Estudo de Isaías 37:21 – Comentado e Explicado

Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Eis o que disse o Senhor, Deus de Israel: eu ouvi a súplica que tu me dirigiste por causa de Senaquerib, rei da Assíria.
Isaías 37:21

Comentário de Albert Barnes

Considerando que você orou – Porque você veio a mim em vez de confiar em seus próprios recursos e força. Em 2 Reis 19:20 , é: ‘O que me oraste contra Senaqueribe, rei da Assíria, eu ouvi.’

Comentário de Adam Clarke

Então Isaías – enviado a Ezequias – O siríaco e a Septuaginta entendem e traduzem passivamente o verbo.

Considerando que você me orou contra Senaqueribe “A minha oração a respeito de Senaqueribe – ouvi falar” – ????? shamati ; esta palavra, necessária ao sentido, está perdida neste lugar fora do texto hebraico. Um MS. do Dr. Kennicott e um de De Rossi, escrevem-na acima da linha posteriormente. A Septuaginta e Siríaca encontraram em suas cópias; e é preservado na outra cópia; 2 Reis 19:20 .

Comentário de John Calvin

21. Então Isaías enviou a Ezequias. Isto mostra o resultado da oração; pois, assim que as coisas terminam, Deus de repente estende a mão para ajudar o rei piedoso pelo profeta Isaías. ( 2 Reis 19:20 .) Não que ele imediatamente estenda o braço para afastar os inimigos, mas promete libertação pela boca do Profeta e, assim, exige agora mesmo que exercite a fé de seu servo. Isaías, sem dúvida, não poderia prestar assistência, e, portanto, teria sido tolice prometer isso ou aquilo, se Ezequias não estivesse convencido de que Deus o havia enviado. Assim, até Deus dar uma manifestação de seu poder, ele descansou satisfeito com esse consolo.

Assim diz Jeová, Deus de Israel. Aqui somos ensinados que devemos sempre perguntar na boca de Deus se queremos obter algum alívio em nossas ansiedades e angústias; pois se rejeitarmos a doutrina que ele nos comunica pela mão de professores fiéis, somos totalmente indignos de receber qualquer consolo. Alimentados e nutridos por ela, devemos fazer progresso contínuo e buscar dela novas confirmações, de que novos remédios sejam constantemente encontrados para novas aflições e de que nunca possamos ser destituídos de consolo, mesmo em meio às aflições mais acentuadas; pois mesmo aqueles cujos recursos e meios de defesa são mais extensos não podem ser abundantemente supridos com essa doutrina. Em Ezequias, um exemplo impressionante de fé e firmeza é exibido aqui; e, no entanto, o Senhor não o consola apenas uma vez ou apenas por uma única profecia, mas o confirma por muitas profecias, a fim de que nós, que estamos muito distantes dessa firmeza, possamos saber que precisamos de muitas e variadas ajudas, para dar ininterruptamente apoio à nossa fé.

Desde que você orou para mim. Na história sagrada ( 2 Reis 19:20 ), a palavra que ouvi é usada; e consequentemente nessa passagem ??? ( asher ) é um pronome relativo; mas aqui, como em muitas outras passagens, é introduzido por uma questão de explicação ou por atribuir uma razão. (58) Fornecer a palavra que ouvi, como alguns comentadores, é duro e antinatural; e a sentença flui em conexão ininterrupta, quando Deus declara que a concede como resposta às orações de Ezequias, que ele frustrará todos os esforços do tirano e conterá sua violência e raiva; como se ele tivesse dito, que a resposta de Deus correspondia às orações do rei piedoso. E, de fato, quem quer que ore a ele experimentará por muito tempo como está pronto para responder; mas com muita frequência ele se cala e não oferece consolo com sua palavra, porque em meio a nossas angústias somos burros.

A respeito de Senaqueribe, rei da Assíria. A previsão equivale a isso, que não há razão para que Ezequias, sob uma consciência de miséria e fraqueza, desmaie ou se desespere, quando vê a insolência desse arrogante tirano; porque Deus interporá entre eles. Senaqueribe, tendo oferecido esses insultos aos judeus miseráveis, Deus declara que ele leva essa causa em suas próprias mãos, porque a afronta foi dirigida contra si mesmo. Por essas palavras, ele mostra que se vingará, quando sua graça for desprezada pelos incrédulos; e ele aconselha os crentes a não ficarem muito angustiados por serem desprezados pelo mundo, desde que sua fraqueza encontre assistência pronta preparada no céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *