Estudo de Isaías 5:15 – Comentado e Explicado

O homem será curvado, os grandes serão humilhados, os olhares altivos serão abatidos,
Isaías 5:15

Comentário de Albert Barnes

E o homem mau … o homem poderoso – As expressões aqui significam que “todas” as fileiras seriam subjugadas e punidas; veja a nota em Isaías 2: 9 .

Os olhos dos nobres … – veja Isaías 2:11 , nota; Isaías 2:17 , note.

Será exaltado em juízo – em sua justiça; ele deve manifestar sua justiça a ponto de ser exaltado na visão das pessoas.

Será santificado – será “considerado” como santo. Ele deve manifestar sua justiça em seus atos, para que seja visto e sentido que ele é um Deus santo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 5: 15-17 . E o homem mau, etc. – Todos eles, altos e baixos, serão destruídos. Mas o Senhor será exaltado em juízo – Pela execução de seu justo julgamento sobre seus inimigos incorrigíveis. E Deus que é santo será santificado – Parecerá ser um Deus santo; em justiça – Ou seja, exibindo sua justiça, ou executando seus julgamentos justos. Então, etc. – Quando Deus tiver terminado aquela obra de julgamento sobre os ímpios, ele estenderá a misericórdia ao restante; os cordeiros – As pessoas pobres e inofensivas, que serão deixadas na terra, quando os ricos forem levados em cativeiro, como aconteceu 2 Reis 25:12 ; alimentar-se-ão da maneira deles – Ou, sem restrições, como o bispo Lowth o faz. E os lugares desolados dos gordos – As terras deixadas por seus donos, os homens ricos e grandes, que foram mortos ou levados em cativeiro; os estrangeiros comerão – Os pobres israelitas que foram deixados na terra para serem lavradores e lavradores, que são chamados de estranhos, porque eram tão em referência àquela terra, não sendo os donos apropriados dela, nem relacionados a eles. Vitringa é de opinião que este versículo “se refere aos primeiros discípulos de Jesus Cristo, que, vendo e deplorando a destruição dos judeus, deveriam descansar em segurança sob a proteção de Deus; enquanto, de acordo com a próxima cláusula, os gentios devem ser trazidos à comunhão da igreja e se alegrar com esses benefícios, prerrogativas e privilégios, dos quais os judeus carnais, ricos e luxuosos foram privados. ” Ver João 10:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

o homem mau = plebeu. Hebraico. “adam. App-14.

o homem poderoso = pares. Hebraico. “ish .

nobre = orgulhoso. Hebraico. gabah. Veja nota em Isaías 2:11 .

Comentário de John Calvin

15. E o valente será abatido. Isso pode ser chamado de resumo, pois indica o fim e o resultado desses castigos, para que todos sejam rejeitados e que somente o Senhor seja exaltado. Anteriormente, nos encontramos com uma declaração semelhante ( Isaías 2:11 ) e naquela ocasião explicamos qual era o significado do Profeta; (87) isto é, que ele mostra o desígnio dos castigos que Deus inflige a nós. A adversidade é tão odiosa para nós, que não podemos perceber nada de bom nela. Quando ele fala de punições, nós as detestamos e abominamos, porque não percebemos a justiça de Deus. Mas os profetas nos lembram outra consideração, que, enquanto os homens continuarem em seus pecados independentemente, a justiça de Deus será em algum grau sufocada, e nunca brilhará tão intensamente como quando ele castiga nossos pecados. Este fruto é realmente muito grande e deve ser preferido à salvação de todos os homens; pois a glória de Deus, que brilha em sua justiça, deve ser mais estimada do que todas as outras coisas.

Portanto, não há razão para que tenhamos tanto medo dos castigos que Deus inflige a nós, mas devemos abraçar com reverência o que os profetas declaram a respeito deles. Dessa maneira, porém, o Profeta castigou severamente os hipócritas arrogantes. que se tornam mais insolentes quando não são punidos; como se ele tivesse dito: “Você imagina que, quando Deus te suportar há tanto tempo, você finalmente poderá pisá-lo sob seus pés? Certamente ele se levantará e será exaltado em sua destruição.

Como o Profeta empregou, primeiro, a palavra ??? ( adão ) e a próxima ??? ( ish ), supõe-se que isso denote tanto o nobre quanto o médio; como se ele tivesse dito: “Não apenas as pessoas comuns perecerão, mas também aqueles que são eminentes por riquezas, honra e alto escalão”. Eu alegremente adoto essa opinião; pois ??? ( ish ) deriva da força e ??? ( adam ) da terra . Mas se alguém preferir uma interpretação mais simples, deixo para seu julgamento. Seja como for, o Profeta inclui todos os homens, os mais altos e os mais baixos.

Comentário de John Wesley

E o homem mau será derrubado, e o homem poderoso será humilhado, e os olhos dos nobres serão humilhados.

Os poderosos – Todos eles, altos e baixos, serão levados à destruição.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *