Estudo de Isaías 40:12 – Comentado e Explicado

Quem, pois, mediu o mar no côncavo da mão, quem com seus dedos abertos mediu os céus? Quem com o alqueire mediu a matéria terrestre, pesou as montanhas no gancho, e as colinas na balança?
Isaías 40:12

Comentário de Albert Barnes

Quem mediu – O objetivo neste e nos seguintes versículos de Isaías 40:26 , é mostrar a grandeza, poder e majestade de Deus, em forte contraste com suas criaturas, e mais especialmente com os ídolos. Talvez o profeta tenha planejado encontrar e responder a uma objeção implícita: que o trabalho de libertação foi tão grande que não pôde ser realizado. A resposta foi que Deus havia feito todas as coisas; que ele era infinitamente grande; que ele tinha controle total sobre todas as nações; e que ele poderia, portanto, remover todos os obstáculos do caminho e realizar seus grandes e graciosos propósitos. Pelo homem, isso não poderia ser feito; nem os deuses dos ídolos tinham poder para fazê-lo; mas o Criador e defensor de todos poderia efetuar esse propósito com infinitas maiúsculas. Ao mesmo tempo em que o argumento aqui é inteiramente conclusivo, a passagem, considerada uma descrição do poder e da majestade de Deus, é de vasta sublimidade e grandeza; nem existe nenhuma porção do volume sagrado que seja mais adequada para impressionar a mente com um senso da majestade e glória do Senhor. A pergunta, ‘quem mediu’, tem o objetivo de sugerir que a coisa mencionada aqui era a que nunca havia sido feita e nunca poderia ser feita pelo homem; e o argumento é que, embora o que o profeta predisse fosse uma obra que superasse o poder humano, ainda assim poderia ser feito por aquele Deus que medira as águas na cavidade de sua mão. A palavra “águas” aqui refere-se evidentemente à vasta coleção de águas no fundo – o poderoso oceano, juntamente com todas as águas nos córregos correntes e nas nuvens. Veja Gênesis 1: 6 , onde se diz que o firmamento foi feito para dividir as águas das águas. Uma referência às águas acima dos céus ocorre no Salmo 148: 4 :

Louvai-o, céus dos céus,

E vós, águas que estão sobre os céus.

E em Provérbios 30: 4 , ocorre uma descrição semelhante do poder e majestade de Deus:

Quem juntou o vento em seus punhos?

Quem amarrou as águas numa roupa?

Quem estabeleceu todos os confins da terra?

E em Jó 26: 8 :

Ele amarra as águas em suas densas nuvens;

E a nuvem não está rasgada debaixo deles.

A palavra ‘águas’ aqui, portanto, pode incluir toda a água na terra e no céu. As palavras “o oco da mão” significam adequadamente a mão quando está fechada, formando um oco ou uma cavidade pela qual a água pode ser absorvida. A idéia é que Deus possa absorver os vastos oceanos e todas as águas dos lagos, córregos e nuvens, na palma da mão, à medida que captamos a menor quantidade da nossa.

E distribuiu o céu – A palavra traduzida como ‘medido’, ou seja, medida ( ??? kûn ), significa propriamente manter-se ereto, estabelecer-se ou erigir; fundar, ajustar, ajustar, descartar, formar, criar. Geralmente tem a idéia de encaixar ou descartar. A palavra ‹span ‘( z?? zeret ) denota o espaço do final do polegar até o final do dedo médio, quando estendido – geralmente cerca de nove polegadas. A idéia é que Yahweh foi capaz de compor ou apreender os céus, embora tão vasto, que se possa compor ou medir um pequeno objeto com a extensão. Que ilustração da vastidão e da natureza ilimitada de Deus!

E compreendido – E medido ( ?? kôl de ???? kûl para segurar ou conter); ‹Eis que os céus e o céu dos céus não podem te conter ‘ 1 Reis 8:27 .

O pó da terra – Toda a terra; toda a poeira que compõe o globo.

Em uma medida – ( ?????? bâshâli^sh ) Devidamente três; e então a terceira parte de qualquer coisa. Jerônimo supõe que isso significa os três dedos, e que o sentido é que Deus retira todo o pó da terra nos três primeiros dedos da mão. Mas o significado mais provável é que a palavra denota aquilo que foi a terceira parte de outra medida, como um efa, ou banho. No Salmo 80: 5 , a palavra é usada para denotar uma grande medida:

Tu os alimentas com pão de lágrimas,

E dê-lhes lágrimas para beber em grande medida ( ?????? shâli^ysh ).

A idéia é que Deus é tão grande que ele pode medir todo o pó da terra tão facilmente quanto nós podemos medir uma pequena quantidade de grão com uma medida.

E pesou as montanhas em escalas – A idéia aqui é substancialmente a mesma. É que Deus é tão poderoso que ele pode pesar as altas montanhas, como pesamos um objeto leve em balanças ou balanças; e talvez, também, que ele os tenha disposto na terra como se os tivesse pesado, e os adaptado aos seus lugares e situações apropriados. Ao longo de toda essa passagem, não há apenas a idéia de majestade e poder em Deus, mas também é também a idéia de que ele adaptou ou ajustou tudo por sua sabedoria e poder, e adaptou-o às condições e necessidades de suas criaturas.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 40: 12-17 . Quem mediu as águas, etc. – O profeta aqui, da maneira mais sublime, celebra a divina majestade e grandeza, mas particularmente sua sabedoria. Rapidamente extasiado, depois de descrever o início e a natureza da nova economia, ele vê que haveria muitos homens de prudência mundana, que hesitariam nos métodos do conselho divino; e que os próprios piedosos, considerando a extensão e a firmeza do reino de Satanás no mundo, os preconceitos obstinados dos gentios e o poder da idolatria, teriam seus medos e dúvidas sobre o efeito e o sucesso do reino do Messias ; um reino espiritual, a ser estabelecido sem quaisquer meios externos, pela mera pregação da palavra, e a se opor ao que fosse grande ou forte entre os homens. O profeta, portanto, ocorre com esses pensamentos; ensino, que o conselho divino, embora possa parecer estranho ao julgamento carnal, ainda estava fundado na soberana e mais perfeita sabedoria e conhecimento de Deus, da qual as provas mais claras eram discerníveis na estrutura deste mundo; que Deus era mais sábio que os homens; que o conselho dele foi amadurecido; que pertencia à sua sabedoria e glória estabelecer e promover seu reino no mundo, mais por esse método do que por qualquer outro; para que envergonhasse toda a sabedoria carnal, tanto dos judeus como dos gentios; por isso a tolice de Deus, como parece aos homens carnais, é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus mais forte que os homens (de acordo com o apóstolo, cujo discurso completo em 1 Coríntios 1:22 ; 1 Coríntios 1:31 contém um paráfrase desse período): portanto, ele sabia que esse método de estabelecer seu reino teria certo efeito; que esta palavra, essa fé, venceria o mundo e subverteria a idolatria. Essa é a conexão, e essa é a soma da passagem. O profeta discursa sobre a prudência do conselho divino, nos versículos aqui destacados; e a respeito da idolatria, de Isaías 40: 18-27 . Nesse período, ele primeiro elogia a prudência e a sabedoria de Deus, ao constituir o estado de seu reino, como o havia descrito anteriormente, Isaías 40: 12-14 e aqui observa, que Deus demonstrou a mesma perfeição de sabedoria e julgamento na economia deste mundo espiritual, como todos os homens que têm olhos para ver devem discernir na admirável estrutura do mundo natural. Ele então louva particularmente a justificação do pecador, recomendada no Evangelho (em que o reino do Filho de Deus deveria ser fundado), comparativamente e em oposição a alguma outra justiça ou justificação de judeus e gentios, que não era considerada nada no mundo. visão de Deus; Isaías 40: 15-17, que contém uma ilustração do clamor evangélico no sexto versículo: Toda carne é erva. O significado do versículo 16 é este, que, embora as nações possam consumir todas as suas riquezas em sua religião falsa, possam oferecer a Deus em sacrifício todas as bestas em suas montanhas e todo o gado de seus campos; e embora eles pudessem empregar para esse fim toda a madeira do Líbano, nada lhe valeria: que ele não admitisse outra justiça, nenhuma outra justificativa além daquela recomendada no Evangelho; sendo esse o único resgate, esse o único sacrifício que ele aprovaria. O que é dito das nações, os judeus carnais podem aplicar a si mesmos. Veja uma passagem notável nos Salmos 50: 8 . & c. para o mesmo propósito com o presente; Romanos 8: 6 ; Romanos 8:39 . e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 40: 12-14 . Quem mediu as águas, etc. – Quem pode fazer isso, exceto Deus? E esse discurso sobre o infinito poder e sabedoria de Deus é acrescentado, para dar-lhes maior segurança, de que ele era capaz, como se declarara disposto, de fazer aquelas grandes e maravilhosas coisas que havia prometido; e nem homens nem falsos deuses foram capazes de impedi-lo. Quem dirigiu o Espírito do Senhor, etc. – De quem Deus precisou ou tomou para aconselhá-lo em alguma de suas obras, seja da criação ou do governo do mundo? Não foram todos os efeitos de sua própria sabedoria? Portanto, embora todas as nações do mundo conspirem e consigam contra ele, e se oponham a essa obra dele, como de fato farão, ainda assim seu próprio conselho confunde todos os seus artifícios, e ele continuará sua obra apesar deles. . Quem o ensinou no caminho do julgamento – Como se comportar e administrar seus negócios com bom senso e discrição? O bispo Lowth traduz o versículo: “A quem ele consultou, para instruí-lo e ensinar-lhe o caminho do julgamento; que ele deveria transmitir-lhe ciência e informá-lo na maneira de entender? ” Assim, o profeta, “da maneira mais sublime, celebra a majestade e grandeza divina, mas particularmente sua sabedoria. Rapidamente extasiado, depois de descrever o início e a natureza da nova economia, ele vê que haveria muitos homens de prudência mundana, que hesitariam nos métodos do conselho divino e que os próprios devotos, considerando o extensão e firmeza do reino de Satanás no mundo, os preconceitos obstinados dos gentios e o poder da idolatria, teriam seus medos e dúvidas sobre o efeito e o sucesso do reino do Messias; um reino espiritual, a ser estabelecido sem quaisquer meios externos, pela mera pregação da palavra, e a se opor ao que fosse grande ou forte entre os homens. O profeta, portanto, recorre a esses pensamentos; ensinando, primeiro, que o conselho divino, embora possa parecer estranho ao julgamento carnal, ainda estava fundado na soberana e mais perfeita sabedoria e conhecimento de Deus, onde as provas mais claras eram discerníveis na estrutura deste mundo; que Deus era mais sábio que os homens; que o conselho dele foi amadurecido; que pertencia à sua sabedoria e glória estabelecer e promover seu reino no mundo, mais por este método que por qualquer outro, que ele pudesse envergonhar toda a sabedoria carnal, tanto de judeus quanto de gentios; pois que a loucura de Deus, como parece aos homens carnais, é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus mais forte que os homens ( 1 Coríntios 1:22 ), etc., portanto, ele sabia que esse método de estabelecer seu reino seria tem seu certo efeito; que esta palavra, essa fé, venceria o mundo e subverteria a idolatria. ” Veja Vitringa e Dodd.

Comentário de John Calvin

12. Quem mediu? Depois de ter falado do cuidado amistoso de Deus em defender seu povo, ele agora proclama seu poder e concede a ele todos os elogios possíveis, os quais, no entanto, produziriam menos impressões sobre nós, se não seguíssemos o desígnio do Profeta. À primeira vista, os leitores ignorantes pensariam que o Profeta agrupa sentenças inacabadas, o que seria absurdo. Mas se olharmos para o seu objetivo, ele adorna o poder de Deus através de um discurso oportuno e elegante, que é um verdadeiro apoio à nossa fé, para que não hesitemos em acreditar que ele fará o que prometeu. Não sem razão Paulo diz que Abraão não hesitou, porque acreditava que Deus que prometera era capaz de realizar o que havia dito. ( Romanos 4:20 .) No mesmo sentido, ele também testemunha de si mesmo em outra passagem,

“Eu sei em quem acreditei; Deus é capaz de manter o que comprometi com ele. ”
( 2 Timóteo 1:12 .)

Essa é também a importância dessas palavras de Cristo,

“Meu pai que me deu você é maior que tudo.”
( João 10:29 .)

Visto que, portanto, devemos lutar continuamente contra a desconfiança, e como Satanás nos ataca por vários artifícios, é de grande importância que as promessas de Deus sejam acreditadas por nós, para dar a seu poder o louvor que ele merece. Agora, porque a restauração do povo estava além da crença, era necessário que as mentes divinas se elevassem acima do mundo, para que não pudessem ver a graça de Deus como limitada aos meios humanos.

Vemos que o Profeta não apenas ensina que Deus é o Criador do céu e da terra, mas aplica ao presente assunto tudo o que ele relaciona a respeito do poder infinito de Deus; e da mesma maneira, é adequado para nossa orientação. Quando qualquer adversidade acontece sobre nós, nossa salvação é oculta e, como se uma nuvem tivesse surgido, o poder de Deus é oculto; ficamos atônitos, como se o Senhor tivesse nos abandonado e negligenciado. Portanto, não pensemos que o Profeta fala de algum assunto comum; pois se essa convicção do poder de Deus estivesse profundamente assentada em nossos corações, não ficaríamos tão alarmados, e não seríamos perturbados por nenhuma calamidade. Nesse poder, como dissemos, Abraão se inclinou, para que pudesse abraçar cordialmente o que de outra forma era incrível; e, consequentemente, Paulo afirma ( Romanos 4:18 ) que “ele esperava contra a esperança”; pois ele acreditava que Deus era capaz de fazer o que ele havia dito, e não vacilou ou cambaleou em sua mente. Assim, somos ensinados a erguer os olhos acima deste mundo, para que não possamos julgar pelas aparências externas, mas podemos acreditar que o que Deus falou acontecerá; porque todas as coisas estão à sua disposição.

Embora essa convicção seja necessária para todos, eu disse que os judeus precisavam muito dela; pois foram pressionados com força por inimigos muito poderosos, não tinham meios de escapar nem esperança de liberdade, e nada era visto por todos os lados, exceto por um deserto grande e assustador. Em vão, portanto, seria oferecido consolo a eles, se eles não tivessem, por sugestão do Profeta, levantado suas mentes para o céu e, desconsiderando as aparências das coisas, fixado todo o seu coração no poder de Deus.

Quando ele nomeia “medidas”, usadas pelos homens em assuntos muito pequenos, ele se acomoda à nossa ignorância; pois assim o Senhor freqüentemente fala conosco e empresta comparações de assuntos que nos são familiares, quando fala de sua majestade; para que nossas mentes ignorantes e limitadas possam entender melhor sua grandeza e excelência. Fora, então, com todas as concepções grosseiras de Deus; pois a sua grandeza excede em muito todas as criaturas, de modo que o céu, a terra e o mar, e tudo o que eles contêm, por mais vasta que seja sua extensão, ainda que em comparação a ele nada seja.

Comentário de John Wesley

Quem mediu as águas na cavidade da sua mão, e mediu o céu com a extensão, e compreendeu o pó da terra em uma medida, e pesou as montanhas em escalas e as colinas em equilíbrio?

Quem tem – Quem pode fazer isso, exceto Deus? E esse discurso do infinito poder e sabedoria de Deus é adicionado para dar-lhes maior segurança: que Deus foi capaz de fazer as coisas maravilhosas, prometeu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *