Estudo de Isaías 36:15 – Comentado e Explicado

Que ele não vos leve a confiar no Senhor, dizendo que o Senhor vos livrará e que esta cidade não cairá nas mãos do rei da Assíria!
Isaías 36:15

Comentário de Albert Barnes

Faça você confiar no Senhor – Rabsaqué sabia que Ezequias era professadamente dedicado ao Senhor, e que ele tentaria induzir as pessoas a confiar nele. Os judeus agora não tinham outro refúgio além de Deus, e desde que depositassem sua confiança lá, Rabshakeh sabia que era perigoso tentar tomar e destruir sua cidade. Portanto, era sua política primeiro tentar minar a confiança deles em Deus, antes que ele pudesse ter alguma esperança de sucesso. Os inimigos do povo de Deus não podem ter sucesso em seus desígnios contra eles até que possam perturbar sua confiança Nele.

Comentário de Adam Clarke

Esta cidade não será entregue – ??? velo , E esta cidade. Dez dos MSS de Kennicott e nove de De Rossi, com um (antigo) meu, acrescentam a conjunção.

Comentário de John Calvin

15. E Ezequias não confie em Jeová. Ele cita a exortação pela qual Ezequias encorajou o povo, e fala levianamente disso como um discurso ocioso e infundado. Portanto, vemos claramente que os homens maus, embora afirmem o poder de Deus, o tratam com desprezo; pois, embora ele não negue abertamente que Deus pode ajudar, se ele escolher, minando os fundamentos de sua fé, ele faz tudo o que pode para reduzir o poder de Deus a nada. Sua intenção é desencorajar o coração das pessoas de tal maneira que elas possam ser constrangidas, como se desesperadas, a submeter e receber leis de um tirano vitorioso.

Mas, a fim de destruir sua confiança na assistência de Deus, ele também emprega outro expediente, lisonjeando seus corações com as seduções de uma vida mais confortável; pois não há nada a que tenhamos mais tendência do que nos revoltarmos com Deus, quando somos atraídos pela aparência de vantagem. Se o mundo lisonjeia e acaricia, a esperança da salvação eterna desaparece rapidamente; pois nossos sentidos estão sempre fixos no estado atual das coisas. Fortificado por esse recurso, Rabshakeh aconselha: “Não dependa de uma esperança incerta, mas receba o que é certo”. E esse discurso é poderosamente adequado para convencer; pois nada é mais agradável para os homens do que ter em mãos o que eles consideram desejável; e são tão impacientes pelo atraso que preferem uma vantagem imediata ao que é muito distante. Rabsaqué, portanto, raciocina assim: “Ezequias promete a você a assistência de Deus, mas nós não a vemos; ele mantém você em suspense sobre o que é incerto; mas meu rei te louva as coisas que estão à mão e certamente as concederá. ” Isso pode parecer um argumento forte; mas devemos observar os sofismas; pois pela mesma estratagema Satanás freqüentemente nos ataca e nos afasta da confiança em Deus.

O Senhor nos chama para a esperança da vida eterna; essa esperança é ocultada, “pois esperamos ( Romanos 8:25 ) pelo que não vemos;” ele promete que será nosso libertador, e ainda assim nos permite definhar e sugerir; de modo que parece que a nossa esperança é vã, se olharmos para a condição atual das coisas. Nesta base, Satanás nos ataca. Por que esperas em vão? Qual é o fruto da tua fé? O que você espera além do mundo? ” Em suma, esta é a nossa lamentação diária. Quando Cristo nos chama para o céu, Satanás se esforça para nos manter imóveis na terra; e, portanto, devemos aderir firmemente às promessas de que, “esperando contra a esperança” ( Romanos 4:18 ), podemos confiar em Deus, e não nos deixarmos afastar dele por quaisquer atrativos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *