Estudo de Isaías 11:9 – Comentado e Explicado

Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.
Isaías 11:9

Comentário de Albert Barnes

Eles não ferirão – isto é, aqueles que são designados acima, sob os emblemas do leão, do leopardo, do urso e do adicionador.

Nem destrua em todo o meu santo monte – o monte Sião; usado aqui, como em outros lugares, para denotar a sede de seu reinado na terra ou em sua igreja; as anotações em Isaías 1: 8 ; Isaías 2: 4 . A disposição das pessoas, naturalmente feroz e cruel, deve ser mudada tão completamente, que cessam as causas de contenda e contenda. Eles devem estar dispostos a fazer justiça e promover o bem-estar um do outro em todos os lugares.

Para a terra – Ou seja, nos tempos do Messias, não diz que será imediato sob seu reinado, mas sob seu reinado isso ocorrerá na terra.

O conhecimento do Senhor – Isso é piedoso, como costuma ser o “medo” do Senhor. A Terra estará cheia de um entendimento correto da existência, perfeições, planos e reivindicações de Deus; e estará disposto a ceder a essas reivindicações – produzindo assim a paz universal.

Como as águas cobrem o mar – Ou seja, as profundezas ou o fundo do mar; compare Habacuque 2:14 . As vastas águas do oceano cobrem todas as suas profundezas, encontram seu caminho em todas as cavernas, fluem em todos os recantos da costa – e assim o conhecimento de Javé se espalhará como águas profundas e correntes, até que a terra seja permeada e coberta com isso. É evidente que aqui é falado um tempo que ainda não chegou completamente, e a mente ainda está voltada para a frente, como foi a do profeta, para um período futuro em que isso será realizado. A profecia foi de fato cumprida em parte. Onde quer que o evangelho tenha se espalhado, seu efeito foi exatamente o que é predito aqui. Acalmou e subjugou as paixões raivosas das pessoas; mudaram seus sentimentos e sua conduta; dispôs-os à paz; e tendia a mitigar a ferocidade nacional, a produzir bondade com os cativos e com os oprimidos. Ele mitigou leis cruéis e sangrentas; e aboliu costumes, jogos, esportes e passatempos que eram ferozes e selvagens. Muitas vezes, mudou o amargo perseguidor, como fez com Saulo de Tarso, para a brandura e gentileza de um cordeiro; e espalhou uma influência sobre as nações que tendem a produzir humanidade e benevolência. Produziu brandura, gentileza e amor no círculo doméstico; mudou um marido cruel e nobre para companheiro e amigo; e o caráter do pai severo e inexorável de alguém de bondade e paz paterna. Onde quer que tenha se espalhado “na verdade” e não “apenas na forma”, ele derramou uma influência suave, calmante e subjugadora sobre as paixões, leis e costumes das pessoas. Mas seus efeitos foram sentidos apenas parcialmente; e somos levados, portanto, a olhar para a frente nos tempos futuros, quando a profecia será totalmente cumprida, e o poder do evangelho será sentido em todas as nações.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 11: 9 . Eles não ferirão nem destruirão em todo o meu santo monte – Aqui, o próprio profeta nos dá uma chave com a qual podemos abrir seu significado nos três versículos anteriores. Pelo monte santo ele quer dizer, a Igreja Cristã, freqüentemente denominada Sião, Jerusalém e o monte santo de Deus , nos escritos dos profetas. Onde quer que o evangelho venha e prevaleça; onde quer que a verdadeira e genuína religião de Cristo ocorra e seja estabelecida, esses efeitos são produzidos. E no devido tempo o evangelho prevalecerá, e a verdadeira religião de Jesus será estabelecida em todos os lugares. Para a terra – O mundo, com seus habitantes, estará cheio do conhecimento do Senhor – Por isso ele sugere que toda aquela selvageria e malignidade que há em homens carnais e maus para com o povo de Deus, e todos aqueles que são profanos, disposições desagradáveis ??e infelizes que pertencem a qualquer raça humana procedem da ignorância de Deus ou da falta de um verdadeiro e salvador conhecimento dele, que, onde quer que ocorra, produz uma mudança maravilhosa e completa no coração dos homens e vidas. Como as águas cobrem o mar – Como as águas se espalham sobre o fundo, e preenchem inteiramente todos os canais do mar. Embora essa profecia comece a ser cumprida onde quer que o reino da graça seja estabelecido entre os homens, e seja cada vez mais cumprida na proporção em que esse reino for ampliado; todavia, a perfeita realização dele não será testemunhada até aqueles últimos dias, quando, de acordo com as Escrituras, o conhecimento e a prática do cristianismo serão universalmente difundidos, e todas as virtudes divinas que ele inculcar serão eminentemente exercidas e exibidas.

Comentário de Scofield

para a terra

(Veja Scofield “ Habacuque 2:14 “)

Comentário de John Calvin

9. Eles não devem doer. Ele agora declara claramente que os próprios homens, tendo deixado de lado a depravação que naturalmente habita neles, serão inclinados, por vontade própria, a fazer o que é certo. Ele fala de crentes que foram verdadeiramente regenerados para uma nova vida ( Romanos 6: 4 😉 porque, embora na Igreja muitos hipócritas cheios de maldade se misturassem aos eleitos de Deus, ainda assim eles são como os ismaelitas, a quem Deus lançará no momento apropriado. Também devemos observar, como somos ensinados nos Salmos 15: 1 , que somente aqueles que seguem a justiça têm uma residência estabelecida no templo de Deus, para que possam habitar ali para sempre. É, portanto, uma marca distintiva dos membros genuínos da Igreja, que eles estão livres de todo desejo de prejudicar os outros. Por isso, também, inferimos, que é um dom notável do Espírito de Cristo, que os homens se abstêm de serem malfeitores; pois, por natureza, ambição, orgulho, crueldade e avareza, sempre os leva livre e voluntariamente a cometer atos de injustiça.

Pois a terra será preenchida com o conhecimento do Senhor. Com razão, o Profeta acrescenta que essa bênção inestimável flui do conhecimento de Deus ; pois abase toda carne e ensina os homens a se comprometerem com sua confiança e tutela, e os leva a um estado de harmonia fraternal, quando aprendem que têm o mesmo Pai. ( Malaquias 2:10 .) Embora muitos, que ainda não foram renovados pelo Espírito de Cristo, professem ter humanidade, é certo que o amor próprio ( f??a?t?a? ) reina neles; pois em tudo isso é natural e tão profundamente enraizado, que eles buscam sua própria vantagem e não a dos outros, pensam que nasceram para si e não para os outros, e desejariam tornar o mundo inteiro sujeito a eles, se quisessem. poderia, como Platão observou criteriosamente. Daí surgem fraudes, perjúrios, roubos, roubos e inúmeros crimes desse tipo; e, portanto, não há outro remédio para subjugar esse desejo sem lei senão o conhecimento de Deus . Vemos como o Profeta novamente faz com que o governo de Cristo descanse na fé e na doutrina do evangelho, pois, de fato, ele não nos reúne para si mesmo ( Efésios 1:10 ) de outra maneira do que iluminar nossa mente para revelar a vida celestial. , que nada mais, como ele próprio declara, do que

conhecer o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem ele enviou. ( João 17: 3. )

Como nas águas que cobrem o mar. Há uma comparação implícita entre a abundância de conhecimento e o gosto esbelto que Deus deu ao povo antigo sob a lei. Tendo os judeus sido guardados nos rudimentos da infância ( Gálatas 3:23 ), a perfeita luz da sabedoria brilhou sobre nós completamente pelo evangelho, como também foi predito por Jeremias:

Todos não devem ensinar seu próximo, nem um homem seu irmão, a conhecer a Deus; pois todos me conhecerão, do menor ao maior. ( Jeremias 31:34 .)

Se essa plenitude de conhecimento tomar posse de nossas mentes, nos libertará de toda malícia.

Essa passagem também nos ensina qual é o caráter da Igreja sob o papado, onde a luz da doutrina é sufocada e quase extinta, e a religião mais elevada é feita para consistir na influência benéfica da estupidez brutal. Se não possuímos conhecimento completo imediatamente, devemos avançar dia após dia e progredir continuamente ( 2 Pedro 3:18 ), e de maneira que os frutos possam brotar dessa raiz. Portanto, é evidente o pouco progresso que a maior parte fez na escola de Cristo, visto que fraudes, roubos e atos de violência abundam em toda parte.

Comentário de John Wesley

Não ferirão nem destruirão em todo o meu monte santo; porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

Minha montanha sagrada – em Sião, na minha igreja.

O mar – O canal do mar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *