Estudo de Isaías 40:7 – Comentado e Explicado

A erva seca e a flor fenece quando o sopro do Senhor passa sobre elas. {Verdadeiramente o povo é semelhante à erva.}
Isaías 40:7

Comentário de Albert Barnes

A grama murcha Logo murcha. Sua beleza logo se foi.

A flor desaparece – Logo desaparece; ou desaparece quando o vento do Senhor passa sobre ele. O mesmo acontece com o homem. Ele perde o vigor e morre imediatamente quando o Senhor tira sua força e sua beleza.

Porque o espírito do Senhor sopra sobre ele – isto deve ser manifestado, sem dúvida: ‘Quando o vento do Senhor sopra sobre ele.’ A palavra espírito aqui não se adequa à conexão e não expressa a idéia do profeta. A palavra ??? rûach significa, propriamente, “respiração” – uma respiração ou sopro; e é freqüentemente usado de fato para denotar espírito, alma, vida. Mas isso geralmente significa um sopro de vento; uma brisa; ar em movimento Jó 41: 8 ; Jeremias 2:24 ; Jeremias 14: 6 . ; Isaiah 27:8 . The ‹wind of Yahweh’ means that which Yahweh sends, or causes; and the expression here refers, doubtless, to the hot or poisonous east winds which blow in Oriental countries, and which wither and dry up everything before them (compare Jonah 4:8 ). É aplicada à brisa fresca que brota à noite ( Gênesis 3: 8 ; compare Gênesis 8: 1 ; Isaías 7: 2 ; Isaías 41:16 ; e também uma tempestade ou furacão Jó 1:19 ; Jó 30: 15 ; Isaías 27: 8. O ‘vento do Senhor’ significa aquilo que o Senhor envia, ou causa; e a expressão aqui se refere, sem dúvida, aos ventos quentes ou venenosos do leste que sopram nos países orientais e que murcham e secam tudo diante deles (compare Jonas 4: 8 ).

Certamente o povo é capim – Lowth lê isto, este povo; referindo-se à nação judaica. Então o siríaco. Talvez se refira ao povo da Babilônia (então Rosenmuller), e significa que pessoas poderosas desapareceriam como grama. Mas a interpretação mais provável é a que considera que se refere a todas as pessoas e, é claro, incluindo os judeus e os babilônios. O sentido, de acordo com essa visão, é: todas as nações desaparecerão. Todo poder humano cessará. Mas a promessa do Senhor sobreviverá. Será imutável em todas as revoluções; sobreviverá a todas as flutuações que ocorrerão entre as pessoas. Portanto, pode-se confiar em confiança inabalável. Produzir essa confiança era o objeto da proclamação. Nesta passagem, descritiva do estado do homem, o leitor será imediatamente lembrado da bela linguagem de Shakespeare:

Este é o estado do homem! Hoje ele coloca

As folhas tenras da esperança: amanhã floresce,

E carrega suas honras vermelhas sobre ele;

O terceiro dia chega uma geada, uma geada mortal,

E quando ele pensa, bom homem fácil, cheio de certeza

Sua grandeza está amadurecendo, belisca sua raiz,

E então ele cai –

– Nunca mais ter esperança.

Galinha. VIII, Lei. ii. Sc. 2)

Na passagem seguinte de Tasso, a mesma imagem é adotada:

A suave brotação rosa (quoth ele) eis,

Aquele primeiro escasso espiando com raios virgens,

Meio opaco, meio fechado, suas belezas se dobram

Em suas queridas folhas, e menos visto, mais justo parece,

E depois os espalha mais amplos e ousados,

Então definha e morre nos últimos extremos.

Assim, ao passar de um dia, passa

O broto e flor da vida do homem,

Nem floresce mais, mas, como a grama

Cortada, fica murcha, pálida e minguante.

Fairfax, Edit. Windsor, 1817.

Comentário de Adam Clarke

A grama murcha – Todo esse versículo está faltando em três dos MSS de Kennicott e cinco dos De Rossi., E em um MS muito correto e antigo. de minha autoria, e também na Septuaginta e no árabe.

Certamente o povo “Verdadeiramente esse povo” – Então o siríaco; quem talvez leu ??? ??? haam hazzeh .

Porque o espírito do Senhor “Quando o vento de Jeová” – ???? ??? ruach Jeová , um vento de Jeová, é um hebraísmo, que significa apenas um vento forte. É sabido que um vento quente no leste destrói qualquer coisa verde. Compare o Salmo 103: 16 . Dois MSS. omita a palavra ???? Jeová, Jeová.

Comentário de John Calvin

7. A grama está murcha. Isso pode ser entendido como relacionado à beleza dos campos, que são estragados por uma única rajada de vento, como se diz, ( Salmos 103: 16 ): “Assim que o vento passa por ele, ele se foi;” pois sabemos que o vento é chamado “o Espírito de Deus” em outras passagens. Mas estou mais inclinado a pensar que a metáfora é adaptada ao presente assunto; caso contrário, sua aplicação seria um tanto obscura. O Profeta, portanto, explica que objetivo ele tem em vista, dizendo que os homens, com toda a sua glória, não passam de grama; o roubo é porque o Espírito de Deus os levará rapidamente por um único fôlego.

Porque o Espírito do Senhor soprou sobre ele. O significado pode ser assim explicado: “Por mais ilustres os dons com que os homens sejam dotados, mas assim que o Espírito de Deus soprar sobre eles, eles alimentarão que não são nada”. Pois a falsa confiança com que se intoxicam brota dessa fonte, que eles não aparecem diante de Deus, mas, a fim de se entregar livremente a lisonjear a si mesmos, rastejam para lugares ocultos. Para que não mais se enganem por um prazer tolo da falsidade, o Profeta os arrasta para a presença de Deus, e admite que aparentemente eles florescem quando são retirados de Deus; mas assim que o Senhor soprou sobre eles, toda a sua força e beleza perecem e se deterioram.

Mas pode-se pensar que ele designa para o “Espírito de Deus” um ofício que está muito em desacordo com sua natureza; pois pertence a ele “renovar por seu poder a face da terra”. ( Salmos 104: 30. ) Por outro lado, se o Senhor retira seu Espírito, tudo é reduzido a nada. Aqui Isaías afirma o que é extremamente diferente e parece contradizer David. Mas não há absurdo em dizer que todas as coisas são renovadas pelo poder do Espírito e, novamente, que o que antes parecia ser algo é reduzido a nada; pois não somos nada além de Deus, e, para que possamos começar a ser algo nele, precisamos primeiro ser convencidos, e conscientizados de que somos vaidade. Portanto, o Senhor sopra sobre nós, para que possamos saber que somos nós mesmos nada.

Certamente o povo é grama. O Profeta acrescentou isso, para que todos saibam que ele não estava falando de estrangeiros, mas daquele povo que glorificava em nome de Deus; pois os judeus poderiam ter pensado que eram mais excelentes e possuíam uma posição mais alta do que outros homens, e que, por esse motivo, deveriam ser isentos do lote comum. Ele, portanto, aborda teta expressamente e por nome, para que eles não reivindiquem nada para si mesmos acima dos outros; como se ele tivesse dito, que eles agiriam com sabedoria se, por convicção de sua pobreza, abandonassem toda a confiança em si mesmos. Em uma palavra, o Profeta, depois de mencionar o consolo, mostra como os homens devem estar preparados para recebê-lo; pois eles não são capazes disso até que antes tenham sido reduzidos a nada. Portanto, nossa dureza deve ser abrandada, nossa arrogância deve ser abaixada e abatida, nosso orgulho deve ser envergonhado, e nossos corações devem ser subjugados e humilhados, se desejamos receber com alguma vantagem as consolações que os profetas nos trazem pelo comando de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *