; e disse-lhe então que havia outras coisas pelas quais ele apareceria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *