Estudo de Isaías 54:1 – Comentado e Explicado

Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor.
Isaías 54:1

Comentário de Albert Barnes

Cante, ó estéril – Ou seja, grite de alegria, levante a voz de exultação e louvor. O ‘estéril’ aqui denota a igreja de Deus sob o Antigo Testamento, confinada dentro dos limites estreitos da nação judaica, e ainda mais em relação ao número muito pequeno de verdadeiros crentes, e que às vezes parecia estar abandonado por Deus, o marido (Lowth). É aqui representada à imagem de uma mulher que era desprovida de filhos e que agora tem ocasião de se alegrar com a reconciliação de seu marido ( Isaías 54: 6 ; Lowth) e com a adesão dos gentios à sua família. Os caldeus a proclamam: ‘Alegra-te, ó Jerusalém, que foi como uma mulher estéril que não suportava.’ A igreja é frequentemente na Bíblia comparada a uma mulher, e a conexão entre Deus e seu povo é freqüentemente comparada com a do marido e da esposa (compare Isaías 62: 5 ; Apocalipse 21: 2-9 ; Apocalipse 22:17 ).

Tu que não suportaste – Ou referindo-se ao fato de que a igreja estava confinada dentro dos limites estreitos da Judéia; ou que havia nele um pequeno número de verdadeiros crentes; ou endereçado a ele na Babilônia quando foi oprimido, e talvez diminuindo constantemente em número. Eu acho provável que se refira a este último; e que a idéia é que ela viu seus filhos serem destruídos no cerco e destruição de Jerusalém, e que ela não foi aumentada por acessos enquanto estava na Babilônia, mas teria uma grande ocasião para se alegrar com seu retorno e em seu futuro aumento sob o Messias pela adesão dos gentios.

Comece a cantar – (Compare com Isaías 14: 7 ; Isaías 44:23 ; Isaías 49:13 ).

Pois mais são os filhos dos desolados – O ‘desolado’ aqui se refere a Jerusalém, ou à igreja. Pela mulher casada, Rosenmuller supõe que o profeta significa outras nações que floresceram e aumentaram como uma mulher casada. Grotius supõe que ele se refere a outras cidades que eram habitadas, e que Jerusalém os superaria todos em sua prosperidade e em número. Mas a frase parece ter um elenco bastante proverbial, e provavelmente a idéia é que haveria um grande aumento, um aumento muito maior do que ela tinha qualquer motivo para apreender. Como se uma promessa fosse feita a uma mulher estéril de que ela deveria ter mais filhos do que as que eram casadas, geralmente, Jerusalém e a igreja seriam grandemente ampliadas, muito além do que geralmente ocorria entre as nações. O cumprimento disso deve ser procurado na adesão dos gentios Isaías 54: 3 . ‹A conversão dos gentios é considerada o tempo todo pelo profeta como uma nova adesão de filhos adotivos, admitidos na igreja original de Deus e unidos a ela ‘(Lowth). Veja a mesma idéia apresentada em maior detalhe em Isaías 49: 20-22 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 54: 1 . Cante, ó estéril Muitas vezes tivemos ocasião de observar que a aliança entre Deus e seu povo é representada nas Escrituras sob a do casamento. Veja as notas na música de Salomão, e cap. Isaías 50: 1 do nosso profeta. Se houvesse alguma dúvida da aplicação deste capítulo à igreja dos crentes sob a nova economia, de acordo com a análise, a aplicação de São Paulo em Gálatas 4:27 seria totalmente suficiente para determiná-la.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 54: 1 . Cante, ó estéril – O profeta, tendo discursado em grande parte dos sofrimentos de Cristo e dos seus frutos abençoados, entre os quais se prometeu particularmente que ele deveria ter uma semente numerosa que deveria crer nele; e aqui, prevendo o cumprimento dessa promessa gloriosa, ele irrompe nesse cântico de triunfo, dirigindo seu discurso à igreja, ou esposa de Deus, ou Cristo, como se manifesta nas seguintes palavras, e especialmente em Isaías 54: 5 e de Gálatas 4:27 , onde é exposta. Alguns, de fato, entendem este capítulo da condição florescente da Igreja Judaica e declaram após o seu retorno da Babilônia; mas as magníficas promessas aqui a seguir excedem enormemente sua condição naquele momento, que deve necessariamente ser mencionada nos tempos do evangelho, nos quais tudo o que é dito aqui foi, ou será, notavelmente cumprido. E, portanto, como o capítulo anterior fala direta e literalmente de Cristo: assim é o da igreja de Cristo, ou do reino do Messias, de quem os antigos médicos hebreus o entenderam. Agora, esta igreja, constituída inicialmente pelos judeus e depois pelos gentios, incorporada a eles no mesmo corpo, ele chama de estéril, porque ela era assim, comparativamente falando, antes e até a vinda de Cristo; poucos convertidos sinceros foram trazidos a Deus por seu ministério, seja de raça judaica ou gentia. Pois mais são os filhos dos desolados, etc. – O mundo gentio, ou a igreja dos gentios, que nos tempos do Antigo Testamento era desolada, não tendo marido nem filhos, agora, debaixo do evangelho, produzem a Deus uma descendência muito mais numerosa do que a igreja dos Judeus, que eram casados ??com Deus por muitas eras, até que, por sua apostolado dele e de seu Messias, ela o provocou a afastá-la.

Comentário de Scofield

trabalho

(Veja Scofield “ Miquéias 5: 1 “) .

Comentário de Adam Clarke

Cante, ó estéril, tu que não suportou “Grito de alegria, ó estéril, que não suportou” – A Igreja de Deus sob o Antigo Testamento, confinada dentro dos limites estreitos da nação judaica, e ainda mais em respeito do número muito pequeno de crentes verdadeiros, e que às vezes parecia abandonado por Deus, seu marido, é a mulher estéril, que não suportava e estava desolada. Ela é exortada a se alegrar e a expressar sua alegria da maneira mais forte pela reconciliação de seu marido (ver Isaías 54: 6 😉 e pela adesão dos gentios à sua família. Os gentios convertidos são considerados o tempo todo pelo profeta como uma nova adesão de filhos adotivos, admitidos na Igreja original de Deus e unidos a ela. Veja Isaías 49:20 , Isaías 49:21 .

Comentário de John Calvin

1. Grite. Depois de ter falado da morte de Cristo, ele passa com bons motivos à Igreja; para que possamos sentir meramente profundamente em nós mesmos qual é o valor e a eficácia de sua morte. Não podemos contemplar em Cristo, se ele for visto por si mesmo; e, portanto, devemos chegar ao seu corpo, que é a Igreja; porque Cristo sofreu pela Igreja, e não por si mesmo. E esta é a ordem em nossa Confissão de Fé (61) , pois, depois de professar que cremos em Cristo, que sofreu e foi crucificado por nós, acrescentamos que cremos na Igreja (62), que fluía, por assim dizer. , do lado dele. Por conseguinte, depois de ter discursado sobre a morte, ressurreição e triunfo de Cristo, ele desce adequadamente à Igreja, que nunca deve ser separada de sua Cabeça, para que cada crente possa aprender por sua própria experiência que Cristo não sofreu em vão. . E se ele não tivesse mencionado essa doutrina, os crentes não poderiam ter tão bem fortalecido seus corações com a esperança de restaurar a Igreja. Essa congratulação mostra claramente que, quando Cristo surgir como conquistador da morte, ele não apenas conquistará para si mesmo como indivíduo, mas, ao mesmo tempo, dará vida ao corpo.

Tu estéril, que não suportaste. Ele chama a Igreja de “estéril”, porque nenhum filho poderia esperar dela, desde que ela gemia sob uma escravidão miserável; pois se alguém a julgasse por sua condição externa, ele teria concluído que ela estava muito perto da destruição. E mesmo à parte de sua miséria externa, não havia nada puro por dentro; tudo foi corrompido e contaminado por superstições; pois degeneraram nos ritos idólatras dos gentios.

Os filhos da viúva. Ele chama a Igreja não apenas de “estéril”, mas de “viúva”, embora um deles possa ter tirado a esperança de ter filhos; mas quando esses dois são combinados, o que mais se pode procurar além da destruição miserável? Mas, contra essa angústia acumulada, ele pede que ela tenha boa coragem, porque ela terá mais filhos do que a mulher casada.

Esta passagem pode ser explicada de duas maneiras; seja como uma comparação da Igreja com os gentios, que floresceu como “uma mulher casada”, ou como uma comparação com a condição em que a Igreja estava antes do cativeiro. Ambos os sentidos serão perfeitamente admissíveis, mas prefiro adotar a visão mais simples; pois não creio que seja uma comparação entre duas condições da Igreja, mas que seja uma forma comum de expressão empregada pelo Profeta para denotar que essa fertilidade extraordinária da Igreja estará em desacordo com o que geralmente ocorre. , para que os homens não julguem sua condição pelo curso normal da natureza; porque a obra de Deus será extraordinária e maravilhosa. E, no entanto, reconheço que ela estava naquele tempo na viuvez; pois Deus havia muito enviado a ela por seus servos um atestado de divórcio, e na verdade havia se divorciado daquela nação, levando-a ao banimento. Mas o Profeta declara que esse castigo será temporário, como veremos imediatamente mais claramente.

Comentário de John Wesley

Cante, ó estéril, tu que não suportaste; comece a cantar, e clame em voz alta, tu que não deu à luz um filho; porque mais são os filhos da desolada do que os filhos da mulher casada, diz o Senhor.

Cante – O profeta tendo amplamente discursado sobre os sofrimentos de Cristo, e dos seus frutos abençoados, e aqui prevendo aquele estado glorioso da igreja, ele irrompe nesse cântico de triunfo. E como o capítulo anterior literalmente fala de Cristo, o mesmo ocorre com a igreja de Cristo. Esta igreja, constituída inicialmente pelos judeus e depois pelos gentios, fora estéril até a vinda de Cristo.

A desolada – A igreja dos gentios, que nos tempos do Antigo Testamento estava desolada, agora traz a Deus uma posteridade mais numerosa do que a dos judeus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *