Estudo de Hebreus 3:4 – Comentado e Explicado

Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus.
Hebreus 3:4

Comentário de Albert Barnes


Pois toda casa é construída por um homem – As palavras neste versículo são claras, e o sentimento nisto. A única dificuldade está em ver a conexão e em entender como ela se destina ao que precede ou ao que se segue. É claro que toda casa deve ter um construtor, e igualmente claro que Deus é o Criador de todas as coisas. Mas qual é o significado dessa passagem nessa conexão? Qual a sua relação com o argumento? Se o versículo fosse totalmente omitido, e o quinto verso fosse lido em conexão com o terceiro, aparentemente não haveria nada que desejasse concluir o sentido do escritor ou terminar a comparação que ele havia iniciado. Várias maneiras foram adotadas para explicar a dificuldade. Talvez as seguintes observações possam removê-lo e expressar o verdadeiro sentido:

(1) Toda família deve ter um fundador; toda dispensação de um autor; toda casa um construtor. Portanto, deve haver alguém sobre todas as dispensações – a antiga e a nova – os judeus e os cristãos.

(2) Paulo “assume” que o Senhor Jesus era divino. Ele havia demonstrado isso em Hebreus 1: 1-14 ; e ele argumenta como se fosse assim, sem agora parar para provar, ou mesmo afirmar expressamente.

(3) Deus deve ter superado “todas as coisas”. Ele é Criador de tudo, e deve, portanto, estar sobre todos. Como o Senhor Jesus, portanto, é divino, ele deve estar acima da dispensação judaica, bem como do cristão – ou deve, como Deus, estar à frente disso – ou sobre sua própria família ou família.

(4) como tal, ele deve ter uma glória e honra que não poderiam pertencer a Moisés. Ele, em seu caráter divino, foi o autor das dispensações judaica e cristã e, portanto, deve ter uma posição muito superior à de Moisés – que foi o ponto que o apóstolo pretendia ilustrar. O significado do todo pode ser assim expresso. “O Senhor Jesus é digno de mais honra que Moisés. Ele é assim, pois o criador de uma casa merece mais honra do que a casa. Ele é divino. No princípio, ele lançou os fundamentos da terra e foi o agente na criação de todas as coisas; Hebreus 1: 2 , Hebreus 1:10 . Ele preside, portanto, sobre tudo; e superou as dispensações judaica e cristã – pois deve ter havido alguém sobre elas, ou o autor delas, tão realmente quanto deve ser verdade que toda casa é construída por alguma pessoa. Sendo, portanto, sobre todas as coisas, e à frente de todas as dispensações, ele deve ser mais exaltado que Moisés. ” Este parece-me ser o argumento – um argumento que se baseia na suposição de que ele está à frente de todas as coisas e que ele foi o agente na criação de todos os mundos. Essa visão tornará tudo consistente. O Senhor Jesus terá uma reivindicação de uma honra muito maior do que Moisés, e Moisés será visto como derivado de sua honra, como servo do Mediador, na economia que ele havia designado.

Comentário de E.W. Bullinger

algum homem = alguém. Grego. tis . App-123.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

4. Aquele que construiu, etc. Embora essas palavras possam ser estendidas à criação de todo o mundo, eu as confino ao assunto presente. Devemos então entender que nada é feito na Igreja que não deva ser atribuído ao poder de Deus; pois somente ele o fundou por sua própria mão ( Salmos 87: 5 😉 e Paulo diz de Cristo que ele é a cabeça, de quem todo o corpo, unido e conectado por toda conjuntura subserviente, aumenta conforme o que é feito proporcionalmente por cada membro. ( Efésios 4:16 .) Por isso, ele frequentemente declara que o sucesso de seu ministério foi obra de Deus. Em uma palavra, se tivermos uma visão correta das coisas, parecerá que Deus pode usar o trabalho dos homens na construção de sua Igreja, mas ele mesmo realiza tudo – o instrumento não derroga nada do trabalhador. (58)

Comentário de Adam Clarke

Pois toda casa é construída por algum homem – o sentido literal é suficientemente claro: “Toda estrutura implica claramente um arquiteto e um fim para o qual foi formada. O arquiteto pode ser empregado por ele para cujo uso a casa é destinada; a causa eficiente da ereção é a que ele chegou aqui “. A palavra casa, aqui, ainda é tomada em um sentido metafórico, como acima, significa família ou Igreja. Agora, o significado geral das palavras, tomadas nesse sentido, é: “Toda família tem um autor e um chefe ou governador. O homem pode fundar famílias, comunidades civis e religiosas e ser o chefe delas; mas somente Deus é o Chefe, Autor e Governador, de todas as famílias da terra; ele é o Governador do universo, mas o apóstolo tem um significado mais restrito nas palavras ta pa?ta , todas essas coisas; e como ele trata os judeus igrejas cristãs e cristãs, de modo que ele parece tê-las em vista aqui.Quem poderia fundar a Igreja judaica e cristã, exceto Deus? Quem poderia apoiá-las, governá-las, influenciá-las e defendê-las, além de si mesmo? Comunidades ou sociedades, religiosas ou civis, podem ser fundado pelo homem, mas somente Deus pode construir sua própria Igreja. Agora, como todas essas coisas podem ser construídas apenas por Deus, ele deve ser Deus que construiu todas essas coisas. Mas como Jesus é o Fundador da Igreja, e A princípio, a palavra Deus parece aqui ser aplicada a ele; e vários estudiosos eminentes ars e críticos trazem este mesmo texto como uma prova da suprema Deidade de Cristo: e o argumento do apóstolo parece exigir isso; pois, como ele está provando que Cristo é preferido antes de Moisés, porque ele construiu esta casa, o que Moisés não pôde fazer, onde ele deve ser entendido como insinuando que essa casa foi construída por outro, viz. Pai, todo o seu argumento cairia no chão; e por tudo isso, Moisés pode ser igual, sim, superior a Cristo. Com base nisso, o Dr. Owen conclui apropriadamente: “Este é o que o apóstolo pretende declarar; a saber, o fundamento e a razão pela qual a casa foi ou poderia ser, dessa maneira gloriosa, construída por Cristo, mesmo porque ele é Deus, e tão capaz de efetuá-lo; e por esse efeito de seu poder, ele se manifesta assim “.

Comentário de John Wesley

Pois toda casa é construída por algum homem; mas quem construiu todas as coisas é Deus.

Agora Cristo, aquele que construiu não apenas esta casa, mas todas as coisas, é Deus – e tão infinitamente maior que Moisés ou qualquer criatura.

Referências Cruzadas

Ester 2:10 – Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem da sua família, pois Mardoqueu a havia proibido de fazê-lo.

Ester 3:9 – Se for do agrado do rei, que se decrete a destruição deles; e colocarei trezentas e cinqüenta toneladas de prata na tesouraria real à disposição para que se execute esse trabalho”.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *