Estudo de Isaías 40:13 – Comentado e Explicado

Quem determinou o espírito do Senhor, e que conselheiro lhe deu lições?
Isaías 40:13

Comentário de Albert Barnes

Quem dirigiu – Esta passagem é citada por Paulo em Romanos 11:34 , e referida por ele em 1 Coríntios 2:16 . A palavra traduzida ‘dirigida’ aqui ( ??? tiken ) é a mesma que é usada no versículo anterior, ‘e distribuída no céu.’ A idéia aqui é: Quem ajustou ou descartou a mente ou o espírito do Senhor? Que ser superior ordenou, instruiu ou descartou seu entendimento? Quem o qualificou para o exercício de sua sabedoria ou para a formação e execução de seus planos? O sentido é que Deus é supremo. Ninguém o instruiu ou o guiou, mas seus planos são dele, e todos foram formados sozinhos. E como esses planos são infinitamente sábios, e como ele não depende de ninguém para sua formação ou execução, seu povo pode ter confiança nele e acreditar que ele será capaz de executar seus propósitos.

O Espírito – A palavra ‘espírito’ é usada na Bíblia em uma variedade maior de sentidos do que quase qualquer outra palavra (veja a nota em Isaías 40: 7 ). Parece aqui ser usado no sentido da mente e se referir ao próprio Deus. Não há evidências de que se refira ao Espírito Santo, particularmente. A palavra espírito que ele usa, diz Calvino, por razão, julgamento. Ele empresta a semelhança da natureza da humanidade, a fim de que ele possa se acomodar mais a eles; nem, como me parece, ele fala aqui do essencial Espírito de Deus ‘(Comentário in loc ). O desígnio do profeta não é se referir à distinção na natureza divina ou ilustrar as características especiais das diferentes pessoas da Deidade; mas é expor a sabedoria do próprio Senhor, o Deus infinito e único, diferentemente dos ídolos, e qualificado para guiar, governar e libertar seu povo. A passagem não deve ser usada, portanto, como um texto de prova em relação à existência e sabedoria do Espírito Santo, mas é adequada para demonstrar apenas que Deus não é ensinado; e que ele é independente e infinito em sua sabedoria.

Ou sendo seu conselheiro – Margin, como em hebraico, ‘homem de seu conselho’. Ele não depende de conselhos sobre homens ou anjos. Ele é supremo, independente e infinito. Ninguém está qualificado para instruí-lo; e tudo, portanto, deve confiar em sua sabedoria e conhecimento.

Comentário de John Calvin

13. Quem instruiu o Espírito de Jeová? O que o Profeta havia ensinado anteriormente sobre a bondade e o poder do Senhor, ele agora acrescenta sobre sua sabedoria. E devemos observar a conexão; pois, o sentido carnal limita perversamente o poder de Deus aos meios humanos, de modo que sujeita indevidamente seu conselho inescrutável a raciocínios humanos. Até que Deus seja exaltado acima de todas as criaturas, muitas dificuldades se apresentam para interromper o curso de suas obras; e, portanto, se formarmos um julgamento de acordo com nossa própria opinião, vários escrúpulos surgirão imediatamente. Assim, sempre que não vemos como Deus fará isso ou aquilo, duvidamos que isso ocorra; porque o que ultrapassa nossa razão parece impossível. Conseqüentemente, como devemos contrastar, o poder de Deus com nossa fraqueza, nossa insolência deve ser reprimida por sua incomparável sabedoria.

Ao indagar, quem guiou ou dirigiu o Espírito de Deus, ele quer dizer que Deus não precisava de um professor para ir antes e informá-lo sobre coisas desconhecidas. O espírito aqui denota razão, julgamento ou entendimento; pois ele empresta uma comparação da natureza dos homens, para que possa se acomodar mais plenamente a eles; e não creio que isso deva ser entendido como denotando o essencial Espírito de Deus.

Comentário de John Wesley

Quem dirigiu o Espírito do Senhor, ou sendo seu conselheiro o ensinou?

Quem – Quem Deus precisava ou tomou para aconselhá-lo em qualquer uma de suas obras, seja da criação ou do governo do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *