Estudo de Isaías 42:13 – Comentado e Explicado

Tal como um herói, o Senhor avança; como um guerreiro, ele desperta seu ardor; lança seu grito de guerra, como um herói que afronta seus inimigos.
Isaías 42:13

Comentário de Albert Barnes

O Senhor deve sair – Este e os seguintes versículos dão as razões pelas quais eles deveriam louvar ao Senhor. Ele se esforçaria para vencer e subjugar seus inimigos, e libertar seu povo. Em suas conquistas e no estabelecimento de seu reino, todas as pessoas teriam ocasião de se alegrar e se alegrar.

Como um homem poderoso – Como um herói, como um guerreiro. O Senhor está frequentemente nas Escrituras representado como um herói, ou um homem de guerra:

Javé é homem de guerra:

Javé é o nome dele. Êxodo 15: 3 .

Quem é esse rei da glória?

Javé, forte e poderoso;

Javé poderoso em batalha. – Salmo 24: 8 .

Compare o Salmo 45: 3 ; Isaías 27: 1 ; Isaías 30:30 ,

Ele provocará ciúmes – Ele despertará sua vingança ou indignação. A palavra q?? qin’âh significa vingança ou indignação, além de ciúme. A imagem aqui é a de um guerreiro que corre impetuosamente para se vingar de seus inimigos.

Ele deve chorar – Ele deve gritar, ou um clamor alto. Os guerreiros geralmente entravam em uma batalha com um grito alto, projetado para estimular sua própria coragem e intimidar seus inimigos. Toda essa linguagem é tirada dessa entrada em um compromisso e denota a determinação fixa de Deus em derrubar todos os seus inimigos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 42:13 . O Senhor sairá, etc. – JEOVÁ marchará como um herói; como um poderoso guerreiro, despertará sua vingança; Ele deve chorar em voz alta; ele deve gritar amain; ele exercerá sua força contra seus inimigos. Lowth. Essas palavras estão tão ligadas às precedentes, a ponto de conter o argumento do louvor ao qual o profeta havia incitado os gentios: qual argumento parece ser essa bênção soberana da graça divina estabelecida na parte anterior deste discurso e por que ele havia chamado os gentios a darem glória ao Senhor; mas ele não termina aqui. Ele continua o mesmo argumento, embora sob uma figura diferente; pois ele apresenta Jeová, como herói e guerreiro, que, tendo sofrido muito tempo com os insultos de seus adversários, finalmente aparece, como um poderoso guerreiro, dotado de força heróica, para se opor aos inimigos e tirar deles o poder há muito usurparam e libertaram seu povo da opressão desse poder. A referência é, evidentemente, à destruição do reino de Satanás, do pecado e da idolatria, pelo Filho de Deus. Compare Mateus 12:29 . João 12:31 . 10:18 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 42: 13-15 . O Senhor deve sair – Nomeadamente, para lutar contra seus inimigos. Ele provocará ciúmes – Sua feroz indignação contra os inimigos obstinados de seu Filho e evangelho. Ele deve chorar, sim, rugir – Como um leão pula sobre sua presa, e como soldados fazem quando começam a batalha. Mantive minha paz há muito tempo – fiquei em silêncio por muito tempo e não me interponho em favor da minha causa, mas fiz com que Satanás e seus servos prevalecessem no mundo, afligissem meu povo e dificultassem o entretenimento de minha doutrina e adoração. entre a humanidade; e esta minha tolerância aumentou a presunção de meus inimigos. Agora vou chorar como uma mulher que trabalha em parto – Agora não me contenho mais do que uma mulher que sofre de dores de parto pode deixar de gritar: mas darei vazão a meus justos ressentimentos pelos ferimentos oferecidos a mim e ao meu povo oprimido, trazendo alguma punição exemplar aos seus opressores. Destruirei e devorarei de uma só vez – destruirei repentina e completamente os inimigos incorrigíveis da minha verdade. Quando as provocações dos homens atingem uma grande altura, Deus é representado nas Escrituras como se sua paciência estivesse bastante cansada, e ele não podia mais deixar de puni-los: ver Jeremias 15: 6 ; Jeremias 44:22 . Farei com que desperdice montanhas e colinas – Ele não quer dizer montanhas secas e áridas, pois elas já eram desperdícios, mas eram vestidas de grama e ervas. Qual cláusula deve ser entendida metaforicamente de Deus destruindo seus inimigos mais elevados e prósperos, freqüentemente comparados nas Escrituras às montanhas e colinas. Vou secar as piscinas – Remova todas as fontes de prosperidade e conforto. “Como a misericórdia de Deus é representada por derramar água sobre o solo seco, cap. 35: 6 e 44: 3, então sua ira é descrita como se fosse um fogo consumidor, ressecando tudo e reduzindo-o à esterilidade.

Comentário de John Calvin

13. Jeová como um gigante. O que Isaías agora acrescenta tem o objetivo de superar as tentações dos crentes. Ele atribui a Deus força e poder, para que saibam que encontrarão nele uma defesa segura; pois, na adversidade, estamos perplexos, porque duvidamos que Deus possa ou não nos prestar assistência, especialmente quando, ao adiar, ele parece, em certa medida, rejeitar nossas orações; e, portanto, o Profeta exalta em voz alta o poder de Deus, para que todos aprendam a confiar e confiar nele.

Irá adiante. O que é mencionado aqui deve ser tomado metaforicamente; pois Deus parecia estar oculto no momento em que permitiu que seu povo fosse afligido e oprimido sem nenhuma aparição de ajuda; e, portanto, a palavra significa “sair publicamente em prol da assistência”. Isso é confirmado pelo seguinte.

E como um guerreiro. Quando ele atribui a Deus uma indignação ardente, com a qual ele se apressa “como um guerreiro” contra seus inimigos, as comparações são feitas a partir de sentimentos humanos e nos declaram a poderosa assistência de Deus, que de outra forma não causaria uma impressão suficientemente poderosa em nossas mentes. Portanto, ele se adapta à nossa capacidade, como já dissemos muitas vezes, de que possamos saber quão ardentemente ele deseja nos preservar, e o quanto ele está angustiado pela aflição e opressão dos crentes, e da mesma forma que terrível é a sua ira, sempre que ele se prepara para a batalha.

Devemos sempre observar a estação peculiar que o Profeta tinha nos olhos, à qual essas previsões devem ser aplicadas; pois enquanto os inimigos estavam se tornando cada vez mais ferozes e insultavam um povo miserável, era dever dos crentes olhar para algo bem diferente do que viam com seus olhos, e acreditar que Deus é suficientemente poderoso para subjugar seus inimigos. e salve-os de suas mãos. Tampouco foi durante o cativeiro que era importante para eles terem sua tristeza aliviada por essa promessa, mas quase até a vinda de Cristo; pois eles eram contínua e dolorosamente constrangidos a encontrar graves angústias, como é evidente na história.

Comentário de John Wesley

O Senhor sairá como homem poderoso, e provocará inveja como homem de guerra; ele clamará, sim, rugirá; ele prevalecerá contra seus inimigos.

Vá em frente – Para a batalha.

Agite – Ele despertará sua força e ira contra os inimigos obstinados de seu Filho e evangelho.

Rugido – Como um leão salta sobre sua presa, e como soldados fazem quando começam a batalha.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *