Estudo de Hebreus 13:10 – Comentado e Explicado

Temos um altar do qual não têm direito de comer os que se empregam no serviço do tabernáculo {mosaico}.
Hebreus 13:10

Comentário de Albert Barnes

Nós temos um altar – nós que somos cristãos. Os judeus tinham um altar sobre o qual eram oferecidos seus sacrifícios, que era considerado sagrado, e cujo benefício nenhum outro poderia participar. O objetivo do apóstolo é mostrar que a mesma coisa substancialmente, no que diz respeito ao “privilégio” e à “influência santificadora”, foi desfrutada pelos cristãos. O “altar” ao qual ele se refere aqui é evidentemente a cruz na qual o grande sacrifício foi feito.

Dos quais eles não têm o direito de comer que serve ao tabernáculo – Uma parte da carne oferecida em sacrifício entre os judeus se tornou propriedade dos sacerdotes e levitas, e eles tinham, pela lei, o direito a isso como parte de seu apoio. ; veja Levítico 6: 25-26 ; Números 18: 9-10 . Mas o apóstolo diz que há um sacrifício maior e mais valioso do qual eles não têm o direito de participar enquanto permanecem a serviço do “tabernáculo” ou templo; isto é, enquanto eles permanecem judeus. A participação no grande sacrifício cristão pertencia apenas àqueles que eram amigos do Redentor, e por mais que se valorizassem pelo privilégio de participar dos sacrifícios oferecidos pela Lei Judaica, o de participar do grande sacrifício feito pela Filho de Deus era muito maior.

Que servem o tabernáculo – notas, Hebreus 9: 2-3 . Os sacerdotes judeus e levitas.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 13:10 . Temos um altar – isto é, um sacrifício sobre um altar, a saber, Cristo, que foi sacrificado no altar da cruz, que também é o único altar cristão, ao qual trazemos todos os nossos sacrifícios e serviços. O apóstolo, tendo estabelecido o único caminho para o estabelecimento do coração em fé e santidade, e a inutilidade de todas as distinções de carnes para esse fim, aqui declara o fundamento de tudo isso; pois enquanto o fundamento de toda distinção de carnes e outras cerimônias entre os judeus era o altar no tabernáculo, com sua natureza, uso e serviços, ele os informa que os cristãos têm um altar e serviços de outro tipo que não aqueles que surgiu do altar da antiguidade, como ele descreve Hebreus 13: 13-16 . Este parece ser o desígnio direto do apóstolo neste lugar, e uma análise apropriada de suas palavras. Dos quais eles não têm o direito de comer – Para participar dos benefícios que recebemos deles; que servem ao tabernáculo – que aderem à lei mosaica ou que mantêm a necessidade e continuam a observância das cerimônias e adoração judaica. Pois isso, com efeito, era negar que Cristo viesse em carne e ter se oferecido um sacrifício na cruz.

Comentário de E.W. Bullinger

altar . A referência é à oferta pelo pecado, que foi totalmente queimada fora do arraial. Levítico 4: 1-21 ; Levítico 16:27 .

de que = de (grego. ek) que

certo . Grego. exousia. App-172.

servir . Grego. latreuo. App-190.

Comentário de John Calvin

10. Temos um altar, etc. Essa é uma bela adaptação de um antigo rito sob a Lei, ao estado atual da Igreja. Havia um tipo de sacrifício designado, mencionado no décimo sexto capítulo de Levítico, cuja parte não retornava aos sacerdotes e levitas. Isso, como ele agora mostra por uma alusão adequada, foi realizado em Cristo; pois ele foi sacrificado nessa condição, para que aqueles que servem ao tabernáculo não se alimentassem dele. Mas, pelos ministros do tabernáculo, ele se refere a todos aqueles que realizaram as cerimônias. Para que possamos participar de Cristo, ele sugere que devemos renunciar ao tabernáculo; pois como a palavra altar inclui sacrifício e vítima; então tabernáculo, todos os tipos externos conectados a ele.

Então o significado é: “Não é de admirar que os ritos da Lei tenham cessado agora, pois foi isso que foi tipificado pelo sacrifício que os levitas trouxeram sem o acampamento para estar ali queimado; pois, como os ministros do tabernáculo não comiam nada, assim, se servirmos ao tabernáculo, ou seja, retermos suas cerimônias, não seremos participantes daquele sacrifício que Cristo uma vez ofereceu, nem da expiação que ele fez uma vez por sua causa. próprio sangue; por seu próprio sangue, ele trouxe ao santuário celestial para expiar os pecados do mundo. ” (284)

Comentário de Adam Clarke

Nós temos um altar – O altar é aqui colocado para o sacrifício no altar; o altar cristão é o sacrifício cristão, que é Cristo Jesus, com todos os benefícios de sua paixão e morte. A esses privilégios eles não tinham o direito de continuar oferecendo os sacrifícios levíticos e confiar neles para remissão dos pecados.

Comentário de John Wesley

Temos um altar, do qual eles não têm direito de comer, que servem ao tabernáculo.

Na parte anterior deste versículo, o décimo quinto e o décimo sexto dependem; neste último, os versos intermediários.

Nós temos um altar – A cruz de Cristo.

De que eles não têm o direito de comer – Para participar dos benefícios que recebemos deles.

Quem serve o tabernáculo – Quem adere à lei mosaica.

Referências Cruzadas

Números 3:7 – Eles cuidarão das obrigações próprias da Tenda do Encontro, fazendo o serviço do tabernáculo para Arão e para toda a comunidade.

Números 7:5 – “Aceite as ofertas deles para que sejam usadas no trabalho da Tenda do Encontro. Entregue-as aos levitas, conforme exigir o trabalho de cada homem”.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

1 Coríntios 9:13 – Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?

1 Coríntios 10:17 – Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

1 Coríntios 10:20 – Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *