Estudo de Isaías 57:17 – Comentado e Explicado

Por causa do crime de meu povo me irritei um momento; feri-o, dando-lhe as costas na minha indignação, enquanto o rebelde agia segundo sua fantasia.
Isaías 57:17

Comentário de Albert Barnes

Pela iniquidade de sua cobiça – A culpa de sua avareza; isto é, do povo judeu. A palavra traduzida aqui ‹cobiça ‘( ??? betsa means ) significa“ pilhagem, rapina, presa ”; então ganhos injustos, ou lucro com subornos 1 Samuel 7: 3 ; Isaías 33:15 ; ou por qualquer outro meio. Aqui está o sentido de que um dos pecados predominantes do povo judeu que atraiu a vingança divina foi a avareza ou o amor ao lucro. Provavelmente isso se manifestou especialmente na prontidão com que aqueles que dispensavam a justiça recebiam propinas (compare Isaías 2: 7 ). Veja também Jeremias 6:13 : ‹Pois desde o menor até o maior deles, cada um é dado à cobiça.

E o feriu – Ou seja, eu trouxe julgamentos pesados ??sobre o povo judeu.

Eu me escondi – retirei as evidências da minha presença e os sinais do meu favor e deixei-os para si.

E ele continuou com uma expressão desagradável: Margem, se afastando. Ou seja, abandonado por mim, o povo judeu declinou do meu serviço e afundou mais no pecado. A idéia aqui é que, se Deus se afasta do seu povo, essa é a tendência à depravação, que eles se afastam dele e afundam na culpa uma verdade que se manifesta na experiência dos indivíduos, bem como das comunidades e comunidades. igrejas.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 57: 17-18 . Pela iniquidade de sua cobiça A fim de recuperar um povo errante e carnal, somos informados aqui que Deus aplicou a vara de seus julgamentos punitivos, que, no entanto, ainda não produziram nenhum efeito bom, pois o povo ainda havia se voltado para trás. Deus, e se afastou cada vez mais dele: de modo que agora eles deveriam ser totalmente abandonados e entregues à severidade do juízo, ou ser socorridos pelas ofertas de graça extraordinária; e o último é o que Deus escolhe com grande misericórdia. Os enlutados aqui mencionados referem-se aos verdadeiros crentes, que lamentaram os escândalos e ofensas da igreja em seus tempos, sob os quais sofreram gravemente; como os valdenses, os lollards etc.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 57:17 . Pela iniquidade de sua cobiça – A cobiça do povo judeu (aqui chamado de homem), que eram eminentemente culpados deste pecado antes do cativeiro babilônico, como é expressamente afirmado Jeremias 6:13 ; e Jeremias 8:10 ; e eles ainda eram mais viciados no tempo de Cristo, e antes da destruição de sua cidade pelos romanos; O próprio Cristo testificando que os maiores professores de santidade entre eles devoravam as casas das viúvas e, por pretexto, faziam longas orações. Mas esse pecado não é mencionado exclusivamente por outros, mas para compreender todos os pecados pelos quais Deus se indignou e os feriu: a cobiça, no entanto, unida a uma testa perversa no caminho de seus próprios corações, tem sido a característica pecado desse povo, em todas as épocas, desde a derrubada de sua comunidade pelos romanos. Se a exposição deste capítulo por Vitringa for adotada, este versículo deve ser entendido da avareza da Igreja de Roma, manifestada por suas enormes exações e seu infame tráfico de indulgências, dispensações e uma variedade de práticas igualmente abomináveis, que, para muitos eras, desonram essa igreja na visão de todos os cristãos inteligentes e piedosos. Eu me escondi e fiquei irado .

Retirei meu favor e ajuda dele e o deixei em grandes calamidades. E ele prosseguiu com desdém – No entanto, ele não foi reformado pelas correções, mas em suas angústias ultrapassou cada vez mais e persistiu obstinadamente naqueles cursos pecaminosos que agradavam mais às concupiscências de seu próprio coração corrupto.

Comentário de Adam Clarke

batsa , he cut of, as the Septuagint read and render it, ß?a?? t? , “a certain short space .” Pela iniqüidade de sua cobiça, eu me indignava “Por causa de sua iniqüidade, por pouco tempo eu me indignava ” – Por ???? bitso , eu li ??? betsa , um pouco, de ??? batsa , ele cortou, enquanto a Septuaginta lia e traduzia ß?a?? t? , “um certo espaço curto “. Propter iniquitatem avaritiae ejus , “por causa da iniqüidade de sua avareza”, a tradução da Vulgata, que nossos tradutores e eu acreditamos que todos os outros seguem, certamente está fora do objetivo.

Comentário de John Calvin

17. Pela iniqüidade de sua luxúria. Aqui ele reclama da obstinada maldade do povo e mostra que o Senhor tinha muito boas razões para puni-lo dessa maneira; para que não haja queixa de sua crueldade imoderada. ???? ( betzagno ) é traduzido por alguns “desejos”, e por outros “cobiça”. Se for “cobiça”, será então um modo figurativo de expressão, no qual uma parte é tomada para o todo; pois esta é a fonte da qual todos os males surgem. ( 1 Timóteo 6:10 ) Mas podemos aceitá-lo geralmente para todo tipo de desejo pecaminoso; pois foi por causa dos vários e numerosos vícios pelos quais os judeus foram poluídos, que o Senhor ficou irado e lhes infligiu severos castigos. Mas ele menciona expressamente “luxúria”, a fim de demonstrar que foram punidos, não porque eram abertamente maus, mas porque eram pecadores aos olhos de Deus; pois é suficiente condená-los, que Deus é juiz dos corações, e castiga não apenas por crimes externos, mas também por disposições más e “concupiscências”. Ao mesmo tempo, ele os lembra que o castigo deles é justo, para que, conscientes da culpa, possam humildemente orar por perdão.

Eu bati nele, me escondi. Ele quer dizer que seu favor foi, em alguns aspectos, retirado e “escondido” por um tempo. Agora, ele fala de acordo com a opinião dos homens, porque, como já dissemos, imaginamos que Deus é um inimigo e fica zangado conosco, quando castiga por nossas transgressões. E é necessário que tenhamos esses pontos de vista e concepções dele, para que possamos chegar a um verdadeiro reconhecimento de nossos pecados; pois nunca devemos reconhecê-los sinceramente, ou ficarmos angustiados por causa deles, se não refletimos conosco mesmos e sabemos que provocamos a ira de Deus. Mas, embora seja desejável que sejamos levados ao arrependimento dessa maneira, devemos ter cuidado, por outro lado, para não imaginarmos que Deus é hostil e não quer se reconciliar conosco, devemos ser tragados pela tristeza. . O Profeta, portanto, reprime esses terrores imoderados, e nos proíbe de julgar a Deus de acordo com nossa disposição natural; pois embora ele nos castigue, ele não deixa de nutrir o amor e a afeição de um pai por aqueles que ele abraçou.

Mas ele foi embora. Essa é a rebeldia que o Profeta culpa e repreende, de que o povo não foi em nada aperfeiçoado, mas perseverou em sua iniquidade. Ele mostra que eles estavam desesperados, porque os remédios violentos que o Senhor havia tentado não poderiam trazê-los de volta ao caminho certo.

Comentário de John Wesley

Porque a iniqüidade de sua avareza eu me enfureci, e o feri; me escondi e me enfureci, e ele prosseguiu com desdém no caminho de seu coração.

Cobiça – Dos quais pecados os judeus eram eminentemente culpados. Mas isso compreende todos os pecados pelos quais Deus lutou com eles.

Ele foi – mas ele não foi reformado, mas invadiu cada vez mais.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *