Estudo de Isaías 40:28 – Comentado e Explicado

Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria.
Isaías 40:28

Comentário de Albert Barnes

Não sabes? Esta é a linguagem do profeta que os repreende por reclamarem de ter sido abandonados e assegurar-lhes que Deus era fiel às suas promessas. Esse argumento do profeta, que continua até o final do capítulo, compreende o escopo principal do capítulo, que é induzi-los a confiar em Deus e acreditar que ele era capaz e disposto a libertá-los. A frase: Não sabes? refere-se ao fato de que o povo judeu teve uma oportunidade abundante de aprender, em sua história e com seus pais, o verdadeiro caráter de Deus e toda a sua capacidade de salvá-los. Ninguém havia tido tanta luz sobre esse assunto e, agora que estavam em julgamento, deveriam recordar seu conhecimento anterior de seu caráter e recordar suas relações de fidelidade com eles e seus pais. É bom que o povo de Deus, em tempos de calamidade e provação, lembre-se de suas antigas relações com sua igreja. Essa história fornecerá fontes abundantes de consolo e garantias abundantes de que seus interesses estão seguros em suas mãos.

Não ouviste? Das tradições dos pais; a instrução que você recebeu desde os tempos antigos. Uma grande parte do conhecimento dos judeus era tradicional; e esses atributos de Deus, como um Deus fiel, constituíam, sem dúvida, uma parte importante do conhecimento que assim lhes fora comunicado.

O Deus eterno – O Deus que existe desde a eternidade, ao contrário dos ídolos dos pagãos. Se ele fosse da eternidade, ele seria imutável, e seus propósitos não poderiam falhar.

O Criador dos confins da terra – A frase ‘os confins da terra’ significa o mesmo que a própria terra. Às vezes, a Terra é mencionada como uma vasta planície com limites ou fronteiras (ver Isaías 40:22 ). ; Psalm 67:7 ; Psalm 98:3 ; Isaiah 43:6 ; Isaiah 45:22 ; Isaiah 52:10 ). É provável que essa tenha sido a idéia predominante entre os antigos (compare Deuteronômio 33:17 ; 1 Samuel 2:10 ; Salmo 19: 6 ; Salmo 22:27 ; Salmo 48:10 ; Salmo 65: 5 ; Salmo 67: 7 ; Salmos 98: 3 ; Isaías 43: 6 ; Isaías 45:22 ; Isaías 52:10 ). O argumento aqui é que aquele que formou a terra não poderia estar exausto ou cansado em uma obra tão pequena quanto a de proteger seu povo.

Não desmaia – não está cansado nem exausto. Que Deus, que formou e sustentou todas as coisas, não está exausto em seus poderes, mas ainda é capaz de defender e guardar seu povo.

Não há busca de seu entendimento – O Deus que criou todas as coisas deve ser infinitamente sábio. Há provas de habilidade ilimitada nas obras de suas mãos, e é impossível para a mente finita procurar plena e adequadamente todas as provas de sua sabedoria e habilidade. O homem pode ver apenas uma parte – uma pequena parte, enquanto o vasto oceano, o fundo ilimitado de sua sabedoria, ainda permanece inexplorado. Esse pensamento é lindamente expresso por Zofar em Jó 11: 7-9 :

Você pode, procurando, descobrir Deus?

Você pode descobrir o Todo-Poderoso até a perfeição?

É tão alto quanto o céu;

O que podes fazer?

Mais profundo que o inferno;

O que podes saber:

A sua medida é mais longa que a terra,

E mais amplo que o mar.

O argumento aqui é que Deus que fez todas as coisas deve estar intimamente familiarizado com as necessidades de seu povo. Eles não tinham, portanto, motivo para reclamar que o caminho deles estava escondido do Senhor e a causa passada por ele. Talvez, também, esteja implícito que, como seu entendimento era vasto, eles não deviam esperar ser capazes de compreender a razão de todos os seus atos; mas deveria esperar que houvesse muita coisa misteriosa e insondável. As razões de suas ações são muitas vezes escondidas de seu povo; e o consolo deles é encontrado na garantia de que ele é infinitamente sábio e de que quem domina o universo deve saber o que é melhor e não pode errar.

Comentário de Adam Clarke

Não há busca de seu entendimento “E que seu entendimento é insondável” – Vinte e quatro MSS., Duas edições, a Septuaginta e a Vulgata, liam ???? veein , com a conjunção ? vau .

Comentário de John Calvin

28. Você não sabe? Ele repete a mesma afirmação que ele havia feito anteriormente, de que as pessoas que haviam sido cuidadosamente ensinadas na escola de Deus eram indesculpáveis ??por sua preguiça e as repreende bruscamente por não terem lucrado mais com a doutrina da Lei e com a outra. meios que Deus havia concedido, além do conhecimento que eles possuíam em comum com os gentios. A palavra saber, que é mais geral, é colocada em primeiro lugar; porque por muitos milagres e outras provas Deus manifestou sua glória. Em seguida, ele pergunta: Você não ouviu? Como se ele tivesse dito: “Se você nada lucra ao ser ensinado por ações e por palavras que Deus nunca está desempregado, é evidente que você é excessivamente intratável”.

Que Jeová é o Deus da eternidade. O Profeta o chama de “eterno”, e assim o distingue de todos os ídolos, que perduram por um tempo e foram feitos por homens; e verdadeiramente, se isso estivesse profundamente assentado em nossos corações, não haveria mais espaço para desconfiança; pois se Deus é eterno, ele nunca muda ou decai, sendo a eternidade atendida uniformemente por essa qualidade, que nunca é passível de mudar, mas sempre permanece a mesma. Visto que os judeus não acreditavam suficientemente nessas coisas, embora muitas vezes os “tivessem ouvido”, o Profeta pretendia despertá-los com essa repreensão, a fim de mostrar que eles seriam duplamente culpados diante de Deus, se depois de terem sido ensinados por ambos. seus numerosos benefícios, e pela palavra, eles não rendem a honra e a glória que lhe são devidas.

E não está cansado pelo cansaço, e não há busca de seu entendimento. Aqui o Profeta faz duas declarações; primeiro, que Deus não está cansado de fazer o bem; e, segundo, que ninguém pode explorar sua sabedoria. Na cláusula anterior, ele mostra que nada impedirá Deus de continuar exercendo sua bondade; pois ele não é como homens cujos recursos se esgotam com doações frequentes, ou que estão cansados ??de dar continuamente novos favores, ou que se arrependem de sua generosidade. Sua bondade nunca se esgota; se ele foi gentil com os pais, não será menos gentil e generoso com a posteridade. Quanto à alegação de que Deus muitas vezes age de maneira diferente do que pensamos ser melhor para nós, o Profeta cumpre dizendo que seu propósito é incompreensível e nos adverte que não devemos murmurar, embora ele não faça tudo de uma vez. cumprir com nossos desejos; porque nada está melhor adaptado para acalentar nossa esperança do que essa sobriedade, o que nos leva a considerar quão maravilhosamente Deus trabalha em nos preservar e, assim, nos submeter a seu conselho secreto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *