Estudo de Isaías 5:18 – Comentado e Explicado

Ai daqueles que arrastam a correção com as cordas da indisciplina, e a pena do pecado como com os tirantes de um carro!
Isaías 5:18

Comentário de Albert Barnes

Ai deles … – Esta é uma nova denúncia. Introduz outra forma de pecado e ameaça seu castigo apropriado.

Isso atrai iniqüidade com cordões de vaidade – A idéia geral neste versículo e no seguinte é, sem dúvida, a de mergulhar cada vez mais fundo no pecado. A palavra “pecado” aqui, às vezes deveria significar “o castigo” pelo pecado. A palavra tem esse significado algumas vezes, mas parece ser tomada aqui no seu sentido usual. A palavra “cordas” significa cordas de qualquer tipo, maiores ou menores; e a expressão “cordões da vaidade” deve significar cordas “pequenas, esbeltas, fracas”, como a teia de uma aranha. A palavra vaidade ???? shâv ‘ pode, talvez, ter aqui o sentido de falsidade ou engano; e os fios do engano podem denotar os planos do mal, os planos de enganar as pessoas ou de trazê-las para a armadilha, enquanto o passarinho lança sua armadilha enganosa sobre o pássaro inocente. O caldeus traduz: Ai de quem começa a pecar pouco a pouco, atraindo o pecado por cordões de vaidade; esses pecados crescem e aumentam até ficarem fortes e parecerem uma corda de carrinho. ‘ A Septuaginta traduz: Ai de quem tira o pecado com um longo cabo; isto é ”, um pecado é adicionado a outro, até atingir um comprimento enorme, e o todo é arrastado juntos. Provavelmente, a verdadeira idéia é a da antiga interpretação dos rabinos: “Uma inclinação do mal é, a princípio, como um fio de cabelo fino, mas o acabamento, como uma corda de carrinho.” A princípio, eles atraem o pecado com uma corda fina, depois praticam atos de iniqüidade maiores que os impelem e os desenham com sua força principal, como numa corda de carrinho. Eles fazem um forte “esforço” para cometer iniqüidade.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 5: 18-19 . Ai dos que atraem iniqüidade, etc. – O terceiro crime é o pretexto de raciocínios falsos e perversos, pelos quais os profanos levam suas mentes a perpetuar os crimes mais abomináveis ??contra os apelos e advertências de consciência; o que é expresso metaforicamente neste versículo e literalmente no próximo, como é muito comum no profeta. Por ???? Mos? moshkei heavon, atraindo iniqüidade, ele alude, de acordo com a força do hebraico, a arrastá-lo como um arado; isto é, mantê-lo em ação perpétua; promovendo ou incentivando sua prática. Por cordões de vaidade, entendem-se pretextos ociosos e argumentos ilusórios: como esses; que Deus não considera os assuntos humanos; que muitos dos maiores pecadores muitas vezes ficam impunes: que não vemos provas da interposição divina, etc. Veja 2 Pedro 3: 3-4 e Vitringa. Não podemos ter um comentário mais justo sobre essas palavras do que o estado e a disposição dos judeus, conforme descrito no Evangelho de Jesus Cristo; que zombavam de todas as suas ofertas divinas e das de seus apóstolos, e não aceitavam o conselho do santo de Israel, até que sua própria destruição os dominasse.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 5: 18-19 . Ai daqueles que atraem iniqüidade – que não são atraídos apenas para o pecado pelas fascinações do mundo, ou pelas persuasões dos homens maus, mas são ativos e diligentes em atrair o pecado para si ou para o pecado: com cordões de vaidade – Ou, de mentir, como a palavra ???? frequentemente significa; isto é, com argumentos e pretensões vãs e enganosas, pelas quais os pecadores geralmente se atraem para o pecado, como: Que Deus não considera os assuntos humanos; que muitos dos maiores pecadores muitas vezes ficam impunes; que não vemos provas da interposição divina, etc. Ver 2 Pedro 3: 3-4 . E pecar com uma corda de carrinho – Com toda a sua força, como bestas que puxam carros com cordas. Dito isto, deixe que ele acelere – Nomeadamente, Deus, em cujo nome tu e outros profetas estão sempre nos reprovando e ameaçando; e apresse seu trabalho, para que possamos vê-lo – Ele apenas pensa em nos agredir, como se fôssemos tolos ou crianças, com ursinhos de pelúcia ou males fingidos: ele não pode ou não fará nenhum mal. Essa era a linguagem clara de suas ações; eles viviam como se fossem dessa opinião. E aproxime-se o conselho do Santo – O que você declarou ser o conselho dele, no que diz respeito à nossa entrada em cativeiro, e que, você diz, a santidade dele o obriga a executar: eles desdenham repetidamente o título de Santo, geralmente dado pelos profetas a Deus. E venha, para que possamos conhecê-lo – Não podemos acreditar que isso jamais aconteça, a menos que o vejamos com nossos olhos. Assim, “por uma longa progressão na iniquidade e uma acumulação contínua de pecados, os homens chegam longamente ao mais alto grau de iniquidade; oferecendo um desafio aberto a Deus e zombando de seus julgamentos ameaçados; ao qual eles não podem ser persuadidos a dar crédito até que os encontrem executados sobre eles.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “avah. App-44.

cabos, etc. Que se apóiam no pecado pela carga.

corda de carrinho. Implica pecado pela carga do carrinho.

Comentário de Adam Clarke

, or s???????? ; Com uma corda de carrinho “Como um cabo comprido” – A Septuaginta, Áquila, Sim. E Teod., Para saber mais sobre a Bíblia , leia ????? kechahley , ?? s?????? ou s???????? ; e a Septuaginta, em vez de ??? shau , leu outra palavra que significa muito; ?? s?????? µa??? ; e assim também o siríaco, ????? arecha . Houbigant conjetura que a palavra que a Septuaginta tinha em suas cópias era ???? sarua , que é usada Levítico 21:18 , Levítico 22:23 , para algo supérfluo em um corpo animal, além da sua medida natural. E ele explica que o pecado é adicionado ao pecado, e um pecado se baseia em outro, até que o todo chegue a um comprimento e magnitude enormes; comparado com o trabalho de um fabricante de cordas ainda aumentando e alongando sua corda, com a adição contínua de novos materiais. ” Eos propheta símiles facin homini restranio, qui funem torquet, cannabe addita et contorta, iterans iterans, donec funem in longum duxerit, neque eum liceat protrahi longius .” “Uma inclinação maligna”, diz Kimchi neste lugar, desde os antigos coelhos, “é no começo como uma corda fina, mas no final como uma corda grossa de carrinho”. Por uma longa progressão na iniquidade e uma acumulação contínua de pecados, os homens chegam longamente ao mais alto grau de iniquidade; oferecendo um desafio aberto a Deus e zombando de seus julgamentos ameaçados, como é finamente expresso no próximo versículo. O parafrast de Chaldee explica da mesma maneira, a iniquidade que cresce desde pequenos inícios, até chegar a uma grande magnitude. – EU.

Acredito que nem os coelhos nem o bispo Lowth atingiram o verdadeiro significado desse lugar, o profeta parece se referir a sacrifícios de ídolos. As vítimas que eles ofereceram foram esplendidamente enfeitadas para o sacrifício. Seus chifres e cascos eram frequentemente dourados e suas cabeças cobertas de filetes e guirlandas. Os cordões da vaidade podem se referir às cordas de seda pelas quais foram levadas ao altar, algumas das quais eram invulgarmente grossas. A oferta de iniqüidade era adornada com filetes e guirlandas; a oferta pelo pecado com cordões de seda, como cordas de carroça. O orgulho, em seus atos de humilhação, tinha vantagem.

Comentário de John Calvin

18. Ai dos que atraem iniqüidade com cordões de vaidade! Depois de ter inserido um pequeno consolo com o objetivo de aliviar a amargura das punições em relação aos piedosos, ele volta às ameaças e passa a lançar os raios de palavras que são capazes de despertar algum grau de alarme. Por cordas, ele não quer dizer outra coisa senão as seduções pelas quais os homens se deixam enganar e endurecem seu coração em crimes; pois ou ridicularizam o julgamento de Deus, ou inventam vãs desculpas e alegam o pedido de necessidade. Qualquer ocultação, portanto, que eles empregam, ele chama de cordões ; pois sempre que os homens são levados a pecar pela luxúria da carne, eles primeiro param e sentem que algo dentro os impede, o que certamente os impediria, se não se apressassem em avançar com a violência oposta e rompessem toda a oposição. Quando alguém é tentado a fazer o que é pecaminoso, sua consciência secretamente pergunta: O que você está fazendo? E o pecado nunca avança tão livremente a ponto de não sentir esse cheque; pois Deus pretendia dessa maneira prover o bem da humanidade, para que todos não irrompessem em licenciosidade desenfreada.

Por que, então, os homens são tão obstinados em fazer o que é pecaminoso? Certamente eles se deixam enganar por atrativos e estupem suas mentes, para que possam desprezar o julgamento de Deus e, assim, ter alguma liberdade para cometer pecado. Eles se bajulam imaginando que o que é pecado não é pecado ou, por alguma desculpa ou pretensão ociosa, diminuem sua enormidade. Essas são, então, cordas , cordas perversas, pelas quais elas atraem iniqüidade . Portanto, é evidente que o Senhor tem boas razões para ameaçá-los; pois eles pecam, não apenas por sua própria vontade, mas perversamente e obstinadamente, e, em suma, se ligam ao pecado, de modo que não têm desculpa.

Comentário de John Wesley

Ai dos que atraem iniqüidade com cordões de vaidade, e pecam como se fosse com uma corda de carroça;

Aquele empate – que não são atraídos apenas para o pecado pelos encantos do mundo; mas são ativos e ilustres em atrair o pecado para si mesmos.

Cordões – Ou, com cordões de mentira, como a última palavra significa frequentemente, com argumentos e pretensões vãs e enganosas, pelas quais os pecadores geralmente se atraem para o pecado.

Uma corda – Com toda a sua força, como os animais costumam fazer, desenham carros com cordas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *