Estudo de Isaías 42:24 – Comentado e Explicado

Quem então entregou Jacó aos saqueadores, Israel aos depredadores? {Não é o Senhor contra quem pecamos, cujas vias não quiseram seguir, nem respeitar suas ordens}.
Isaías 42:24

Comentário de Albert Barnes

Quem deu a Jacó um despojo? Quem desistiu do povo judeu para ser saqueado? O objetivo deste versículo é trazer claramente diante deles o fato de que foi o Senhor, o Deus de seus pais e de sua nação, que lhes causou essa calamidade. Não foi obra do acaso, mas foi o ato imediato e direto de Deus por causa de seus pecados. Provavelmente, como povo, eles não estavam dispostos a acreditar nisso; e o profeta, portanto, aproveita a ocasião para chamar sua atenção particularmente para esse fato.

Comentário de Adam Clarke

Pecamos “Eles pecaram” – Para ????? chatanu , “pecamos”, primeira pessoa; a Septuaginta e Caldee leram ???? chateu , “eles pecaram”, na terceira pessoa.

Comentário de John Calvin

24. Quem deu a Jacó uma presa? Estes são os assuntos que Isaías reclama que os judeus não observaram; pois pensavam que os sofrimentos sofridos aconteciam por acaso ou que não tinham a mesma força para resistir que seus pais, e que essa era a razão pela qual foram conquistados por seus inimigos. Em resumo, tendo suas mentes totalmente ocupadas com causas externas, eles não observaram ao mesmo tempo as ameaças que haviam sido tão frequentemente denunciadas pelos profetas, nem prestaram atenção aos julgamentos de Deus; e, portanto, o Profeta os arrasta diante do trono celestial, declarando que Deus é o autor desses julgamentos.

Não tem Jeová? Eles não podiam acreditar que as calamidades que sofreram procediam de Deus, como o justo castigo de seus pecados; e sabemos que não há nada em que os homens possam agora ser mais persuadidos a acreditar. Todo mundo reconhece que Deus é o autor de todas as coisas, mas se você perguntar se todos os eventos adversos são ou não os castigos de Deus, eles terão vergonha de confessá-lo; pois os homens são distraídos por uma variedade de pensamentos e, sendo prejudicados por sua opinião de fortuna, voltam suas mentes e corações para essa ou aquela causa e não para Deus.

Porque pecamos contra ele. Isaías a seguir aponta a causa de uma destruição tão grave, os pecados do povo, que o Senhor puniu com justiça. Da mesma maneira, Moisés também mostrou,

“Como mil fugiriam da face de um? O Senhor não te persegue e te trava nas mãos do inimigo? ( Deuteronômio 32:30 .)

Todos os dias nos perguntamos sobre muitas coisas que acontecem contrárias às nossas expectativas e, no entanto, não reconhecemos que a causa está conosco. Portanto, é necessário que sejamos pressionados e constrangidos pela violência a confessar nossa falha e, consequentemente, essa doutrina deve ser frequentemente declarada e repetida.

Que os homens não podem acusar Deus de crueldade, acrescenta o Profeta, que ele o faz por uma causa justa; pois ele não se apressa (160) para infligir punição, se não for obrigado pela necessidade, e não se agrada das nossas aflições; e, portanto, devemos observar aqui duas coisas separadas. Primeiro, nenhum mal acontece conosco, mas com o Senhor, de modo que não devemos pensar que algo acontece por acaso ou por qualquer causa externa. Em segundo lugar, não sofremos nenhum mal, senão por uma causa justa, porque pecamos contra Deus. Em vão, portanto, os homens acusam Deus de crueldade; pois devemos reconhecer seus justos julgamentos nos castigos que ele merece.

E eles não andariam nos seus caminhos. Aqui, o Profeta agrava a culpa dos judeus, mas muda a pessoa, porque anteriormente se incluía junto com os outros, como membro desse corpo, e confessava sua culpa. Não que ele se parecesse com o grande corpo do povo, ou aprovasse seus crimes; mas porque, em meio a uma massa tão grande de vícios, ele não podia estar livre de ser em algum grau infectado pelo contágio, como outras partes do corpo. Por ser muito diferente do grande corpo do povo, ele muda a pessoa e acrescenta: “Eles não o fariam;” pelo qual ele declara que tal obstinação profundamente arraigada lhe é ofensiva, de modo que ele não pode, de forma alguma, ocultá-la ou expressar sua aprovação; pois o assunto agora em questão não é vício comum, mas desprezo e rejeição a Deus, manifestados por sacudir feroz e altivamente seu jugo. Esta é a razão pela qual Isaías se exclui do número deles.

Se essas coisas acontecerem com justiça aos judeus, deixe-nos saber que o mesmo castigo paira sobre nós e o mundo inteiro, se não dermos aviso e nos arrependermos. Vemos quão gentilmente o Senhor nos convida para si mesmo, de quantas maneiras ele expressa sua boa vontade para conosco, quão graciosamente ele testemunha que será reconciliado, embora tenha sido ofendido. Tendo sido agora tão freqüentemente e tão gentilmente convidado por Deus, e tendo experimentado sua misericórdia, se recusarmos ouvi-lo, sem dúvida sentiremos que a ruína que eles experimentaram pertence igualmente a todos os rebeldes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *