Estudo de Isaías 22:12 – Comentado e Explicado

O Senhor Deus dos exércitos vos convida nesse dia a chorar e a dar brados de pesar, a raspar a cabeça e a cingir o cilício.
Isaías 22:12

Comentário de Albert Barnes

E naquele dia – Na invasão de Senaqueribe. Pode ser traduzido: ‘E o Senhor, o Senhor dos exércitos, naquele dia clama ao choro;’ insinuando que em tal época era uma verdade geral que Deus exigia que aqueles que eram assim afligidos chorassem, jejuassem e orassem.

Apelo ao choro – isto é, por sua providência; ou, era “apropriado” que naquele momento eles chorassem. Aflição, opressão e calamidade são indicações de Deus “sempre” que devemos ser humilhados e nos prostrar diante dEle.

E para calvície – Para arrancar os cabelos, ou raspar a cabeça – um dos emblemas da dor entre os antigos Jó 1:20 ; Miquéias 1:16 .

E usar um pano de saco – (veja a nota em Isaías 3:24 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 22: 12-14 . E naquele dia fez, etc. – Ou, e naquele dia será, etc. Outra falha que o profeta imputa aos judeus carnais é o epicurismo manifesto e endurecido, ou segurança carnal, fundada em princípios ímpios e profanos, pelos quais, renunciando às esperanças de uma vida melhor, se entregavam ao uso voluptuoso do bem presente. coisas; uma maldade que, como mais ofensiva para ele, Deus aqui denuncia por seu profeta que ele punirá até o último grau. Veja cap. Isaías 3:14, onde se fala da iniqüidade dos príncipes, entre os quais é provável que, pelo que se segue, Shebna fosse notável.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 22: 12-14 . E naquele dia o Senhor chamou, ou deseja, etc. – Outra falha, que o profeta imputa aos judeus carnais, é a impenitência ou segurança carnal. Ele prediz que Deus os chamaria de choro e luto, e outros exemplos e evidências de humilhação e tristeza divina; mas que, em vez disso, ele os encontraria entregues à alegria e à alegria, matando bois, etc., isto é, à leviandade e ao luxo, à alegria e ao banquete: dizendo: Vamos comer e beber, pois amanhã morreremos – O profeta nos diz que certamente e de repente seremos destruídos; interessa-nos, portanto, tirar o melhor proveito do tempo presente e nos divertir enquanto temos oportunidade: uma conclusão mais perversa e desesperada, proveniente de profanação obstinada e desprezo pelos julgamentos de Deus. Foi revelado aos meus ouvidos – o próprio Deus me disse; Certamente esta iniqüidade não será expurgada até que você morra – isto, você endurece seus corações, sob e contra os julgamentos de Deus, e derrota e torna ineficazes os meios previstos para levá-lo ao arrependimento, nunca serão perdoados, mas você sentirá os efeitos de tal conduta e do desagrado de Deus contra você por isso, enquanto você viver.

Comentário de John Calvin

12. E o Senhor dos Exércitos chamou. A perversa obstinação do povo é exibida pelo Profeta com agravações adicionais. O que os deixou completamente sem desculpa foi o fato de que, embora estivessem expostos a tão grandes perigos, desprezavam os protestos divinos dos profetas e rejeitavam a graça de Deus, quando ele desejava curá-los e restaurá-los. É uma prova de depravação consumada, quando os homens deixam tão completamente de lado todos os sentimentos que desprezam destemidamente a instrução e os castigos, e obstinadamente “chutam contra as picadas” ( Atos 9: 5 ), e isso torna evidente que eles foi “entregue a uma mente reprovada”. ( Romanos 1:28 .)

Quando ele diz que “o Senhor os chamou”, isso pode ser explicado de duas maneiras; pois, embora o Senhor não fale, ainda assim ele chama em voz alta o suficiente por listras e castigos. Suponha-se que somos destituídos de todas as Escrituras, de profetas, professores e conselheiros, ele ainda nos instrui por angústias e aflições, para que possamos declarar, em poucas palavras, que todo castigo é um chamado ao arrependimento. Mas, inquestionavelmente, o Profeta pretendia expressar algo mais, a saber, que ao desprezar as advertências divinas, eles não tinham escrúpulos em tratar com desprezo o convite paternal de Deus.

Naquele dia. Também vale a pena mencionar o dia da aflição, quando o perigo os ameaçava, pois eram advertidos ao mesmo tempo pela palavra e por golpes. Os sinais da ira de Deus eram visíveis, os profetas proferiram gritos incessantes, e mesmo assim não se tornaram melhores.

A calvície e cravos com pano de saco. Quando ele menciona pano de saco e calvície , (86) ele emprega os próprios sinais para descrever o arrependimento; pois o arrependimento não consiste em pano de saco ou de cabelo (87) ou em qualquer coisa externa, mas tem seu lugar no coração. Aqueles que se arrependem sinceramente ficam descontentes consigo mesmos, odeiam o pecado e são afetados por um sentimento tão profundo de pesar, que abominam a si mesmos e a sua vida passada; mas como isso não pode ser feito sem, ao mesmo tempo, tornar-se conhecido pela confissão diante dos homens, por essa razão ele descreve os sinais externos pelos quais damos evidência de nossa conversão. Agora, essas coisas foram jogadas fora entre os judeus, quando fizeram declarações públicas de arrependimento. O Profeta, portanto, significa que eles foram chamados ao arrependimento, a se humilhar diante de Deus e a exibir as evidências de arrependimento diante dos homens. Por si mesmos, de fato, os sinais não seriam suficientes, pois o arrependimento começa no coração; e Joel avisa nesse sentido,

“Rasgue seus corações, e não suas roupas.” ( Joel 2:13 .)

Não que ele desejasse que os sinais fossem deixados de lado, mas ele mostrou que eles não são suficientes e que eles mesmos não são aceitáveis ??a Deus.

Portanto, deduza qual é o nosso dever, quando os sinais da ira de Deus são visíveis para nós. Devemos declarar publicamente nosso arrependimento, não apenas diante de Deus, mas também diante dos homens. As cerimônias externas, de fato, são de pouca importância, e não somos ordenados a usar pano de saco ou arrancar os cabelos; mas devemos praticar com honestidade e sinceridade o que realmente se entende por esses sinais, desaprovação e confissão de nossa culpa, humildade do coração e reforma da vida. Se não confessarmos que somos culpados e que merecemos punição, não voltaremos a um estado de graça para Deus. Em suma, como os culpados permitem que suas barbas cresçam e usem roupas esfarrapadas, a fim de afetar o coração dos juízes, também devemos nos apresentar como suplicantes à misericórdia de Deus e fazer uma declaração pública de nosso arrependimento.

Mas aqui também devemos observar a utilidade dos sinais externos de arrependimento; pois eles servem como estímulos para nos levar a conhecer e abominar o pecado. Dessa maneira, na medida em que são esporões, podem ser chamados causas de arrependimento; e, na medida em que são evidências, podem ser chamados efeitos. São causas, porque as marcas de nossa culpa, que carregamos sobre nós, nos excitam ainda mais para nos reconhecermos como pecadores e culpados; e são efeitos, porque, se não fossem precedidos pelo arrependimento, nunca seríamos induzidos a executá-los sinceramente.

Comentário de John Wesley

Naquele dia o Senhor Deus dos exércitos chamou ao pranto, ao luto, à calvície e à cisão de pano de saco.

Chamada – Por sua providência e por seus preceitos exigindo essas coisas em tais tempos.

Calvície – arrancando ou raspando o cabelo da cabeça, como era habitual em grandes tristezas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *