Estudo de Isaías 33:6 – Comentado e Explicado

Teus dias estarão em segurança. A sabedoria e o conhecimento garantem a salvação, e o temor do Senhor será o seu tesouro.
Isaías 33:6

Comentário de Albert Barnes

E sabedoria e conhecimento devem ser – Este versículo contém evidentemente um endereço para Ezequias e afirma que seu reinado seria caracterizado pela prevalência de piedade e conhecimento. Este capítulo está repleto de transições repentinas; e concorda com seu caráter geral que, quando o Senhor tivesse sido dirigido a Isaías 33: 5, deveria haver um endereço direto a Ezequias.

A estabilidade – Esta palavra denota firmeza, firmeza, constância; e significa que, em seus tempos, o conhecimento e o temor do Senhor se estabeleceriam sobre um firme fundamento. Toda a história do reino virtuoso de Ezequias mostra que isso foi cumprido (ver 2 Reis 18 ).

E força da salvação – Ou força salvadora; isto é, salvação poderosa ou distinta. Os teus tempos serão distinguidos por grandes reformas e pela prevalência das doutrinas da salvação.

O temor do Senhor é o seu tesouro – As principais riquezas de Ezequias. Seu reinado não deve ser distinguido por guerras e conquistas, por empreendimentos comerciais ou por esplendor externo, mas pela prevalência da piedade e pelo temor do Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 33: 6 . E sabedoria e conhecimento, etc. – E sabedoria e conhecimento serão a estabilidade dos teus tempos, a possessão da salvação contínua: o medo de JEOVÁ, esse será o teu tesouro. Lowth. Vitringa supõe que esse apóstrofo seja direcionado ao príncipe ou chefe da nação, em que o profeta o ensina e, conseqüentemente, ao povo, de que maneira a prosperidade e a felicidade devem ser preservadas, que o Senhor lhes conferiu. Ele mostra que a única maneira de preservar o estado em prosperidade é pela sabedoria, e conhecimento e pelo temor do Senhor; estes são o apoio de um estado, a estabilidade de tempos prósperos, a força e as riquezas da salvação perfeita e o bem oculto, o tesouro a ser preferido a todos os outros; que quando encontrado em um estado, esse estado é rico e estável. Ver Provérbios 8:18 . Embora isso deva ser entendido dos tempos dos Macabeus, ainda assim as bênçãos desses tempos devem ser consideradas como tendo plena realização somente nas bênçãos espirituais do dia da graça. Nada é mais verdadeiro do que isso ser elogiado como a principal prerrogativa do reino da graça, onde nada é de igual valor com sabedoria, conhecimento, fé e temor de Deus: disso dependem todas as outras bênçãos; esses são os únicos verdadeiros tesouros que enriquecem a humanidade. Veja Vitringa.

Comentário de Adam Clarke

Seu tesouro “Teu tesouro” – ? ??sa???? s?? , Sym. Ele tinha em sua cópia ???? otsarcha , “teu tesouro”, não ???? otsaro , “seu tesouro”.

Comentário de John Calvin

6. E a estabilidade dos teus tempos será. Ele promete que o estado do reino sob o reinado de Ezequias ainda será feliz e próspero, especialmente quando ele o contrasta com o aspecto miserável, destrutivo e ruinoso que exibia sob o reinado de Acaz; pois, embora o inimigo tivesse sido expulso, dificilmente alguém esperaria que os judeus, que haviam sido tão oprimidos, fossem restaurados à sua ordem anterior. Quanto às palavras, alguns as traduzem: “Verdade, força e salvação estarão nos teus tempos”; como se o Profeta descrevesse a prosperidade que a nação deveria gozar sob um rei piedoso; e pensam que cada um desses termos denota muitos benefícios de Deus. Outros pensam que ????? (emunath) denota “fidelidade”, como se o Profeta dissesse que seria “salvação e força”. Outros extraem dele um sentido um tanto diferente, de que “força, salvação e conhecimento” serão “estáveis” sob o reinado de Ezequias. Porém, quando examino de perto as palavras do Profeta, opto por fazer uma distinção diferente: “estabilidade, força e salvação serão estabelecidas pela sabedoria e pelo conhecimento” durante o reinado de Ezequias.

O medo de Jeová é seu tesouro. Quando ele diz que “o temor de Deus é o tesouro” de um rei piedoso, isso está de acordo com a explicação que demos agora; pois durante a paz todos os homens desejam levar uma vida segura e fácil; mas poucos se importam com o modo como gozarão de tais benefícios distintos. De fato, a maior parte dos homens desejaria engordar como um rebanho de porcos; e assim, enquanto todos são avidamente orientados pela luxúria cega a buscar benefícios externos, a luz da doutrina celestial, que é uma bênção inestimável, é quase nula. Ele, portanto, quer dizer que a prosperidade da Igreja será “estável” (4) quando “sabedoria e conhecimento” reinarem nela; que sua “força” será duradoura, quando o “conhecimento” de Deus prevalecer; e que sua salvação será eterna, quando os homens forem bem instruídos no conhecimento de Deus.

Esta é uma passagem muito notável; e nos ensina que nossa ingratidão fecha a porta contra as bênçãos de Deus, quando desconsideramos o Autor delas, e afundamos em desejos grosseiros e sinceros; e que todos os benefícios que podemos desejar ou imaginar, mesmo que os tenhamos obtido, de nada valeriam para nossa salvação, se não fossem temperados com o sal da fé e do conhecimento. Daí resulta que a Igreja não está em condições saudáveis, a menos que todos os seus privilégios tenham sido precedidos pela luz do conhecimento de Deus, e que só floresce quando todos os dons que Deus lhe concedeu são atribuídos a Ele como autor. Mas quando o conhecimento de Deus é retirado e quando apenas as visões de Deus são extintas ou enterradas, qualquer tipo de prosperidade é pior do que todas as calamidades.

Por essas razões, considero estabilidade, força e salvação, para denotar a mesma coisa, que a condição da Igreja será segura, quando os homens forem curados de cegueira e ignorância, e começarão a conhecer a Deus. E, portanto, vemos que tipo de Igreja os Papistas têm, de fato, distinguido por pompa e esplendor, mas eles querem esse “conhecimento” e, portanto, não pode ser estável ou seguro, e não é uma Igreja de Deus. Se, portanto, o Senhor nos conceder essa bênção, que o brilho da fé realmente brilhe no meio de nós, outras bênçãos seguirão por vontade própria, e se formos abalados e sacudidos por várias tempestades, devemos sempre ser apoiado pelo braço de Deus.

Dos teus tempos. Ele se dirige a Ezequias, não como um indivíduo particular, mas como o chefe de todo o povo; e ele inclui todo o povo nessa descrição. Porém, como o reino de Ezequias não passava de uma sombra delgada do reino de Cristo, como observamos anteriormente, essas palavras devem ser referidas a Cristo, em quem se encontra a verdadeira sabedoria e conhecimento. ( Colossenses 2: 3. )

É apropriado observar as designações aqui empregadas para elogiar a palavra de Deus e o evangelho. São igualmente empregados por Paulo, quando ele fala de “ensinar com toda a sabedoria e conhecimento”; pois por essa recomendação ele exalta a dignidade do evangelho. ( Colossenses 1: 9. ) Portanto, também deve ser inferido que, onde Cristo não é conhecido, os homens são destituídos de verdadeira sabedoria, mesmo tendo recebido a mais alta educação em todos os ramos da aprendizagem; pois todo o seu conhecimento é inútil até que eles realmente “conheçam a Deus”. ( João 17: 3. )

O medo de Jeová é seu tesouro. (5) Penso que a expressão “o temor de Jeová” foi acrescentada pelo Profeta por uma questão de explicação, a fim de declarar mais plenamente que o conhecimento de que ele falou é o professor de piedade e não é frio ou sem vida, mas penetra poderosamente em nosso coração, para nos formar para “o temor de Deus”. Portanto, também, em outras passagens das Escrituras, esse “medo” é chamado de “sabedoria”, ou melhor, “o começo da sabedoria”, isto é, a substância e a parte principal dela. ( Provérbios 1: 7 e 9:10.) É um erro supor que a palavra “começo” denota rudimentos ou elementos, pois Solomoil significa por ele a parte principal e o design; e a razão é que, como os homens são tolos até se submeterem à palavra de Deus, a perfeição da sabedoria brota da docilidade ou obediência da fé. “O temor de Deus” é, portanto, chamado de “tesouro”, sem o qual toda prosperidade é miserável; e isso mostra mais plenamente o escopo da passagem, que a perfeição total de uma vida feliz consiste no conhecimento de Deus, que obtemos pela fé.

Assim, na pessoa do rei, ele mostra que é uma bênção inestimável adorar a Deus com devida piedade e reverência. Aqueles que são destituídos do “temor de Deus” são declarados por ele miseráveis ??e arruinados; e, por outro lado, aqueles que “temem ao Senhor” são declarados muito felizes, embora em outros aspectos sejam considerados no julgamento dos homens como muito miseráveis. Ele fala desse “medo” que contém em si verdadeira obediência e renova nossos corações; pois é um tipo diferente de medo que influencia até homens maus, e os leva a temer a Deus como os criminosos temem um juiz. Esse “medo” não merece ser tão aplaudido; pois não nasce nem do verdadeiro conhecimento de Deus nem de um desejo alegre de adorá-lo, e, portanto, difere amplamente da sabedoria que Isaías descreve. Essas declarações foram feitas por ele em referência a Ezequias, mas, como já dissemos, elas se relacionavam com todo o corpo do povo; e, portanto, inferimos que eles se aplicam tanto a homens de posição ordinária quanto ao rei, mas mais especialmente a Cristo, que estava cheio do “Espírito do temor do Senhor”, como vimos anteriormente (6) ( Isaías 11). : 2 ), para que ele nos faça participantes.

Comentário de John Wesley

E sabedoria e conhecimento serão a estabilidade dos teus tempos, e a força da salvação; o temor do SENHOR é o seu tesouro.

Tuas vezes – Ele dirige seu discurso a Ezequias. Teu trono será estabelecido sobre os fundamentos seguros da sabedoria e da justiça.

E força – Tua forte salvação.

O medo – Seu tesouro principal é promover o medo e a adoração a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *