Estudo de Isaías 52:14 – Comentado e Explicado

Assim como, à sua vista, muitos ficaram embaraçados – tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana -,
Isaías 52:14

Comentário de Adam Clarke

Tantos se admiraram de ti “Tantos quantos se admiraram dele” – Para ???? aleicha, leia read ??? alaiv . Assim, o siríaco, caldeu e vulgata em um EM; e também dois MSS antigos.

Sua aparência era tão manchada mais do que qualquer homem – a maioria dos intérpretes entende isso das indignidades oferecidas ao nosso abençoado Senhor: mas Kimchi dá outra reviravolta e diz: “Isso significa que o povo judeu, considerado pela maioria das nações como tendo aparência diferente de todas as pessoas da terra. “Pobres judeus! eles geralmente têm uma aparência muito desagradável, parcialmente afetada e parcialmente negligenciada pela limpeza e limpeza. A maioria dos cristãos pensa que carrega a impressão de sua reprovação em todos os aspectos de seu rosto. Seja como for, nunca se deve esquecer que os maiores homens que já floresceram como reis, juízes, magistrados, legisladores, heróis e poetas eram de origem judaica. Isaías era judeu; Paulo também, e Jesus de Nazaré.

Comentário de John Calvin

14. Tantos. Ele faz uso de uma antecipação; pois o estado exaltado de Cristo não era visível à primeira vista e, sob esse pretexto, poderia ser rejeitado. Por esse motivo, ele os informa que Cristo deve primeiro ser rejeitado e humilhado, e antecipa a dúvida que pode ter surgido de sua condição singularmente degradada e indecorosa. Como se ele tivesse dito: “Não há razão para que os homens fiquem chocados com a falta de vergonha e desgraça que serão rapidamente seguidas pela felicidade eterna”.

Tão marcado por homens. Eu traduzi ?? ( ken) como significando isso; pois é um erro supor que ele abre a segunda parte da comparação. (48) Considero ???? ( meish ) como “por homens”; pois não considero ? ( mem ) uma partícula que denota comparação, como outros a explicam; isto é “mais que” homens, ou “além” do que geralmente é encontrado entre os homens; mas adoto um significado mais simples, que é que Cristo foi desfigurado entre os homens ou que sua beleza foi desfigurada pelo julgamento perverso dos homens.

Ficamos maravilhados. (49) Este “espanto” é considerado por alguns comentaristas para denotar o espanto com que os homens foram apreendidos por causa dos milagres realizados por Cristo e, em seguida, que, quando ele deveria vir à cruz, ele foi imediatamente rejeitado por eles. Mas eles não entenderam o significado do Profeta; pois ele diz que Cristo será tal que todos os homens ficarão chocados com ele. Ele veio ao mundo para ser desprezado em toda parte; sua glória estava oculta sob a forma humilde da carne; pois embora uma majestade digna do “Filho unigênito de Deus” ( João 1:14 ) brilhava nele, ainda a maior parte dos homens não a via, mas, pelo contrário, desprezavam o profundo embaraço que era o véu ou cobertura de sua glória.

A causa de seu espanto foi esta: ele habitou entre os homens sem nenhuma demonstração externa; e os judeus não pensavam que o Redentor viria nessa condição ou vestuário. Quando ele foi crucificado, o horror deles aumentou bastante. Paulo descreve essa humilhação e subsequente exaltação de Cristo, quando diz:

“Quem, sob a forma de Deus, achou que não era assalto se tornar igual a Deus, mas se esvaziou, assumindo a forma de servo, feito à semelhança do homem, e encontrado à moda de homem, humilhado. sendo feito obediente até a morte e a morte da cruz. Por isso também Deus o elevou à mais alta exaltação, e lhe deu um nome que está acima de todo nome; que, em nome de Jesus, dobre todos os joelhos dos que estão no céu, na terra e no inferno; e que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. ” ( Filipenses 2: 6 )

Era, portanto, necessário que Cristo fosse primeiro humilhado e coberto de vergonha, e que a exaltação à qual ele estava prestes a ser elevado não fosse ao mesmo tempo visível; mas a vergonha da cruz foi seguida por uma ressurreição gloriosa acompanhada pela mais alta honra.

Comentário de John Wesley

Tantos se admiraram de ti; o seu rosto estava tão manchado mais do que qualquer homem, e a sua forma mais do que os filhos dos homens.

Surpreso – Com sua humilhação.

Ti – Em ti, ó meu servo.

Sua forma – Cristo, em relação a seu nascimento, criação e modo de vida, era muito obscura e desprezível. Seu semblante também era tão marcado por frequentes vigias, jejuns e problemas, que se pensava que ele tinha quase cinquenta anos quando tinha apenas trinta anos, João 8:57 , e foi ainda mais mimado com bufê e coroado de espinhos, e outros usos cruéis e infelizes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *