Estudo de Gênesis 18:13 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Abraão: "Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que eu teria um filho, velha como sou?
Gênesis 18:13

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor (Jeová) disse, etc. – Portanto, parece que uma dessas três pessoas era Jeová, e como esse nome nunca é dado a nenhum ser criado, consequentemente o Deus sempre abençoado é destinado; e como ele nunca foi visto em nenhuma forma corporal, conseqüentemente, o grande anjo da aliança, Jesus Cristo, deve ser entendido. Veja nota em Gênesis 16: 7 .

Comentário de John Calvin

13. E o Senhor disse . Como a majestade de Deus já havia se manifestado nos anjos, Moisés menciona expressamente seu Nome. Já declaramos, em que sentido o nome de Deus é transferido para o anjo; não é, portanto, agora necessário repeti-lo: exceto, como sempre é importante ressaltar, que a palavra do Senhor é tão preciosa para si mesmo, que ele seria considerado por nós presente, sempre que falar por meio de seus ministros . Novamente, sempre que ele se manifestava aos pais, Cristo era o mediador entre ele e eles; que não apenas personifica Deus ao proclamar sua palavra, mas também é verdadeira e essencialmente Deus. E porque o riso de Sara não havia sido detectado pelos olhos do homem, portanto Moisés declara expressamente que ela foi repreendida por Deus. E a esse ponto pertencem as seguintes circunstâncias, que o anjo estava de costas para a tenda e que Sarah ria dentro de si mesma, e não diante dos outros. A censura também mostra que o riso de Sarah foi acompanhado de incredulidade. Pois não há pouco peso nesta frase: ‘Alguma coisa pode ser maravilhosa para Deus?’ Mas o anjo repreende Sarah, porque ela limitou o poder de Deus dentro dos limites de seu próprio sentido. Uma antítese está, portanto, implícita entre o imenso poder de Deus e a medida contraída que Sara imaginou para si mesma, através de sua razão carnal. Alguns traduzem a palavra ??? ( pala ), oculta , como se o anjo quisesse dizer que nada estava escondido de Deus: mas o sentido é diferente; a saber, que o poder de Deus não deve ser estimado pela razão humana. (414) Não é de surpreender que, em assuntos árduos , fracassemos, ou que sucumbamos a dificuldades; mas o caminho de Deus é muito diferente, pois ele olha com desprezo, de cima, para as coisas que nos assustam com sua elevação elevada. Agora vemos o que foi o pecado de Sara; ou seja, que ela fez mal a Deus, não reconhecendo a grandeza de seu poder. E, sinceramente, também tentamos roubar a Deus seu poder, sempre que desconfiamos de sua palavra. À primeira vista, Paulo parece louvar friamente a fé de Abraão, dizendo que ele não considerava seu corpo, agora morto, mas deu glória a Deus, porque estava convencido de que poderia cumprir o que havia prometido. ( Romanos 4:19 .) Mas se investigarmos minuciosamente a fonte da desconfiança, descobriremos que a razão pela qual duvidamos das promessas de Deus é porque prejudicamos pecaminosamente o poder dele. Pois assim que ocorre qualquer dificuldade extraordinária, o que Deus prometeu nos parece fabuloso; sim, no momento em que ele fala, o pensamento perverso se insinua: Como ele cumprirá o que promete? Por estarmos presos e preocupados com pensamentos tão restritos, excluímos seu poder, cujo conhecimento é melhor para nós do que mil mundos. Em suma, quem não espera mais de Deus do que é capaz de compreender na escassa medida de sua própria razão, o faz muito errado. Enquanto isso, a palavra do Senhor deve estar inseparavelmente unida ao seu poder; pois nada é mais absurdo do que indagar o que Deus pode fazer, deixando de lado sua vontade declarada . Dessa maneira, os papistas mergulham em um labirinto profundo, quando disputam o poder absoluto de Deus. Portanto, a menos que estejamos dispostos a nos envolver em pontos absurdos, é necessário que a palavra nos preceda como uma lâmpada; para que seu poder e sua vontade sejam unidos por um vínculo inseparável. Esta regra o apóstolo nos prescreve quando diz:

‘Certamente convencido de que o que ele prometeu,
ele é capaz de executar ‘( Romanos 4:21 ).

O anjo repete novamente a promessa de que ele viria “de acordo com o tempo da vida”, isto é, no giro do ano, quando deveria ter chegado o tempo inteiro de produzir.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 18:13 ; Gênesis 18:15 . E o Senhor (Hebreus, Jeová ) disse: Por que Sara riu? Ao mostrar que sabia o que Sarah fazia secretamente, em outro apartamento da tenda, ele manifestou que poderia cumprir sua palavra, por mais contrária ao curso normal da natureza.

Referências Cruzadas

João 2:25 – Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *