Estudo de Isaías 49:14 – Comentado e Explicado

Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me.
Isaías 49:14

Comentário de Albert Barnes

Mas Sião disse – Na palavra ‹Sião, ‘veja a nota em Isaías 1: 8 . A linguagem aqui é a da queixa e expressa o profundo sentimento do povo de Deus em meio a muitas calamidades, aflições e provações. Pode ser aplicável aos judeus exilados na Babilônia durante seu longo cativeiro, como se Deus os tivesse abandonado; ou àqueles que estavam esperando a vinda do Messias, e que estavam suspirando pela interposição divina sob ele para restaurar a beleza de Sião e estender seu reino; ou, em geral, para a igreja quando a maldade triunfa em uma comunidade, e quando Deus parece ter abandonado Sião e ter esquecido seus interesses. A linguagem aqui foi sugerida, sem dúvida, pela visão das desolações de Jerusalém e da Judéia e do longo e doloroso cativeiro na Babilônia; mas é geral e é aplicável ao povo de Deus, em todos os momentos de opressão e angústia semelhantes. O objetivo do profeta é fornecer a certeza de que, quaisquer que sejam as provações e os sofrimentos de seu povo, Deus não os esquecera, e ele não poderia nem os abandonaria. Para esse fim, ele usa dois argumentos mais marcantes e forçados : Isaías 49: 15-16 , para mostrar da maneira mais forte possível que os interesses de seu povo estavam seguros.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 49: 14-16 . Mas Sião disse O Espírito Santo aqui passa a consolar a igreja aflita mais particularmente, aproveitando o período consolador imediatamente anterior, com o qual o presente está conectado: Mas Sião disse: – “Sendo assim, diz o Senhor, o Senhor. igreja sendo abençoada com tantas promessas excelentes, que motivo tem de queixa? Por que não, na esperança anterior, expressa a maior alegria? Mas, de fato, tão longe disso, ela lança suas queixas sobre a negligência de minha providência para com isso “. Não há nada difícil nas palavras da denúncia; Isaías 49:14 . O tempo a que alude, segundo Vitringa, foi o da cruel perseguição da igreja sob os romanos, nos primeiros dias do cristianismo. Um consolo geral e muito afetuoso, constituído por dois artigos, está subordinado nos versos 15 e 16, que não podem falhar o tempo todo em dar o maior conforto aos crentes. A imagem no versículo 15, é verdade, é comum e frequente; todavia, é elaborado com tanta graça, embelezado com tanta elegância e expresso em termos tão patéticos que nada pode exceder em beleza ou força; nada pode transmitir uma idéia mais forte do que é maternal, mais do que respeito maternal, que Deus tem para seu povo crente. A virada no final é mais expressiva que um volume; Sim, eles podem esquecer, mas eu nunca vou te esquecer. O artigo do versículo 16 será melhor compreendido, quando lembrarmos que era costume entre as nações orientais queimar ou, de outra forma, imprimir em suas mãos, não apenas os nomes, mas também a representação dos muros e fortalezas das cidades ; e, a fim de tornar o desenho duradouro e indelével, costumavam usar o suco de hena, ou cipreste, para impressionar a idéia deles mais forte. Jeová é descrito como fazendo uso desse expediente de imprimir em mãos as gravuras da cidade sagrada, para que ele possa tê-las diante de seus olhos, sempre em seus cuidados e memória. Veja as pré-eleições do bispo Lowth, p. 139. anotações de Michaelis e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 49:14 . Mas Sião disse, etc. – Esta é uma objeção contra todas essas previsões e promessas gloriosas. Como essas coisas podem ser verdadeiras quando a condição da igreja de Deus está agora tão triste e desesperada? A maioria dos comentaristas entende por Sião aqui, a Igreja Judaica, e supõe que a queixa que ela aqui representa como proferida se refere tanto ao seu estado desolado quando na Babilônia, quanto ao tempo de sua longa dispersão e desolação nos dias do Messias. . Mas Vitringa é de opinião que a Igreja Cristã é bastante intencional e que o tempo referido é o de sua cruel perseguição sob os romanos. Seja como for, Deus aqui declara que ele lhe mostrará misericórdia e destruirá seus poderosos opressores, Isaías 49: 24-26 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor (Jeová ) me abandonou, e meu Senhor ( ? Ad? Adonai ) me esqueceu – mas uma multidão de MSS. e várias edições antigas leram ???? Yehová nos dois lugares.

Comentário de John Calvin

14. Mas Sião disse: O Senhor me abandonou. Para aumentar ainda mais sua graça, Deus reclama que os corações dos judeus eram tão estreitos e fechados, que a estrada estava quase fechada contra ele, se ele não tivesse superado seus pensamentos perversos por sua grande bondade. No entanto, ao mesmo tempo, ele tenta corrigir essa falha, para que a libertação que é oferecida e, por assim dizer, posta diante deles, possa ser recebida por eles com o coração aberto e que, como ele está disposto a ajudá-los, eles, por outro lado, podem estar preparados para nutrir esperanças favoráveis. Agora, para nós também essa doutrina pertence; porque quase todos nós, quando Deus atrasa sua assistência, estamos terrivelmente angustiados e atormentados; pois pensamos que ele nos abandonou e nos rejeitou. Assim, surge rapidamente o desespero, que deve ser combatido, para que não sejamos privados da graça de Deus. E, de fato, entre essas dúvidas, nossa incredulidade é manifestada e exposta, por não confiarmos nas promessas de Deus, de modo a suportar pacientemente os castigos pelos quais Deus nos exorta ao arrependimento, ou as provas de fé pelas quais ele nos ensina a ter paciência. , ou quaisquer aflições pelas quais ele nos humilha. Justamente, portanto, Deus reclama com os judeus por rejeitarem pelos iníquos, desconfiarem da salvação oferecida a eles, e não se permitirem receber assistência. Ele também não limita essa acusação a um pequeno número, mas inclui quase toda a Igreja, a fim de mostrar que ele será gentil e generoso com os judeus além da medida de sua fé, e que ele até se esforça com eles, salvação, ele pode romper todas as dificuldades pelas quais se opunham a ele. Portanto, cada um de nós deve ter cuidado de se entregar ou lisonjear a esse respeito; pois o Senhor contesta com toda a Igreja, proferindo discursos desse tipo, que procedem da fonte da desconfiança.

Comentário de John Wesley

Mas Sião disse: O Senhor me abandonou, e meu Senhor se esqueceu de mim.

Mas – isso é uma objeção. Como essas coisas podem ser verdadeiras, quando a condição da igreja de Deus está agora tão desesperada?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *