Estudo de Isaías 10:16 – Comentado e Explicado

Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio.
Isaías 10:16

Comentário de Albert Barnes

Portanto, o Senhor – hebraico, ???? ‘adôn O Senhor dos exércitos – No presente texto hebraico, a palavra original também é ???? ‘ dondonay, mas cinquenta e dois manuscritos e seis edições lêem a Jeová. Sobre o significado da frase “o Senhor dos Exércitos”, veja a nota em Isaías 1: 9 . Este versículo contém uma ameaça do castigo que assolaria a Assíria por sua insolência e orgulho, e o restante do capítulo é principalmente ocupado com os detalhes desse castigo. O castigo aqui ameaçado é que, embora ele parecesse um vencedor, e se vangloriava de sucesso e de sua pilhagem, Deus enviaria magreza – à medida que um corpo se perde com a doença.

Seus gordos – Ou seja, aqueles que engordaram com os despojos da vitória; seu exército vigoroso, próspero e florescente. O profeta aqui evidentemente pretende descrever seu numeroso exército repleto de troféus de vitorioso e revelando os despojos.

Magreza – Eles devem ser magros e reduzidos; seu vigor e força serão diminuídos. No Salmo 106: 15 , a palavra “magreza”, ???? râzôn, é usada para denotar destruição, doença. Em Miquéias 6:10 , denota diminuição, escassez – ‘a escassa efa’. Aqui denota, evidentemente, que o exército que era tão grande e vigoroso deveria desaparecer como em uma doença pestilenta; compare Isaías 10:19 . O “fato” era que aquele vasto exército poucos escaparam. O anjo do Senhor matou 185.000 homens em uma única noite; 2 Reis 18:35 ; veja as notas em Zacarias 12: 6 :

Naquele dia farei os governadores de Judá

Como uma lareira de fogo entre a madeira,

E como uma tocha de fogo em uma gavela;

E eles devoram todas as pessoas ao redor.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 10: 16-19 . Portanto, o Senhor, etc. – O castigo decretado para o assírio, e mencionado no versículo 12, está aqui mais completamente estabelecido. Essa passagem é fácil de entender, se a profecia for comparada com a conclusão: leia apenas o capítulo. Isaías 37:36 e 2 Reis 19:35 ; 2 Reis 19:37 e você descobrirá que nosso profeta coloca diante de seus olhos, nas cores mais vivas, mais uma história do que uma previsão do evento. A ênfase desta passagem consiste na elegância das metáforas. O primeiro é retirado de uma magreza, ou consumo, que destrói a gordura e estraga completamente a beleza da forma humana; e que bem descreve aquela terrível praga que destruiu a flor do exército assírio. O segundo é retirado de um incêndio, devorando o exército em um curto espaço de tempo, pois um fogo ardente reduz a matéria combustível a cinzas. A glória do assírio aqui significa seu exército. Ver cap. Isaías 8: 7 . Este fogo deveria ser aceso pela luz de Israel, etc. Isaías 10:17 . O significado disso é que o próprio Deus, pelo ministério de seus anjos, efetuaria a destruição do exército assírio sem ajuda humana. O profeta aqui evidentemente alude à luz de Israel, que os levou para fora do Egito. Ver Êxodo 13:21 . A terceira metáfora é retirada de espinhos e espinhos ; que também se refere ao exército assírio; e as metáforas continuadas nos versículos subsequentes parecem expressar mais longe a destruição futura, não apenas de Nínive, mas também do próspero império assírio. As palavras traduzidas tanto para a alma quanto para o corpo são, sem dúvida, proverbiais e implicam toda a glória do império assírio. Vitringa daria a próxima cláusula, e serão como a dissolução de alguém que foge; tanto quanto dizer, que o exército dos assírios deveria desmaiar e derreter, como o coração de um homem que voa de um perigo extremo. Schultens a processa, e ele será como quando a carne assada no fogo derreter. A expressão no versículo 19 do original é elegante: As árvores de sua floresta devem ser um número; isto é, um pequeno remanescente de pessoas imprudentes. Assim dizem os romanos, nos numerus sumus. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 10: 16-19 . Portanto, o Senhor, o Senhor dos Exércitos – O Senhor soberano e o General de seus e de todos os outros exércitos; envie entre seus gordos magreza – Despeje ele, e todos os seus grandes príncipes e comandantes, de toda a sua riqueza, força e glória. E sob sua glória ele acenderá, etc. – Ele destruirá seu numeroso e vitorioso exército, e isso de maneira repentina e irrecuperável, como o fogo faz as coisas combustíveis que nele são lançadas; o que foi cumprido 2 Reis 19:25 . E a luz de Israel – que Deus, que é e será uma luz confortável para o seu povo; será um incêndio – para os assírios; e devorará seus espinhos e espinhos – Seu vasto exército, que não é mais capaz de resistir a Deus do que espinhos e espinhos secos, deve se opor ao fogo que se acende entre eles. E consumirá a glória de sua floresta – “Os espinhos e espinhos”, diz o bispo Lowth, “são as pessoas comuns; e a glória de sua floresta são os nobres e os da mais alta patente e importância. O fogo da ira de Deus os destruirá, grandes e pequenos. ” E do seu campo frutífero – Dos seus soldados, que são tão grossos quanto as espigas de milho no campo frutífero. Hebraico, do seu Carmelo; uma alusão possivelmente à vã ameaça, que Deus conheceria em diante o assírio, em relação a Israel, entrarei no alto de sua fronteira e na floresta de seu Carmelo, Isaías 37:24 . Tanto a alma como o corpo – hebraico, ?? ??? ???? , da alma, até a carne, uma expressão proverbial. O fogo da ira de Deus os consumirá total e completamente. E eles serão – O estado do rei, e de seu vasto e valente exército, será como quando um porta-estandarte desmaiar – Como o de um exército, quando um porta-estandarte é morto, ou antes foge, o que ataca o terror em todo o exército e os coloca em fuga. O Bispo Lowth, nesta cláusula, segue a leitura do LXX. do perigo mais iminente. ” O resto das árvores de sua floresta – Os restos daquele poderoso exército; uma criança pode escrevê-las – uma criança, ou o contador mais malvado, pode numerá-las e registrá-las. É justamente observado pelo Dr. Dodd, que “a ênfase desta passagem consiste na elegância das metáforas”. O primeiro, retirado da magreza, destruindo a gordura e estragando a beleza da forma humana, descreve bem aquela terrível praga que destruiu a flor do exército assírio. O segundo, retirado do fogo, que, com fúria invencível, reduz em pouco tempo a matéria combustível para cinzas, nos dá uma imagem impressionante da ruína rápida e quase instantânea provocada nesse exército, pelo poder irresistível do anjo destruidor, especialmente como aquele fogo é representado como aceso pela luz de Israel. E a terceira metáfora dos espinhos e espinhos , que estão tão longe de ter qualquer poder para resistir à fúria das chamas, que a provocam e alimentam, nos oferece um emblema vivo da total incapacidade do monarca assírio, ou de seu poderoso host, para fazer a menor resistência contra a vingança divina que seus crimes mereciam.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor “Jeová” – para ???? Adonai , cinquenta e dois MSS., Onze edições e duas minhas, antigas, leram ???? , Yehová , como em outros casos.

E sob sua glória – isto é, tudo o que ele podia se orgulhar de tão grande e forte em seu exército (Sal. Ben Melec in loc.), Expresso depois, Isaías 10:18 , pela glória de sua floresta e de seus campo frutífero.

Comentário de John Calvin

16. Portanto, o Senhor, o Senhor dos exércitos, enviará entre os gordos magreza. Ele prossegue com a doutrina anterior, declarando que o Senhor mostrará aos assírios quão imerecidamente ele se exalta e derrubará sua arrogância, na qual ele tolamente se deleita. Ao confiar em sua riqueza e suas forças, Isaías declara que o Senhor os levará; e ele o faz sob a metáfora da gordura e da magreza . Com a palavra gordura, ele quer dizer riqueza e poder bélico, nos quais depositou muita confiança; como se ele tivesse dito: “Tudo o que é gordo e rico que ele possui, o Senhor fará com que tudo se incline . Não é incomum comparar prosperidade com gordura ; pois, como os cavalos gordos demais se tornam refratários, a fim de lançar o cavaleiro ou chutar quando alguém se aproxima deles, a abundância entre os homens produz ferocidade de disposição, que é subjugada pela magreza

E sob a sua glória ele acenderá um fogo. Há uma grande beleza na comparação, que um fogo será posto sob sua glória ; pois significa que quanto maior o esplendor de sua prosperidade, tanto mais abundante será o combustível para a conflagração. Ainda assim, mostra que ele será totalmente reduzido a nada; como se alguém cortasse uma árvore das raízes ou derrubasse uma casa da fundação. Se nada além dos galhos de uma árvore forem cortados, ela brotará rapidamente novamente; ou se o telhado de uma casa for consumido pelo fogo, as outras partes dela permanecerão ilesas. Ele, portanto, não deixa nada para ele, mas afirma que será derrubado pela destruição total.

Como a queima de um fogo. (166) A partícula como , que aponta a comparação, não significa que a linguagem seja metafórica, mas que a queima será tal que consumirá totalmente a glória dos assírios.

Comentário de John Wesley

Portanto, o Senhor, o Senhor dos exércitos, enviará entre os gordos a magreza; e sob sua glória ele acenderá uma queima como a queima de um fogo.

O Senhor – O soberano Senhor dos teus e de todos os outros exércitos, despojará ele e todos os seus príncipes, de suas riquezas, poder e glória; e destrói seu numeroso exército, como o fogo faz as coisas combustíveis que nele são lançadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *