Estudo de Isaías 56:3 – Comentado e Explicado

Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo. Que o eunuco não diga: Oh! sou apenas um lenho seco.
Isaías 56:3

Comentário de Albert Barnes

Nem deixe o filho do estrangeiro – O estrangeiro que se tornará um prosélito da verdadeira religião.

Isso se juntou a si mesmo – isso abraçou a verdadeira fé e se tornou um adorador do Deus verdadeiro. Está evidentemente implícito aqui que haveria prosélitos e que a verdadeira religião seria estendida para incluí-los e adotá-los. A idéia é que eles sejam admitidos nos mesmos privilégios daqueles que há muito são reconhecidos como o povo de Deus.

O Senhor se separou totalmente – não se considere um pária, ou seja, separado dos privilégios do povo de Deus. Essa linguagem é usada com referência à opinião que prevalecia entre os judeus, de que os gentios eram excluídos dos privilégios do povo de Deus, e foi projetada para mostrar que daqui em diante todas essas barreiras seriam derrubadas. Aqueles que entraram na igreja como prosélitos do mundo pagão, não deveriam entrar com nenhum senso de inferioridade em relação aos seus direitos entre o seu povo; mas eles deveriam sentir que todas as barreiras que existiam até agora estavam quebradas e que todas as pessoas estavam no mesmo nível. Não deve haver suposição de superioridade de uma nação ou posição sobre outra; não deve haver senso de inferioridade de uma classe em referência a outra.

Nem diga o eunuco – Essa classe de homens era geralmente colocada sobre os haréns do Oriente Ester 2: 3 , Ester 2: 14-15 ; Ester 4: 5 ; e também foram empregados como altos oficiais na corte Ester 1:10 , Ester 1:12 , Ester 1:15 ; Daniel 1: 3 ; Atos 8:27 . A palavra é usada algumas vezes para designar um ministro da corte; um oficial da corte em geral Gênesis 37: 6 ; Gênesis 39: 1 . O Targum muitas vezes traduz a palavra por ??? rabb ‘ “um príncipe”.

Eis que eu sou uma árvore seca – Uma árvore seca é um emblema daquilo que é estéril, inútil, infrutífero. Pela lei de Moisés, essas pessoas não podiam ser inscritas ou numeradas na congregação do Senhor Deuteronômio 23: 2 . O sentido aqui é que eles não devem mais ser submetidos às deficiências religiosas e civis a que foram submetidos. Essas barreiras externas aos plenos privilégios entre o povo de Deus seriam removidas. Todas as classes e categorias seriam admitidas com os mesmos privilégios; todos estariam no mesmo nível (ver Isaías 56: 5 ).

Comentário de Thomas Coke

Isaías 56: 3-7 . Nem deixe o filho do estrangeiro, etc. – Os estrangeiros e eunucos foram excluídos dos privilégios dos judeus nativos. Nesse período, eles são informados de que chegará o tempo em que essas distinções e restrições não terão força, quando as investiduras internas da alma deverão ser suficientes para dar às pessoas piedosas um título para a comunhão dos santos; e seu nome deve ser escrito no livro da vida: uma lembrança mais duradoura que a da mais numerosa posteridade. O templo foi originalmente projetado para estranhos, assim como judeus, como um lugar para oferecer suas orações à divina Majestade, o que é suficientemente claro a partir da oração de Salomão na dedicação, embora o número de prosélitos tenha sido pequeno até o tempo do segundo templo: Mas não há dúvida de que o sétimo versículo alude particularmente à conversão dos gentios. Esta verdade não poderia ser dita ao povo judeu senão usando termos retirados de ritos familiares a eles, a menos que a natureza da dispensação cristã tivesse sido explicada anteriormente; uma questão evidentemente imprópria para suas informações, quando ainda viviam tanto tempo sob a lei judaica: pois, embora os profetas falem do pouco valor de sua consideração devido à lei cerimonial, eles facilmente se fazem entender do que querem dizer, quando é observado sem a lei moral; que eles descrevem na pureza e perfeição do Evangelho: Tão admirável foi essa conduta que, embora escondesse a futura dispensação, preparou os homens para ela. Veja Div. Do Bispo Warburton. Perna. No geral, podemos observar que o principal escopo e design deste período é ensinar que todos os privilégios do Evangelho devem ser comuns a todos, sem distinção de nação, estado ou condição; que Deus distribuísse a todos os crentes, de acordo com a medida de graça que lhes era conferida, presentes iguais, como nosso Senhor ensinou na parábola da vinha, Mateus 20.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 56: 3-5 . Nem deixe o filho do estrangeiro – o gentio, que de nascimento é um estranho para Deus e para a comunidade de Israel. Isso se uniu ao Senhor – que se transformou de ídolos idiotas no Deus vivo e na verdadeira religião; fale, dizendo: O Senhor me separou, etc. – Pois tais serão tão aceitáveis ??para mim quanto os próprios israelitas, e o muro de separação entre judeus e gentios será derrubado, e o arrependimento e a remissão de pecados serão pregados e oferecidos a homens de todas as nações. Nem diga o eunuco – Quem aqui se une ao estrangeiro, porque foi proibido de entrar na congregação do Senhor, Deuteronômio 23: 1 . Nessas duas instâncias, ele entende todos aqueles que, por nascimento ou por qualquer poluição cerimonial, foram excluídos dos privilégios da igreja, e assim ele abre a porta a todos os verdadeiros crentes. Eis que eu sou uma árvore seca – Uma árvore infrutífera, amaldiçoada por Deus com a maldição da esterilidade. Pois assim diz o Senhor aos eunucos, etc. – Que observem meus mandamentos, não por costume, ou por força ou medo, mas por livre escolha, com amor a eles e deleite-se neles. E tome posse da minha aliança – Que mantém firmemente as condições da minha aliança. Mesmo a eles darei em minha casa, etc. – No meu templo, um emblema da igreja cristã; um lugar, etc., melhor do que filhos e filhas – Uma bênção e honra muito maiores do que a de ter uma posteridade, mesmo meu favor, meu Espírito e felicidade eterna.

Comentário de John Calvin

3. E não diga o filho estrangeiro (96) . O Profeta mostra que essa graça de Deus deve ser tal que mesmo aqueles que antes estavam afastados dele e contra os quais se diz que a porta foi fechada, podem obter uma nova condição ou perfeitamente restaurados. E ele atende à reclamação deles, de que eles não podem dizer que são rejeitados, indignos ou “estrangeiros” ou excluídos por qualquer marca; porque o Senhor removerá todos os obstáculos. Isso pode se referir tanto aos judeus, que foram trazidos a uma condição semelhante à das nações estrangeiras por uma rejeição temporária, quanto às próprias nações pagãs. Pela minha parte, estendo de bom grado a ambos, para que possa concordar com a previsão de Oséias,

“Vou chamá-los de meu povo que não era meu povo”. ( Oséias 1:10 )

Juntou-se a Jeová. Quando ele diz que eles estão “unidos a Deus”, ele avisa que esse consolo pertence àqueles que somente seguiram a Deus quando os chamou; pois há muitos “eunucos” a quem Deus não concede seu favor, e muitos “estrangeiros” que não se juntam ao povo de Deus. Essa promessa é, portanto, limitada àqueles que foram chamados e obedeceram.

Ao chamá-los de “estrangeiros” e “eunucos”, ele descreve nas duas classes todos os que parecem indignos de serem reconhecidos por Deus no número de seu povo; pois Deus separou para si um povo peculiar e depois os expulsou de sua herança. Os gentios foram totalmente excluídos do seu reino, como é suficientemente evidente em toda a Escritura. Paulo diz:

“Vocês eram estrangeiros da comunidade de Israel e estranhos aos convênios da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora por Cristo Jesus, vós que outrora estávamos longe, fomos feitos quase pelo sangue de Cristo. ”
( Efésios 2:12 )

Os gentios, portanto, poderiam duvidar se o benefício da adoção, que era literalmente destinado aos judeus, pertencia a eles. Também vemos o quanto os apóstolos se encolheram quando o Senhor ordenou a eles ( Marcos 16:15 ) que “pregassem o Evangelho por todo o mundo”; pois eles pensavam que a doutrina da salvação era profanada se fosse comunicada indiscriminadamente aos gentios e também aos judeus. A mesma hesitação pode assediar o povo eleito, a partir do momento em que seu banimento da terra santa se tornou um sinal da rejeição deles; e, portanto, o Profeta ordena que descartem suas dúvidas.

E não diga o eunuco. Pela mesma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo, ele inclui sob essa designação todos os que traziam qualquer sinal de desgraça que os mantivesse separados do povo de Deus; pois “eunucos” e aqueles que não tiveram filhos pareciam ser rejeitados por Deus e excluídos da promessa que o Senhor havia feito a Abraão de que “sua semente deveria ser como as estrelas do céu” ( Gênesis 15: 5 ) e como a areia do mar. ” ( Gênesis 22:17 ) Em uma palavra, ele adverte todos os homens a não olharem para si mesmos, para que possam fixar suas mentes exclusivamente no chamado de Deus, e assim imitar a fé de Abraão ( Gênesis 15: 6 ), que não olhou para ou seu próprio corpo deteriorado ou o ventre estéril de Sara, de modo que, através da incredulidade, discutisse consigo mesmo sobre o poder de Deus, mas esperava acima de tudo a esperança. ( Romanos 4:18 20) O Profeta se dirige a pessoas que foram desprezadas e reprovadas; pois, como Pedro diz,

“Não há respeito das pessoas com Deus, mas em toda nação quem o teme e pratica a justiça é aceito por ele.” ( Atos 10:34 )

Comentário de John Wesley

Nem fale o filho do estrangeiro que se uniu ao SENHOR, dizendo: O SENHOR me separou totalmente do seu povo; nem o eunuco diga: Eis que eu sou uma árvore seca.

O estrangeiro – O estrangeiro, o gentio, que por nascimento é um estranho para Deus, que se transformou de ídolos idiotas no Deus vivo.

O eunuco – que aqui se une ao estrangeiro, porque ele foi proibido de entrar na congregação do Senhor, Deuteronômio 23: 1 . Nessas duas instâncias, ele entende todos aqueles que, por nascimento ou por qualquer poluição cerimonial, foram excluídos dos privilégios da igreja, e assim ele abre a porta a todos os verdadeiros crentes.

Uma árvore seca – Uma árvore infrutífera, amaldiçoada por Deus com a maldição da esterilidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *