Estudo de Isaías 29:15 – Comentado e Explicado

Ai daqueles que querem esconder do Senhor seus desígnios, que fazem intrigas nas trevas e dizem: Quem nos vê e quem nos conhece?
Isaías 29:15

Comentário de Albert Barnes

Ai daqueles que buscam profundo … – Ou seja, que tentam esconder suas intenções “reais” sob um exterior plausível e corrigir a conduta externa. Isso é mais impressionante do que o caráter de um hipócrita que procura ocultar seus planos e propósitos dos olhos das pessoas e de Deus. Sua conduta externa é justa; sua observância dos deveres da religião é exemplar; sua presença nos meios da graça e na adoração a Deus regularmente; suas profissões são altas e constantes, mas o objetivo todo é “esconder” seus sentimentos reais e realizar algum propósito sinistro e perverso.

Do Senhor – Isso prova que o objetivo do hipócrita nem sempre é tentar enganar seus semelhantes, mas que ele também visa enganar a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 29: 15-16 . Ai deles, etc. – Ai daqueles que com profunda dissimulação procuram esconder seus conselhos, etc. Isaías 29:16 . Essa perversidade é como se o oleiro fosse considerado argila; que o trabalho deveria dizer de seu criador, Ele não me fez; ou a coisa emoldurada, digamos que a enquadrou, Ele não tem entendimento. Vitringa. O significado claro do profeta é que seus procedimentos que tentaram esconder de Jeová seus conselhos mundanos e artifícios sutis eram tão absurdos como se o barro se colocasse contra o oleiro. Essa repreensão é feita contra os saduceus, os herodianos e as outras seitas entre os judeus que, renunciando à dependência de Deus, deviam confiar na ajuda e proteção das potências romanas.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 29: 15-16 . Ai dos que buscam profundo – hebraico, ???????? , que faz ou cava fundo; uma metáfora de pessoas que cavam fundo na terra, para esconder o que desejam manter seguro e desconhecido. Esconder seus conselhos do Senhor – que em vão imaginam que podem ocultar sua hipocrisia e maldade secreta dele, e podem enganar, não apenas os homens, mas Deus, por suas profissões e serviços externos; ou, que pensam que podem continuar seus projetos sem a observação ou interposição da Providência. E suas obras estão no escuro – Seus conselhos perversos são inventados, e sua idolatria é praticada, em lugares secretos e escuros, dos quais veja Ezequiel 8:12 . E eles dizem: Quem nos vê? – Nem Deus nem o homem podem nos descobrir. Certamente sua reviravolta nas coisas de cabeça para baixo – “Sua ação inesperada, ou falsas aparências, para ocultar seus verdadeiros desígnios, não significará mais para produzir o efeito pretendido do que o barro sem o artífice”. O Dr. Waterland apresenta o versículo: “Essa perversidade é como se o oleiro fosse considerado argila; que o trabalho deve dizer de seu criador. Ele não me fez; ou a coisa emoldurada, digamos que a enquadrou, Ele não tem entendimento. ” O bispo Lowth lê a passagem na forma interrogativa e, assim, lhe dá ainda mais força: “Perverso como você é! será o oleiro estimado como argila? Dirá o trabalho do operário: Ele não me fez? & c. “Nós, e todas as nossas obras, estamos nas mãos de Deus, como argila nas mãos do oleiro, para dar a que forma e moda ele deseja; e quando os melhores esquemas são estabelecidos, ele pode trabalhar as coisas com um fim bem contrário. ” – Lowth.

Comentário de John Calvin

15. Ai dos que se ocultam de Jeová. O Profeta novamente exclama contra os desprezadores perversos e profanos de Deus, a quem ele chamava anteriormente de ???? , ( letzim ), “escarnecedores”, que pensam que não têm outra maneira de serem sábios do que serem hábeis em zombar de Deus. Eles consideram a religião uma simplicidade tola e se escondem em sua astúcia, como em um labirinto; e por isso zombam de avisos e ameaças e, em suma, de toda a doutrina da piedade. A partir deste versículo, é suficientemente evidente que a pestilência, que depois se espalhou mais amplamente, prevaleceu mesmo naquela época do mundo, a saber, que os hipócritas se deleitavam em zombar de Deus interiormente e em desprezar profecias. O Profeta, portanto, exclama contra eles e os chama de ??????? , ( magnamikim ), ou seja, “escavadores” (275) como se “cavassem” para si mesmos esconderijos e lugares escondidos, para que, por meio deles, enganassem a Deus.

Para que possam esconder conselhos. Esta cláusula é adicionada para fins de exposição. Alguns interpretam o início deste versículo, como se o Profeta condenasse a curiosidade excessiva pela qual alguns homens, com excesso de dureza, buscam os julgamentos secretos de Deus. Mas essa interpretação não pode ser admitida; e o Profeta mostra claramente a quem ele se refere, quando imediatamente acrescenta as zombarias daqueles que pensavam que sua maldade era cometida de uma maneira tão secreta e oculta, que eles não podiam ser detectados. A “ocultação de conselhos” não significa nada além de dureza na iniquidade, pela qual os homens iníquos se cercam de nuvens e obscurecem a luz, para que sua baixeza interior não seja vista. Daí surge a pergunta ousada –

Quem nos vê? Pois, embora professassem ser adoradores de Deus, ainda assim pensavam que, por seus sofismas, haviam conseguido não apenas refutar os profetas, mas também anular o julgamento de Deus; não abertamente, de fato, pois até os homens iníquos desejam reter alguma aparência de religião, para que possam enganar com mais eficácia, mas em seu coração não reconhecem Deus senão o deus que eles inventaram. Essa astúcia, portanto, na qual os homens maus se deleitam e se bajulam, é comparada por Isaías a um esconderijo, ou a coberturas. Eles pensam que estão cobertos com um véu, para que nem mesmo o próprio Deus possa ver e punir sua maldade. Como os governantes são principalmente responsáveis ??por esse vício, é principalmente para eles, na minha opinião, que a repreensão do Profeta é direcionada; pois eles não pensam que têm agudeza ou destreza suficientes, se não zombam de Deus, desprezam sua doutrina e, em suma, não acreditam mais do que aquilo que escolhem. Eles não se arriscam a rejeitá-lo por completo, ou melhor, são forçados, contra sua vontade, a se sustentar por alguma religião; mas o fazem apenas na medida em que pensam que podem promover sua própria conveniência e não são movidos por nenhum medo do Deus verdadeiro.

Atualmente, essa iniquidade tem sido abundantemente manifestada, e especialmente desde que o evangelho foi revelado. Sob o papai, os homens achavam fácil negociar com Deus, porque o papa havia inventado um deus que se mudou para se adequar à disposição de cada indivíduo. Cada pessoa tinha um método diferente de lavar seus pecados e muitos tipos de adoração para apaziguar sua divindade. Consequentemente, ninguém deveria se perguntar que a maldade não era vista naquele tempo, pois estava oculta por coberturas desse tipo; e quando estes foram retirados, os homens declararam abertamente o que haviam sido anteriormente. No entanto, não menos comum em nossa época é a doença que Isaías lamentou em sua nação; pois os homens pensam que podem se esconder de Deus, quando interpuseram seus engenhosos engenhosos, como se “todas as coisas não estivessem nuas e abertas aos seus olhos” ( Hebreus 4:13 ), ou como se alguém pudesse enganar ou ser escondido dele. Por esta razão, ele diz, a título de explicação –

Pois suas obras estão na escuridão. Ele atribui isso como a causa dessa confiança tola pela qual homens ímpios são intoxicados. Embora estejam cercados pela luz, são tão lentos quanto à percepção que, quando não a veem, tentam fugir da presença de Deus. Eles até prometem a si mesmos escapar completamente do castigo e cometem pecado com tanta liberdade como se tivessem sido protegidos e fortalecidos por todos os lados contra Deus. Tal é a importância de sua pergunta: quem nos vê? Não que os homens maus se aventurassem abertamente a proferir essas palavras, como dissemos, mas porque assim falavam ou pensavam em seus corações, que se manifestavam por sua presunção e confiança vã. Eles se abandonaram a toda iniqüidade e desprezaram todas as advertências, de maneira que nunca houvesse um julgamento de Deus. O Profeta, portanto, tinha a ver com homens ímpios, que em aparência e nome professavam ter algum conhecimento de Deus, mas na realidade o negavam, e eram inimigos muito amargos da pura doutrina. Agora, isso nada mais é do que afirmar que Deus não é um juiz e expulsá-lo de seu assento e tribunal; pois Deus não pode ser reconhecido sem doutrina; e onde isso é deixado de lado e rejeitado, o próprio Deus deve ser deixado de lado e rejeitado.

Comentário de John Wesley

Ai dos que procuram profundamente esconder seu conselho do Senhor, e suas obras estão no escuro, e dizem: Quem nos vê? e quem nos conhece?

Procure profundamente – Uma metáfora dos homens, que costumam cavar fundo na terra, para que possam esconder qualquer coisa lá.

Esconder – em vão imaginando, que eles podem enganar, não apenas os homens, mas Deus, por suas profissões externas.

Quem – Nem Deus nem o homem podem nos descobrir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *