Estudo de Isaías 50:9 – Comentado e Explicado

O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá.
Isaías 50:9

Comentário de Albert Barnes

O Senhor Deus me ajudará – (Ver Isaías 50: 7 ). No hebraico, este é: ‘O Senhor Jeová’, como também em Isaías 50: 7 , e esses são alguns dos lugares onde nossos tradutores impropriamente renderam a palavra ???? yehovâh (Jeová) pela palavra ‘Deus’.

Quem é aquele que me condenará? Se o Senhor é meu advogado e amigo, minha causa deve estar certa. Linguagem semelhante é usada pelo apóstolo Paulo: ‹Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31 ; e no Salmo 118: 6 :

Jeová está do meu lado; Não terei medo:

O que o homem pode fazer comigo?

Todos envelhecerão – Todos os meus inimigos passarão, como uma roupa é gasta e deixada de lado. A ideia é que o Messias sobreviva a todos os ataques; sua causa, sua verdade e sua reputação viveriam, enquanto todo o poder, a influência e a reputação de seus adversários desapareceriam como uma roupa desgastada e depois jogada fora. A mesma imagem a respeito de seus inimigos é usada novamente em Isaías 51: 8 .

A mariposa os devorará – A mariposa é um inseto bem conhecido, ligado particularmente a roupas de lã e que logo as consome (veja a nota em Jó 4:19 ). Nos países do leste, onde a riqueza consistia muito em mudanças de vestuário, as depredações da mariposa deveriam ser particularmente temidas e, portanto, é freqüentemente mencionada na Bíblia. O sentido aqui é que os adversários do Messias seriam totalmente destruídos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 50: 9 . Eis que todos envelhecerão como uma roupa O simples sentido dessa expressão metafórica é que todos os adversários de Cristo devem ser abolidos e eliminados, como uma roupa que se torna vil e inútil por usar e é finalmente consumida pelas mariposas. Isso é expresso de maneira clara e literal, cap. Isaías 41:11 . Veja também Salmos 73:27 . Alguns pensam que aqui há uma alusão à velha economia, que, sob a dispensação da nova, deveria envelhecer e desaparecer completamente. Veja Salmos 102: 26-27 em comparação com Hebreus 1: 10-12 .

Comentário de John Calvin

9. Quem é aquele que me condena? Paulo parece aludir a essa passagem, em sua Epístola aos Romanos, quando diz: “Deus é que justifica; quem condenará? ” ( Romanos 8:33 .) Podemos recorrer com segurança ao tribunal de Deus, quando tivermos certeza de que obtivemos sua justiça pela livre graça por meio de Cristo. Mas aqui Isaías lida com um assunto diferente; pois ele não fala da salvação universal dos homens, mas do ministério da Palavra, que o Senhor defenderá contra os ataques de homens iníquos, e não permitirá que seu povo seja dominado por suas fraudes ou violências.

Eis que todos envelhecerão como vestuário. Ele agora mostra com mais clareza que não está na sombra ou, no caso, que se orgulha de sua coragem, como se ninguém estivesse lhe incomodando; mas ele declara que, apesar de ser atacado por inimigos mortais, ainda assim mantém ousadamente sua posição; porque todos os que lutam com a Palavra de Deus cairão e desaparecerão por sua própria fragilidade. Para colocar o assunto diante de seus próprios olhos, ele emprega uma partícula demonstrativa: “Eis que roupas como perecerão, sendo consumidas por vermes”. O salmista faz uso da mesma metáfora, quando compara os homens deste mundo aos filhos de Deus. ( Salmos 49:14 .) Os primeiros, embora façam uma demonstração e brilhem como roupas deslumbrantes, perecerão; mas os crentes, que agora estão cobertos de sujeira, obterão por fim novo brilho e brilharão como as estrelas. Aqui ele fala literalmente de cães ferozes que atacam e latem contra professores piedosos. Embora tais pessoas sejam estimadas pelos homens, e possuam autoridade muito alta entre eles, seu brilho perecerá e desaparecerá, como as vestes que são comidas pelos vermes.

Comentário de John Wesley

Eis que o Senhor Deus me ajudará; quem é aquele que me condenará? eis que todos envelhecerão como vestuário; a mariposa os devorará.

Eles – Meus acusadores e inimigos.

A mariposa – será cortada e consumida por uma maldição secreta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *