Estudo de Isaías 40:8 – Comentado e Explicado

A erva seca e a flor fenece, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.
Isaías 40:8

Comentário de Albert Barnes

A grama murcha … – Isso é repetido no versículo anterior por uma questão de ênfase ou forte confirmação.

Mas a palavra do nosso Deus – A frase palavra do nosso Deus refere-se à sua promessa de ser o protetor e libertador do seu povo em seu cativeiro, ou, em geral, significa que todas as suas promessas serão firmes e imutáveis.

Permanecerá para sempre – No meio de todas as revoluções entre os homens, sua promessa será firme. Não apenas viverá entre as mudanças das dinastias e as revoluções dos impérios, mas continuará para todo o sempre. Isto é projetado para apoiar pessoas afligidas e oprimidas; e deve ter sido para eles, em sua escravidão, a fonte de alto consolo. Mas é igualmente agora. Entre todas as mudanças na terra; as revoluções dos impérios; o desaparecimento dos reinos, Deus é o mesmo, e suas promessas são infalíveis. Vemos a grama murchar no retorno do outono ou na seca: vemos a flor do campo perder sua beleza e decair; vemos o homem regozijando-se em seu vigor e sua saúde, cortados em um instante; vemos cidades caírem e reinos perdem seu poder e desaparecem entre as nações, mas Deus não muda. Ele preside todas essas revoluções e fica calmo e imóvel em meio a todas essas mudanças. Nenhuma de suas promessas falhará; e no final de todas as mudanças pelas quais as coisas humanas sofrerem, o Senhor, o Deus do seu povo, será o mesmo.

Comentário de John Calvin

8. A grama murcha. Essa repetição é novamente adicionada com o objetivo de trazer em nada a glória da carne, mas ao mesmo tempo contém em si um consolo altamente valioso, que Deus, quando derruba seu povo, imediatamente os levanta e os restaura. O contexto, portanto, corre assim: “A grama realmente murcha e perece, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Depois de ter aprendido quão vazios e destituídos somos de todas as bênçãos, quão transitória e desbotada é a glória da carne, o único consolo que nos resta, para que sejamos elevados pela palavra do Senhor, como por uma mão estendida, é que somos frágeis e desbotados, mas que a palavra do Senhor é durável e eterna e, em uma palavra, que a vida de que precisamos nos é oferecida a partir de outro quarto.

Mas a palavra do nosso Deus permanecerá para sempre. Esta passagem compreende o evangelho inteiro em poucas palavras; pois consiste em reconhecer nossa miséria, pobreza e vazio, que, sendo sinceramente humilhados, podemos voar para Deus, por quem somente seremos perfeitamente restaurados. Portanto, não desmaie ou desanime os homens pelo conhecimento de sua nudez e vazio; pois a palavra eterna lhes é exibida, pela qual podem ser abundantemente apoiados e sustentados. Também somos ensinados que não devemos buscar consolo de nenhuma outra fonte além da eternidade, que não deve ser buscada em nenhum outro lugar que não em Deus; pois nada que seja firme ou durável será encontrado na terra. Nada é mais tolo do que ficar satisfeito com o estado atual, que consideramos passageiro; e todo homem está enganado que espera poder obter a felicidade perfeita até que ele tenha ascendido a Deus, a quem as Escrituras chamam de eterno, para que possamos saber que a vida flui para nós dele; e, de fato, ele nos adota para sermos filhos dele nessa condição, para nos tornar participantes de sua imortalidade.

Mas isso seria inútil se a maneira de procurá-lo não fosse apontada; e, portanto, ele exibe a palavra, da qual não devemos, de forma alguma, desviar-nos; pois, se fizermos o menor afastamento, estaremos envolvidos em labirintos estranhos e não encontraremos maneira de nos libertar. Agora, a palavra é chamada eterna, não apenas em si mesma, mas em nós; e isso deve ser particularmente observado, porque, caso contrário, não poderíamos obter consolo. E assim Pedro, um fiel expositor desta passagem, aplica-o a nós, quando ele diz que “somos regenerados por essa semente incorruptível, isto é”, diz ele, “pela palavra que é pregada”. ( 1 Pedro 1:23 .) Portanto, inferimos, o que mencionei um pouco antes, que a vida está preparada para os mortos que chegarão sedentos à fonte que lhes é exibida; pois o poder que está escondido em Deus nos é revelado pela palavra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *