Estudo de Isaías 54:7 – Comentado e Explicado

Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.
Isaías 54:7

Comentário de Albert Barnes

Por um breve momento – os caldeus e os siríacos traduzem isso: “Com um pouco de raiva”. Lowth adotou isso, mas sem autoridade suficiente. O hebraico significa: ‘Por um breve momento;’ um tempo muito curto. A referência aqui é provavelmente ao cativeiro em Babilônia, quando eles foram aparentemente abandonados pelo Senhor. Embora para eles isso parecesse longo, mas comparado com a prosperidade subsequente, foi apenas um instante de tempo. Embora isso tenha provavelmente uma referência primária ao cativeiro, ainda não pode haver impropriedade em aplicá-lo a outros casos semelhantes. Ele contém um princípio importante; isto é, embora Deus pareça abandonar seu povo, ainda assim será comparativamente por um momento. Ele se lembrará de sua aliança e, por mais longas que possam parecer suas provações, mas comparadas com as misericórdias subsequentes e os favores que resultarão delas, parecerão ser, mas como as tristezas do menor período de duração (compare 2 Coríntios 4:17 ).

Mas com grandes misericórdias – O contraste aqui não é o da duração, mas da magnitude. O abandono foi pequeno, as misericórdias seriam grandes. Seria misericordioso que eles fossem lembrados depois de todas as suas falhas e crimes; e a misericórdia que seria concedida na ampliação de seus números seria inexprimivelmente grande.

Eu te recolherei – Eu te recolherei de tuas dispersões, e te recolherei a mim mesmo como meu próprio povo.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 54: 7 . Por um breve momento, etc. – O contraste, ou antítese, usado neste e no versículo seguinte, ilustra da maneira mais patética a misericórdia e afeição de Deus para com seus servos em geral. Vitringa é de opinião que o pouco tempo de abandono aqui mencionado se refere ao jugo da lei e aos princípios legais com os quais os primeiros crentes foram incumbidos, antes de serem totalmente emancipados para a liberdade do Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Por um breve momento “Com um pouco de raiva” – Então os caldeus e os siríacos, lendo ??? regaz , para ??? rega ; ou entendendo a última palavra como significando o mesmo com a primeira, da qual ambos usam. Ver Salmo 30: 5 ; Salmo 35:20 , na Septuaginta, onde eles produzem ??? rega por ???? , raiva.

Comentário de John Calvin

7. Por um breve momento eu te abandonei. O Profeta explica mais completamente a declaração anterior e mostra qual será a natureza desse divórcio, a saber, que ela será rapidamente restaurada à sua condição anterior. Ele magnifica a misericórdia de Deus e atenua a tristeza pela qual os corações dos crentes podem ser oprimidos. Não era suficiente que os crentes esperassem algum reavivamento, se não estivessem convencidos de que a ira de Deus seria de curta duração. Perdemos rapidamente a coragem e o desmaio, se o Senhor não estiver próximo e se ele não estender a mão rapidamente para nós. Por esse motivo, Isaías, depois de falar em restaurar a Igreja, acrescenta que esse divórcio durará apenas “por um momento”, mas que sua misericórdia será eterna.

Quando ele diz que abandonou seu povo, é uma espécie de admissão do fato. (67) Somos adotados por Deus de tal maneira que não podemos ser rejeitados por ele por causa da traição dos homens; pois ele é fiel, para que não rejeite ou abandone o seu povo. O que o Profeta diz nesta passagem deve, portanto, se referir aos nossos sentimentos e à aparência externa, porque parecemos ser rejeitados por Deus quando não percebemos sua presença e proteção. E é necessário que assim sintamos a ira de Deus, mesmo quando uma esposa divorciada pelo marido deplora sua condição, para que possamos saber que somos justamente castigados. Mas devemos também perceber sua misericórdia; e por ser infinito e eterno, descobriremos que todas as aflições em comparação a ela são leves e momentâneas. Sempre que somos pressionados pela adversidade, devemos nos entregar a esse consolo. Ao mesmo tempo, deve-se observar que o que foi dito era verdade quanto a todo o corpo do povo, que havia se divorciado por causa de sua maldade; e embora Deus não tenha recebido todos eles indiscriminadamente em favor dele, mas apenas os remanescentes eleitos, não há nada de absurdo ou impróprio em abordar seu discurso como se tivesse sido para as mesmas pessoas. (68)

Comentário de John Wesley

Por um breve momento te abandonei; mas com grandes misericórdias te recolherei.

Por um momento – Em comparação com a bondade eterna de Deus.

Reúna-te – De todos os lugares onde você está disperso, de todas as partes do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *