Estudo de Isaías 26:7 – Comentado e Explicado

O caminho do justo é reto; vós aplanais a senda do justo.
Isaías 26:7

Comentário de Albert Barnes

O caminho dos justos é a retidão – O hebraico é literalmente: ‘O caminho dos justos é a retidão;’ a palavra ‘caminho’ provavelmente se refere ao caminho de Deus ou às suas relações com os justos. O sentimento é que suas relações com eles são justas; que, embora sejam aflitos e oprimidos, ainda assim seus caminhos são corretos, e eles ainda o perceberão. Esta é a linguagem que deveria ser usada pelos judeus em cativeiro depois de terem visto a orgulhosa cidade de Babilônia ser tomada, e depois que Deus apareceu para restaurá-los em sua própria terra. A palavra “retidão” no original está no número plural, mas é freqüentemente usada no sentido de retidão Provérbios 23:31 ; Salmo 9: 9 ; Salmo 58: 2 ; Salmo 99: 4 .

Tu és justo – Evidentemente, um discurso a Deus, como sendo o mais justo, e como tendo agora demonstrado sua retidão na libertação de seu povo. O mesmo epíteto é aplicado a ele em Deuteronômio 32: 4 ; Salmo 25: 8 ; 92:16 .

Dost pesa o caminho dos justos – A palavra usada aqui ( ??? pâlac ) pode significar pesar como em uma balança Salmo 58: 3 ; mas também pode significar, e geralmente significa, tornar-se reto ou suave; trilhar um caminho; para nivelar o Salmo 78:50 ; Provérbios 4:26 ; Provérbios 5:21 . Aqui provavelmente significa que Deus havia feito o caminho suave, ou exatamente nivelado. Ele removeu todos os obstáculos e conduziu seu povo de maneira clara e nivelada (ver as anotações em Isaías 40: 3-4 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 26: 7 . O caminho, etc. – Ou, o caminho [ riscado ] para os justos é perfeitamente correto. Tu, mais reto, marcas o caminho dos justos. Aqui começa a confissão, que é estendida ao versículo 19. Neste versículo, os crentes reconhecem a equidade e a justiça dos caminhos de Deus em geral para com o seu povo. O significado do profeta é que o estado e a condição da vida dos justos, com todas as suas circunstâncias e eventos, são tão circunscritos e definidos pela providência divina, que são exatamente acomodados a todas as razões de sabedoria, justiça, e bondade; e, embora possa parecer de outra maneira aos olhos carnais, ainda nada ocorre na economia da providência divina em relação a eles, com a qual se pode razoavelmente achar falta. Veja Observationes Sacrae de Vitringa , lib. 3: cap. 15

Comentário de Joseph Benson

Isaías 26: 7 . O caminho dos justos é a retidão – hebraico, ??????? , justiça. Os justos prosseguem firmemente na prática dos vários deveres de justiça, que eles devem a Deus e ao homem; ou, o caminho deles é a uniformidade ou a clareza, como a palavra pode ser traduzida. É seu constante cuidado e esforço para caminhar com Deus em um curso constante e constante de obediência e conversa sagrada. O bispo Lowth traduz a cláusula: o caminho dos justos é perfeitamente reto, não tortuoso, envolvido e intrincado, como o dos ímpios. Tu, mais na posição vertical, pesas o caminho da marca do justo -Dost e a consideras , e observas as várias dificuldades e perigos que ocorrerão nela, e lhes dás graça suficiente para elas; ou você deve examiná-lo. Tu, que és mais reto em todos os teus caminhos, e portanto um amante da retidão, e de todos os homens retos, pesa, observa e medita por pouco o caminho dos justos; todo o curso de suas ações e, o que está implícito, não os aprova e os direciona para uma questão feliz. Este parece ser o significado mais comum da palavra ??? , aqui traduzida para pesar: ver Provérbios 4:26 ; Provérbios 5:21 . É necessário, no entanto, outro sentido, Salmos 78:50 , a saber, esclarecer o caminho ou remover obstáculos dele. Nesse sentido, o bispo Lowth entende isso aqui e, portanto, traduz a cláusula, você mais exatamente indica o caminho dos justos. Enquanto o caminho dos ímpios é perplexo, áspero e cheio de obstáculos, Deus torna o caminho dos justos claro e fácil diante deles, impedindo ou removendo as coisas que lhes seriam tropeços, para que eles andassem em segurança e confortavelmente avançar no caminho do dever.

Comentário de John Calvin

7. As retas são o caminho do homem justo. Ele não elogia a justiça dos piedosos, como alguns supuseram falsamente, mas mostra que, através da bênção de Deus, eles são prósperos e bem-sucedidos durante todo o curso de sua vida. Tendo declarado apenas brevemente no início do versículo, que “os caminhos deles são claros e tranqüilos”, ele explica mais detalhadamente na segunda cláusula, atribuindo à graça de Deus que, em uma planície aberta, por assim dizer, os justos procedem em seu curso, até atingirem a meta.

Pesarás o caminho reto dos justos. A palavra pesar contém uma metáfora: Deus, ao aplicar uma balança, por assim dizer, leva a uma medida igual aquelas coisas que em si mesmas eram desiguais. A palavra hebraica ??? ( yashar ) é ambígua, pois pode se referir a Deus ou ao caminho. Conseqüentemente, alguns declaram: Tu, que és reto, dirigirá o caminho dos justos ; (160) e em outras passagens Deus é chamado de reto . ( Deuteronômio 32: 4 ; Salmos 25: 8. ) Também haveria propriedade na alusão, de que a retidão da qual ele falou procede de Deus, pois somente ele é reto ou reto . Mas a outra versão parece ser mais natural. (161)

Ele promete, em geral, que Deus cuidará dos justos, de modo a liderá-los, por assim dizer, por suas mãos. Quando os iníquos prosperam e os justos são oprimidos, tudo neste mundo parece ser movido pelo acaso; e, embora as Escrituras freqüentemente declarem e afirmem que Deus cuida delas ( Salmos 37: 5 ; 1 Pedro 5: 7 ), ainda assim podemos dificilmente permanecer firmes, mas vacilar, quando tudo o que lhes acontece é desfavorável. No entanto, é verdade que os caminhos dos justos são esclarecidos pelo equilíbrio de Deus, por mais rudes e desiguais que possam parecer; e não apenas isso, mas ele os comprometeu com a guarda de seus anjos, “para que não sejam feridos ou pisem com os pés em uma pedra”. ( Salmos 91:11 .) Mas, para isso, eles facilmente caíam ou cederam à exaustão, e dificilmente se abriam entre tantos espinhos e sarças, estradas íngremes, enrolamentos complexos e lugares difíceis, que o Senhor não levou e entregá-los.

Vamos, portanto, aprender a nos comprometer com Deus e segui-lo como nosso líder, e seremos guiados em segurança. Embora armadilhas e artifícios, os estratagemas do diabo e dos homens maus e inúmeros perigos possam nos cercar, estaremos sempre capacitados a escapar. Sentiremos o que o Profeta diz aqui, que nossos caminhos, mesmo em meio a abismos profundos, são esclarecidos, para que não haja obstáculos para impedir nosso progresso. E, de fato, a experiência mostra que, se não formos guiados pela orientação de Deus, não seremos capazes de abrir caminho por estradas acidentadas; pois nossa fraqueza é tão grande que mal avançaremos um único passo sem tropeçar na menor pedra que aparecer em nosso caminho. Satanás e os homens maus não apenas nos envolvem e nos atrasam por muitas perplexidades, e não apenas nos apresentam pequenas dificuldades, mas nos fazem encontrar, às vezes, montes altos e orifícios profundos, que nem o mundo inteiro seria capaz de evitar.

Portanto, é apropriado que reconheçamos o quanto precisamos da direção celestial e confessemos com Jeremias: “Eu sei, ó Senhor, que o caminho do homem não é em si mesmo; e não é do homem que anda dirigindo seus passos. ” ( Jeremias 10:23 .) Não sejamos cheios de confiança vã, como se o resultado fosse colocado em nosso próprio poder. Não devemos nos vangloriar, como Tiago nos adverte, de que “devemos fazer isso ou aquilo”. ( Tiago 4:15 .) Essa é a maneira dos homens precipitados, que agem como se pudessem fazer tudo à vontade; enquanto não estiver em nosso poder, como Salomão nos diz, dirigir nossa língua para dar uma resposta adequada. ( Provérbios 16: 1. ) Em vão, portanto, os homens formam planos, deliberam e decidem sobre seus caminhos, se Deus não estender a mão. Mas ele oferece aos justos, e cuida deles de maneira peculiar; pois, enquanto a providência de Deus se estende a todos, e enquanto ele suprir as necessidades dos jovens corvos ( Salmos 147: 9 ) e pardais ( Mateus 10:29 ) e dos menores animais, ele ainda tem uma bondade paternal em relação aos piedoso, e os livra dos perigos e dificuldades.

Comentário de John Wesley

O caminho dos justos é a retidão: tu, mais reto, pesas o caminho dos justos.

Tu – ó Deus, que és justo em todos os teus caminhos, e portanto um amante da retidão, e de todos os homens retos, pesa (examina) o caminho dos justos, o curso de suas ações, e, o que está implícito, faz aprová-los e, portanto, direcioná-los para uma questão feliz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *