Estudo de Isaías 40:27 – Comentado e Explicado

Por que dizer-te então, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?
Isaías 40:27

Comentário de Albert Barnes

Por que dizes? Este versículo é destinado a reprovar o povo pela falta de confiança em Deus. A idéia é: Se Deus é tão grande; se for organizar as hostes do céu com tal habilidade infalível, fazendo com que todas as estrelas observem seu lugar apropriado e seus horários exatos, os interesses de seu povo estarão seguros em suas mãos. A piedade pode sempre encontrar segurança na certeza de que Aquele que preserva a ordem ininterrupta dos céus não deixará de guardar e salvar seu povo. A linguagem deste versículo deve ser entendida como dirigida aos judeus que suspiram por libertação em seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia. Sua cidade e templo devastaram por muitos anos; o cativeiro havia sido longo e cansativo, e sem dúvida muitos estariam prontos para dizer que isso nunca terminaria. Para fornecer um argumento para enfrentar esse estado de desânimo, o profeta coloca diante deles essa descrição sublime da fidelidade e do poder de Deus.

O Jacob – Um nome frequentemente dado aos judeus como descendentes de Jacob.

O Israel – denotando o mesmo. O nome Israel foi dado a Jacó porque ele tinha poder para prevalecer como um príncipe com Deus Gênesis 32:28 ; e tornou-se o nome comum pelo qual seus descendentes eram conhecidos.

Meu caminho está escondido do Senhor – isto é, não é visto ou notado. A palavra ‘caminho’ aqui denota evidentemente o estado ou condição; o modo de vida ou as calamidades que eles experimentaram. O termo é freqüentemente empregado para denotar o lote, condição ou maneira pela qual se vive ou age o Salmo 37: 5 ; Isaías 10:24 ; Jeremias 12: 1 . A frase ‘está oculta’ significa que Deus a ignora ou que não a atende; e a queixa aqui é que Deus não os havia considerado em suas calamidades, e não se interporia para salvá-los.

E meu julgamento – minha causa. A palavra aqui se refere à sua condição entre as pessoas em que foram cativos e por quem foram oprimidos. Eles são representados como sendo privados de sua liberdade; e aqui se queixam de que Deus desconsiderou a causa deles e que ele não saiu para libertá-los de suas opressões e provações.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 40: 27-28 . Por que você diz, ó Jacó – A parte consoladora do discurso do profeta começa neste versículo, em que a doutrina e a profecia precedentes são aplicadas ao conforto da igreja, reclamando, em meio a suas várias aflições, que ela havia sido negligenciada pelo Senhor; cuja denúncia constitui a base do consolo contido neste período. Por que você dá lugar a tais ciúmes a respeito de seu Deus, de cujo poder infinito, e sabedoria e bondade, existem demonstrações tão evidentes? Meu caminho está escondido – Ele não percebe minhas orações, lágrimas e sofrimentos, mas sofre meus inimigos para abusarem de mim à vontade deles. Esta queixa é proferida em nome do povo, sendo profeticamente suposto estar em cativeiro. Meu julgamento é passado por meu Deus – minha causa. Deus deixou de defender minha causa e de julgar por mim contra meus inimigos. Não sabes? – És ignorante, não considerarás; que o Deus eterno – que não teve princípio de dias e não terá fim de vida; quem foi da eternidade, e será para a eternidade, e com quem, portanto, não há deficiência, nem decadência; o Senhor – hebraico, JEOVÁ, o Ser auto-existente; o Criador dos confins da terra – isto é, de toda a terra, até seus limites máximos e de tudo o que nela existe; não desmaia, nem está cansado – Com os cuidados de sua igreja ou do mundo? Ele não é, por idade ou trabalho, fraco e incapaz de ajudar seu povo, como costumam ser os homens; nem o cuidado deles é um fardo para ele. Não há busca de seu entendimento – Sua providência compreende todas as coisas, e nada está isento dela: e os conselhos pelos quais ele governa o mundo todo e, de maneira especial, os assuntos de seu povo, estão muito acima do alcance de qualquer entendimento humano; e, portanto, agimos de maneira ignorante e tola se fizermos um julgamento precipitado sobre os caminhos do Deus infinitamente sábio.

Comentário de John Calvin

27. Por que você diz? O Profeta agora expõe ou com os judeus, porque eles foram quase vencidos pelo desespero, e não olharam para as promessas de Deus, pelas quais deveriam, ter apoiado suas mentes; ou ele prevê a posteridade, para que não afundem em nenhuma angústia, por mais que continuem. Os verbos são no sentido futuro, que também podem ser explicados pelo humor subjuntivo: Por que você diria? Pois Isaías deduz justamente a afirmação anterior, de que o povo escolhido, aconteça o que acontecer, deve esperar pacientemente por Deus, até que ele dê assistência no devido tempo. Ele argumenta do menor para o maior: “Visto que Deus mantém todas as partes do mundo sob sua autoridade, é impossível que ele abandone sua Igreja”. No entanto, é provável que naquela época houvesse ouvido queixas entre as pessoas, pelas quais eles murmuraram contra Deus, como se ele não se importasse com a salvação deles, ou que demorasse em prestar assistência, ou até fechasse os olhos e não visse o que eles estavam fazendo. angústias. A falha que agora é corrigida é que eles pensavam que Deus não se importava com eles; como geralmente acontece nas aflições, nas quais pensamos que Deus nos abandonou e nos expôs como presa, e que ele não se preocupa com os assuntos deste mundo. (128)

Ó Jacó e Israel! Por esses nomes, ele recorda a aliança do Senhor, que havia sido ratificada por promessas tão numerosas e tão diversificadas; como se ele tivesse dito: “Não achas que és aquele povo que Deus escolheu particularmente para si? Por que você imagina que quem não pode enganar não atende à sua causa? ”

O meu caminho está escondido de Jeová. Ele emprega a palavra caminho para “condição” e “causa”, e oculto, para “desconsiderado” ou “desconhecido”; pois se Deus adiar sua assistência por um curto período, pensamos que seu cuidado não se estende a nós. Alguns explicam de maneira diferente, isto é, que as pessoas aqui são reprovadas por pensarem que não seriam punidas por pecar, e pensam que esse sentimento se assemelha a: “O homem mau disse em seu coração: Deus não existe. ” ( Salmos 14: 1. ) Mas os Profetas que queriam dizer inquestionavelmente eram: “Pensas, ó Israel, que o Senhor não se preocupa com os teus assuntos?” Pois ele exclama contra a desconfiança do povo, e os repreende bruscamente, para depois confortá-los e mostrar que o Senhor ajudará continuamente seu povo a quem se comprometeu a defender.

E o meu juízo passa longe do meu Deus. A palavra julgamento confirma nossa interpretação da cláusula anterior; pois “julgamento” é implorado na aflição, quando somos injustamente oprimidos ou quando alguém nos faz mal; e diz-se que Deus favorece e realiza “julgamento”, ou “nosso direito”, quando, depois de conhecer nossa causa, ele nos defende e nos protege; e diz-se que ele passa por ele quando nos ignora e nos permite ser devorados por nossos inimigos. É como se ele tivesse dito que os judeus agem injustamente ao reclamar que Deus desconsiderou a causa deles e os abandonou; e por essa repreensão ele os prepara para receber consolo, pois eles não poderiam recebê-lo enquanto suas mentes estavam ocupadas com pensamentos perversos ou tolos. Portanto, era necessário primeiro remover as obstruções e abrir caminho para o consolo.

Comentário de John Wesley

Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel, que o meu caminho está escondido do Senhor, e que o meu julgamento é passado do meu Deus?

O quê – Por que você dá lugar a tais ciúmes a respeito de seu Deus, de cujo poder infinito, sabedoria e bondade, existem demonstrações tão evidentes?

Está escondido – Ele não percebe minhas orações, lágrimas e sofrimentos, mas sofre meus inimigos para abusarem de mim à vontade deles. Esta queixa é proferida em nome do povo, sendo profeticamente suposto estar em cativeiro.

Julgamento – Minha causa. Deus deixou de defender minha causa e de julgar por mim contra meus inimigos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *