Estudo de Isaías 30:19 – Comentado e Explicado

Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.
Isaías 30:19

Comentário de Albert Barnes

For the people shall dwell in Zion – (see the note at Isaías 1: 8 ). The language here is evidently adapted to a return from the captivity. The whole design of the passage Isaías 30: 19-26 is to describe a future state of prosperity by images mainly drawn from the idea of temporal enjoyment. The sense is, that in some period subsequent to the calamities that would befall them for their improper reliance on the aid of Egypt Isaías 30: 16-17 , there would be prosperity, peace, and joy in Jerusalem. The order of events, as seen by the prophet in vision, seems to be this. He sees the people threatened with an invasion by Sennacherib. He sees them forget their reliance on God and seek the aid of Egypt. He sees, as a consequence of this, a long series of calamities resulting in the downfall of the republic, the destruction of the city, and the captivity at Babylon. Yet he sees, in the distant prospect, prosperity, happiness, security, piety, the blessing of God, and rich and abundant future mercies resting on his people. That the blessings under the Messiah constitute a part of this “series” of mercies no one can doubt who attentively considers the language in Isaías 30: 25-26 .

Thou shalt weep no more – (see the note at Isaías 25: 8 ).

He will be very gracious unto thee at the voice of thy cry – When in your calamities you shall cry unto him for deliverance, he shall hear you, and restore you to your own land. This is in accordance with the statements in Isaías 26: 8-9 (see the notes at these verses), that in their captivity in Babylon they would seek God.

He will answer thee – (see Jeremias 29: 12-14 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 30:19 . Pois o povo habitará A parte consoladora deste discurso começa aqui, que está conectada com a parte anterior pela última cláusula do versículo anterior, bem- aventurados todos os que esperam por ele: segue, portanto, uma série de excelentes bênçãos , a ser conferido por Deus à sua igreja, após esses julgamentos. O profeta ordenou seu estilo ao apresentar esses benefícios, que quando ele parece prometer apenas bênçãos temporais à igreja, ele seria entendido misticamente sob esses emblemas figurativos. A primeira delas é a restauração do estado, mediante o arrependimento e orações sinceras do povo, a quem se promete que habitarão novamente em Jerusalém, sede de sua religião e metrópole do povo de Deus. Essa profecia se refere à restauração do povo da Babilônia, quando as lágrimas que eles derramaram em banimento foram enxugadas, e Deus ouviu as orações e os votos de seu povo depois que o tempo de sua indignação expirou. Veja Salmos 137: 1 ; Salmos 137: 9 . Daniel 9: 20-21 ; Daniel 9:27 e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 30:19 . Para, & c. – “A parte consoladora desse discurso começa aqui, que está conectada à parte anterior pela última cláusula do versículo anterior, Abençoado, etc. A seguir, portanto, uma série de excelentes bênçãos, a serem conferidas por Deus após esses julgamentos. E o profeta ordenou seu estilo de apresentá-las, de modo que, quando ele parece prometer apenas bênçãos temporais à igreja, ele seria entendido misticamente sob esses emblemas figurativos. ” Vitringa. O povo habitará em Sião, etc. – Esta é a primeira dessas bênçãos, a restauração de seu estado mediante seu arrependimento e orações sinceras: como se ele tivesse dito: Embora esteja chegando o tempo em que o povo será banido de Jerusalém e levado em cativeiro; contudo, depois de um tempo determinado, eles retornarão e terão uma residência fixa e confortável em Jerusalém, sede de sua religião e metrópole de sua república. Isso foi parcialmente cumprido quando eles voltaram da Babilônia, “quando as lágrimas que eles derramaram em seu banimento foram enxugadas, e Deus ouviu as orações e os votos de seu povo, depois que o tempo de sua indignação expirou”. Mas isso foi realizado de maneira mais completa nos tempos do evangelho, quando muitos deles foram, e todo o corpo deles deve ser levado à igreja de Cristo, freqüentemente chamada de Sião e Jerusalém.

Comentário de Adam Clarke

Pois o povo habitará em Sião “Quando um povo santo habitar em Sião” – ?a?? ????? , Septuaginta; ???? ?? sou kadosh . A palavra dro ???? kadosh , perdida no texto, mas felizmente fornecida pela Septuaginta, esclarece o sentido, caso contrário extremamente obscuro. Quando as demais cidades da terra foram tomadas pelo rei da Assíria, Sião foi preservada e tudo o que nela havia.

Não chorarás mais “Implorá-lo-emos com choro” – A partícula negativa ?? lo não é reconhecida pela Septuaginta. Talvez ele tenha sido escrito por engano por ?? lo , para ele, do qual existem muitos exemplos.

Comentário de John Calvin

19. Certamente o povo de Sião habitará em Jerusalém. Ele confirma a declaração anterior, de que o povo será realmente afetado, mas finalmente retornará a “Sião”. Agora, isso poderia ser considerado incrível após a desolação da cidade e de todo o país, pois parecia que toda a nação havia perecido; no entanto, Isaías promete que a Igreja deve ser preservada. Ele começa com o Monte “Sião”, sobre o qual o templo foi construído, e diz que a partir de então os homens clamarão ao Senhor. Ele também acrescenta, “em Jerusalém”, com o que ele quer dizer que a Igreja será ampliada e aumentada, e que tudo o que anteriormente havia sido destruído será restaurado. No entanto, ele sugere que “Jerusalém” será novamente populosa, porque Deus a escolheu como seu santuário.

Chorando não chorarás. (299) O significado é que esse luto não será perpétuo. A Igreja, ou seja, todos os crentes, enquanto estavam nessa condição miserável e angustiada, devem ter sido extremamente tristes; mas ele diz que essas lágrimas chegarão ao fim. No mesmo sentido, é dito pelo salmista: “Os que semeiam em lágrimas, colherão em alegria”. ( Salmos 126: 5. ) O Senhor nos permite realmente ser afligidos por grande angústia; mas por fim ele nos alegra e nos dá motivo de alegria quando restaura sua Igreja; pois essa é a verdadeira alegria dos crentes. Além disso, como é difícil provar qualquer consolo quando a mente é oprimida pela convicção da vingança de Deus, ele mantém um terreno de consolo na misericórdia de Deus, porque, quando é apaziguado, não há razão para temer essa alegria. e a paz não retornará imediatamente. Mas, como o Profeta Habacuque diz na passagem já citada, “em sua ira, o Senhor se lembra da misericórdia”; e ele nunca pune os crentes com tanta severidade que não restrinjam e moderem seus golpes, e limitem seus castigos. ( Habacuque 3: 2. )

À voz do teu clamor. O Profeta aponta a maneira de obter perdão, a fim de despertar os fiéis a orarem fervorosamente e a suplicar com gemidos sinceros; pois, se não houver arrependimento, se não pedirmos perdão a Deus, somos totalmente indignos de sua misericórdia. Se, portanto, desejamos que a Igreja seja reunida e resgatada da destruição por uma espécie de ressurreição, clamamos a Deus para ouvir nossos suspiros e gemidos; e se não houver tristeza de coração que nos excite à oração, não temos o direito de esperar nenhum alívio.

Ele te responderá. Isso significa apenas que ele dará evidência de sua bondade e ajuda; pois o Senhor “responde”, não por palavra, mas por ação. No entanto, não pensemos que ele cumprirá instantaneamente nossos desejos, que muitas vezes são precipitados e fora de estação. Ele, sem dúvida, nos ajudará quando chegar a hora certa, para que saibamos que ele tinha em vista a nossa salvação.

Comentário de John Wesley

Pois o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; ele será muito gentil contigo à voz do teu clamor; quando ele ouvir, ele te responderá.

Habitarão – Depois de um tempo determinado, eles retornarão a Jerusalém e terão uma morada fixa. Isso foi em parte realizado quando eles voltaram da Babilônia; mas mais plenamente nos tempos do evangelho, quando muitos deles existiam, e todo o corpo deles será levado à igreja de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *