Estudo de Isaías 30:25 – Comentado e Explicado

Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas.
Isaías 30:25

Comentário de Albert Barnes

No dia do grande massacre – Quando os inimigos do povo de Deus tiverem sido destruídos – provavelmente em um tempo subsequente ao massacre do exército dos assírios.

Quando as torres caem – As torres do inimigo; talvez se referindo aqui às torres da Babilônia. Depois que caíssem, os judeus seriam favorecidos com o tempo de prosperidade a que o profeta aqui se refere.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 30:25 . Em toda montanha alta e toda colina alta – que são comumente secas e áridas; serão rios e correntes de água – bênçãos fertilizantes e refrescantes, derramadas por Deus sobre sua igreja e seu povo. Esse versículo certamente não pode ser entendido literalmente, e o significado místico, segundo Vitringa e alguns outros, é que “em todos os lugares mais celebrados, sejam de reinos ou cidades, deve haver sinagogas, escolas públicas ou oratórios, nos quais a palavra de Deus e a doutrina da religião pura devem ser copiosamente ensinadas, e as águas da sã instrução derramadas ”, para que os amantes da verdadeira sabedoria, piedade e virtude possam saciar sua sede. O tempo em que esses benefícios devem ser conferidos à igreja é indicado por esse caráter, a saber, no dia do grande massacre, quando as torres cairão – Ou seja, quando Deus deve se vingar severamente dos inimigos de seu povo. Talvez a destruição de Jerusalém e do templo, com a subversão do estado judeu, e o massacre de imensas multidões de judeus, eventos relacionados com o chamado dos gentios e a extensa propagação do evangelho, possa ser a primeira na história do profeta. Visão. As palavras podem ainda se referir à derrubada do pagão, ao império romano perseguidor e ao grande massacre que o precedeu ou o acompanhou. Mas, sem dúvida, as palavras finalmente se referem à destruição de todos os poderes anticristãos, à subversão das fortalezas e torres do reino de Satanás, abrindo caminho para a difusão universal da verdade divina e a propagação da verdadeira religião. “Isso será notavelmente cumprido”, diz Lowth, “no momento em que haverá uma terrível destruição dos inimigos de Deus ( Apocalipse 14:20 ; Apocalipse 19:21 ) e quando os grandes da Terra cairão, denotados aqui por torres altas, ou pelas fortificações da Babilônia mística. ”

Comentário de Adam Clarke

Quando as torres caem “Quando os poderosos caem” – ?????? migdalim , µe?a???? , Sym .; µe?a????µe???? , Aquila; ?????? rabrebin , Chard .; todos significando tamanhos poderosos.

Comentário de John Calvin

25. E acontecerá. Quando os profetas descrevem o reino de Cristo, geralmente extraem metáforas da vida cotidiana dos homens; pois a verdadeira felicidade dos filhos de Deus não pode ser descrita de outra maneira senão exibindo uma imagem daquelas coisas que caem sob nossos sentidos corporais e das quais os homens formam suas idéias de uma condição feliz e próspera. Isso significa, portanto, que aqueles que obedecem a Deus e se submetem a Cristo como seu rei serão abençoados. Agora, não devemos julgar essa felicidade pela abundância e abundância de bênçãos externas, das quais os crentes costumam suportar a escassez e, ainda assim, não deixam de ser abençoados. Mas essas expressões são alegóricas e são acomodadas pelo Profeta à nossa ignorância, para que possamos saber, por meio daquelas coisas que são percebidas por nossos sentidos, aquelas bênçãos que têm tão grande e superando a excelência que nossa mente não pode compreendê-las.

E em toda colina alta haverá riachos. Quando ele diz que “nas montanhas” haverá “riachos e riachos”, ele dá uma visão ainda mais impressionante da abundância e abundância com que o Senhor enriquecerá seu povo. A água não é abundante nos picos das montanhas, que são extremamente secas; os vales estão realmente umedecidos e abundantes em água; mas é muito incomum que a água flua abundantemente no topo das montanhas. No entanto, o Senhor promete que assim será, embora pareça impossível; mas por esse modo de expressão ele prediz que, sob o reinado de Cristo, seremos felizes em todos os aspectos, e que não haverá lugar em que não haja suprimento abundante de bênçãos de todas as descrições; que nada será tão estéril a ponto de não ser frutificado por sua bondade, para que em todos os lugares possamos ser felizes. É isso que deveríamos experimentar, se estivéssemos completamente sob a autoridade de Cristo. Devemos ver claramente suas bênçãos por todos os lados, se o obedecermos sincera e honestamente; tudo seguiria nosso desejo; e o mundo inteiro e tudo nele contribuiriam para o nosso conforto; mas, como estamos muito longe de render essa obediência, temos apenas um gostinho dessas bênçãos e as desfrutamos até o ponto em que avançamos em novidade de vida.

No dia do massacre, é denotada outra marca do favor divino, que Deus manterá seu povo sã e salva contra a violência dos inimigos; e assim o Profeta dá credibilidade à previsão anterior; caso contrário, teria sido difícil acreditar que cativos e exilados desfrutariam de tal prosperidade. Aqui ele fala, portanto, do massacre dos ímpios; como se ele tivesse dito: “O Senhor não apenas fará o bem a você, mas também expulsará os seus inimigos”. Pensa-se geralmente que o Profeta agora fala da derrota que se abateu sobre o rei perverso Senaqueribe quando ele sitiou Jerusalém. ( 2 Reis 19:35 ; Isaías 37:36 .) Mas quando a examino mais de perto, estou mais disposto a ver esta passagem como se referindo à destruição de Babilônia; pois, embora uma grande multidão de pessoas tenha sido morta, quando Senaqueribe foi vergonhosamente posto em fuga, ainda assim o povo não foi libertado. Isso nos lembra que não devemos nos desesperar, mesmo que nossos inimigos sejam muito numerosos e possuam abundância de guarnições, tropas e fortificações; pois o Senhor pode facilmente colocá-los em fuga e defender sua Igreja. Não fiquemos aterrorizados com seu poder ou raiva, nem desanimamos porque somos poucos em número; pois nem suas tropas, nem seus baluartes, nem sua ira e insolência os impedirão de cair nas mãos de Deus.

Comentário de John Wesley

E haverá sobre todo monte alto, e sobre todo monte alto, rios e correntes de águas no dia do grande massacre, quando as torres caírem.

Morro – geralmente seco e estéril.

No dia – Quando Deus destruirá os inimigos do seu povo.

As torres – Os poderosos potentados, que lutaram contra o povo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *