Estudo de Isaías 42:17 – Comentado e Explicado

Retrocederão, cheios de vergonha, aqueles que se fiam nos ídolos, e que dizem às estátuas fundidas: Sois nosso Deus.
Isaías 42:17

Comentário de Albert Barnes

; Isaiah 37:27 ; see also Ezekiel 16:52 ). Devem ser retrocedidos – As frases, a serem retrocedidas e embaraçadas de vergonha, são freqüentemente usadas nas Escrituras para denotar um estado de decepção em relação a um objeto de confiança ou confiança, e especialmente daqueles que confiaram. nos ídolos (ver Salmo 35: 4 ; Salmo 70: 3 ; Salmo 97: 7 ; compare as notas em Isaías 1:29 ; Isaías 19: 9 ; Isaías 37:27 ; veja também Ezequiel 16:52 ). O sentido aqui é que eles não deveriam encontrar proteção em seus deuses-ídolos como esperavam, e que fossem cobertos com culpa consciente para sempre, tendo confiado neles e prestado a eles a homenagem que era devido ao Deus verdadeiro. .

Comentário de John Calvin

17. Eles devem ser empurrados de volta. Isso nos permite ver mais claramente a quem a doutrina anterior se relaciona, pois distingue entre os adoradores de Deus e os adoradores de ídolos. O Senhor será um líder para o seu próprio povo, mas, por outro lado, aqueles que adoram ídolos terão vergonha. Como se ele tivesse dito, que aqui o Senhor nos dá uma escolha, seja para ser salvo por sua graça ou para perecer miseravelmente; pois todos os que depositam sua esperança de salvação nos ídolos perecerão, mas os que confiam na palavra de Deus têm certeza da salvação; porque, embora muitas vezes sejam fortemente afligidos, ele não permitirá que a esperança deles seja envergonhada no final, mas, pelo resultado, provará que ele não fez em vão essa distinção.

E diga a uma imagem fundida: Vocês são nossos deuses. É certo que por essas duas marcas são descritos todos os idólatras que depositam sua esperança em qualquer outra pessoa que não somente em Deus; pois, embora os idólatras não se curvem diante de seus ídolos, ainda assim, ao atribuir-lhes divindade, eles oferecem blasfêmia ao Deus único e verdadeiro; pois a parte principal da adoração a Deus consiste em fé e invocação a ele, os quais o Profeta aqui descreve. Pode-se perguntar: eles eram tão estúpidos a ponto de dizer a uma imagem: “Você é meu deus?” pois todas as pessoas supersticiosas confessaram que Deus está no céu e não atribuíram abertamente a divindade à madeira ou à pedra. Eu respondo, todos os idólatras atribuem às imagens o poder de Deus, embora reconheçam que ele está no céu; pois, quando fogem para estátuas e imagens, quando lhes fazem e fazem votos, sem dúvida atribuem a eles o que pertence a Deus. É em vão para eles, portanto, disfarçar sua ignorância sob desculpas plausíveis, pois consideram que madeira e pedra são deuses e oferecem o mais alto insulto a Deus; e consequentemente, o Profeta não empregou linguagem exagerada, ou acusou-os falsamente de serem idólatras; pois é claramente testemunhado por suas palavras e discursos, quando eles chamam seus ídolos e imagens de deuses. Embora não tenham proferido uma palavra, sua loucura é manifestada abertamente ao imaginar que não podem alcançar a mão ou o ouvido de Deus sem se curvar diante das imagens para proferir suas orações. O objetivo dessas declarações é que todos possam entender que ninguém será salvo, senão aquele que confia somente em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *