Estudo de Isaías 59:16 – Comentado e Explicado

Viu que aí não existia pessoa alguma, e admirou-se de que ninguém interviesse. Então foi seu próprio braço que lhe veio em auxílio, e sua justiça que lhe serviu de apoio.
Isaías 59:16

Comentário de Albert Barnes

E ele viu que não havia homem – isto é, nenhum homem sábio e prudente qualificado para governar os negócios do povo. Ou que não havia homem qualificado para interpor-se e pôr fim a esses males; ninguém se qualificou para efetuar uma reforma e salvar a nação das calamidades que seus pecados mereciam. A razão pela qual Deus providenciou um Redentor foi que essa era a extensão e a natureza da depravação humana, que ninguém na terra poderia detê-lo e salvar o mundo. Uma expressão semelhante ocorre em Isaías 41:28 .

E se perguntou – Esta é a linguagem adaptada ao modo de falar entre os homens. Não pode ser interpretado literalmente, como se Deus estivesse maravilhado ao descobrir subitamente esse fato. Ele foi projetado para expressar, com grande ênfase, a verdade, que não havia ninguém para interceder e que o mundo perverso estava em uma condição desamparada.

Que não houve intercessor – Sobre o significado da palavra aqui traduzida ‘intercessor’, veja as notas em Isaías 53: 6 . Os caldeus afirmam: ‘Não havia homem que pudesse ficar de pé e orar por eles.’ Em Isaías 63: 5 , Isaías expressa a idéia no seguinte idioma: Olhei e não havia ninguém para ajudar; e me perguntei que não havia ninguém para defender.

Portanto, seu braço – Sobre o significado desta frase, veja as notas em Isaías 40:10 (compare Isaías 51: 5 ; Isaías 63: 5 ). A idéia é que a salvação deveria ser atribuída somente a Deus. Não se originou com o homem e não foi realizado por sua agência ou ajuda.

E sua justiça o sustentou – sustentado pela consciência de que estava fazendo o certo, ele avançou contra toda oposição e executou seu plano. Essa é a linguagem derivada do modo de falar entre as pessoas, e significa que, como um homem que está envolvido em uma causa justa é sustentado em meio a muita oposição pela consciência da integridade, assim é com Deus. A causa da redenção é a grande causa da justiça na terra. Nesta causa, o Redentor foi sustentado pela consciência de que estava engajado naquilo que foi designado para justificar os interesses da verdade e da justiça, e para promover a justiça em todo o universo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 59:16 . E ele viu que não havia homem – Nomeadamente, para interceder, o que é entendido pelas seguintes palavras; ou nenhum homem para ajudar nesse caso e aparecer em nome da equidade. Veja Ezequiel 22:30 . E se perguntou – hebraico, ???????? , ficou espantado, ou atônito, uma expressão que denota tanto a solicitude de Deus sobre sua condição quanto sua estupidez, ao não colocar isso no coração, especialmente considerando que eles eram um povo bem instruído e, no entanto, quando sob a culpa de tais pecados graves, não deve ser mais solícito para obter perdão. Portanto, ou, ainda, seu braço trouxe salvação para ele – isto é, para o seu povo; e sua justiça o sustentou – sua justiça; vendo que não havia justiça entre eles, ele próprio vingaria os inocentes. Uma vez que magistrados e sociedades para a reforma das maneiras falham em fazer sua parte, um não fará justiça, nem o outro exigirá, Deus lhes permitirá saber que ele pode efetuar isso sem eles e, assim, preparar seu povo para a misericórdia. E então a obra da libertação será realizada pela influência imediata da graça divina nos espíritos dos homens e da providência divina em seus assuntos. Quando Deus despertou o espírito de Ciro e tirou seu povo da Babilônia, não pela sabedoria humana nem pelo poder, mas pelo Espírito do Senhor, então seu próprio braço trouxe salvação a eles, que não está mais encurtado agora.

Comentário de Adam Clarke

E imaginou que não havia intercessor – Este e os versos seguintes, alguns dos mais eminentes coelhos entendem como falado do Messias. Kimchi diz que o rabino Joshua ben Levi propõe esta objeção: “Está escrito: ‘Eis que ele virá nas nuvens do céu como filho do homem’, Daniel 7:13 ; e em outro lugar está escrito: ‘Ele vem humildemente, e montando em um jumento, ‘ Zacarias 9: 9. Como esses textos podem ser reconciliados? Assim: Se os judeus têm mérito, ele virá a eles nas nuvens do céu; mas, se não tiverem mérito, ele virá a eles montando em um burro “. Agora, da própria boca, eles podem ser condenados. Eles eram verdadeiramente destituídos de todo mérito quando Jesus Cristo entrou em Jerusalém montado em um jumento, de acordo com a carta da profecia acima; e eles não o reconheceram nem o receberam. E que eles eram destituídos de mérito por sua destruição pelos romanos, que logo se seguiram à sua rejeição a ele, prova o suficiente.

Comentário de John Calvin

16. Ele viu que não havia homem. Isaías continua o mesmo assunto, mas expressa mais e relata mais completamente o que havia notado brevemente; pelo que ele disse no versículo anterior, que “desagradou ao Senhor que não havia julgamento” poderia ter sido obscuro. Nesta passagem, ele repete que o Senhor viu que “não havia homem” (145) para prestar assistência à Igreja, e que ele se perguntava. Ele utiliza o verbo ?????? ( yishtomem ) na conjugação de Hithpahel, (146) com o objetivo de denotar que o Senhor foi a causa de seu próprio espanto; como se ele tivesse dito: “Ele se surpreendeu”.

Ele se perguntou que ninguém se adiantou. Alguns pensam que ????? ( maphgiang ) significa um intercessor; mas acho que o significado é esse, que não havia ninguém que tentasse aliviar sua aflição, que não havia médico que aplicasse sua mão a essa ferida e que, por essa razão, Deus “se perguntou”. A razão pela qual ele atribui a Deus esse espanto pode ser facilmente entendida. Com essa repreensão, ele pretendia envergonhar os judeus, para que eles não, de acordo com seus costumes, recorressem a pretensões hipócritas por ocultar seus pecados; e, porque era incrível e monstruoso que não houvesse encontrado em um povo santo e eleito alguém que se opusesse à injustiça, ele representa Deus espantado com tal novidade, para que os judeus possam finalmente se envergonhar e se arrepender. Seria possível que houvesse maior obstinação da qual eles deveriam ter vergonha, já que, por sua maldade, levaram Deus a espanto?

Ao mesmo tempo, ele repreende a hipocrisia deles, se eles pretendem ter piedade e santidade eminentes, quando Deus, após uma diligente busca, não encontrou sequer um homem reto. Ele também elogia e amplia a misericórdia indescritível de Deus, ao condescender em resgatar, como se do fundo do inferno, um povo cuja condição estava tão desesperada; pois os judeus foram indubitavelmente lembrados por essas palavras de que maneira deveriam esperar pela redenção; ou seja, porque Deus tem o prazer de se levantar milagrosamente para salvar o que foi perdido. Além disso, pela palavra “maravilha”, ele descreve também o cuidado paternal de Deus. É certo que Deus não é responsável por essas paixões, de modo a admirar-se com algo novo ou incomum; mas ele se acomoda conosco, para que, sendo profundamente comovido pela convicção de nossos males, possamos ver com horror nossa condição. Assim, quando ele diz que “o Senhor viu”, ele quer dizer que não há ajuda em nossa própria indústria; quando ele diz que o Senhor “se pergunta”, ele quer dizer que somos excessivamente chatos e estúpidos, porque não percebemos nem nos importamos com os males de nossa condição; e ainda que nossa indiferença não impeça o Senhor de prestar assistência à sua Igreja.

Portanto, seu braço trouxe (ou fez) salvação para ele. Com essas palavras, ele quer dizer que não devemos nos desesperar, embora não recebamos assistência dos homens. No entanto, reduzindo a nada qualquer outra assistência, ele declara que a salvação de sua própria nação e, conseqüentemente, de toda a humanidade deve, do princípio ao fim, à bondade imerecida e ao poder absoluto de Deus. Assim, da mesma maneira que, afirmando que Deus é abundantemente suficiente para si e tem poder e força suficientes para resgatar os judeus, ele estende a mão para os fracos; assim, ao dizer que os homens nada podem fazer para promover sua salvação, ele detesta todo orgulho, que, sendo despido de confiança em suas obras, eles podem se aproximar de Deus. E devemos observar esse desígnio do Profeta; pois, ao ler os Profetas e Apóstolos, não devemos considerar apenas o que eles dizem, mas com que propósito e com que objetivo. Aqui, portanto, devemos principalmente observar o desígnio do Profeta, que somente em Deus há poder suficiente para realizar nossa salvação, para que não possamos olhar para cá e para lá; pois estamos muito dispostos a nos apoiar em ajudas externas; mas que devemos colocar a esperança da salvação em nenhum outro lugar senão no braço de Deus, e que o verdadeiro fundamento da Igreja esteja em sua justiça, e que eles cometam erros que dependem de qualquer outra coisa; já que Deus não emprestou nada de ninguém além dele mesmo.

A utilidade dessa doutrina é ainda mais extensa; pois, embora todos os remédios muitas vezes nos falhem, o Senhor encontrará assistência suficiente em seu próprio braço. Sempre que, portanto, somos destituídos de assistência dos homens, e somos esmagados por calamidades de todo tipo, e não vemos nada diante de nós a não ser arruinar, vamos nos lançar nessa doutrina e tenha certeza de que Deus é suficientemente poderoso para nos defender; e, como ele não precisa da ajuda de outras pessoas, aprendamos a confiar firmemente e com confiança em sua ajuda.

No entanto, devemos manter em memória a doutrina universal, a saber, que a redenção da Igreja é uma maravilhosa bênção concedida somente por Deus, para que não possamos atribuir nada à força ou indústria dos homens. Com aversão, devemos considerar o orgulho daqueles que reivindicam para si mesmos qualquer parte daquele louvor que pertence a Deus, pois somente nele é encontrada a causa e o efeito de nossa salvação.

E a sua justiça o sustentou. Aqui o braço denota poder e força, e a justiça denota a integridade que ele exibe ao obter a salvação de seu povo, quando ele é o protetor deles, e os livra da destruição. (147) Quando ele diz que “o braço de Deus lhe trouxe salvação”, isso não deve ser limitado a Deus, e não deve ser tomado passivamente, como se Deus se salvasse, mas ativamente; para que esta salvação se refira à Igreja, que ele libertou dos bandos de inimigos.

“Rosenmuller, Umbrett e outros, seguem Jarchi, supondo que ??? ( ish ) seja enfático e signifique um homem do tipo certo, um homem igual à ocasião. Essa explicação deriva um pouco da analogia de Jeremias 5: 1 ; mas mesmo lá, e ainda mais aqui, a força da expressão é aumentada, em vez de diminuída, adotando essa frase no sentido simples de ninguém . O que se queria não era apenas um homem qualificado, mas qualquer homem, para manter a causa de Israel e Jeová. ” Alexander

Comentário de John Wesley

E viu que não havia homem, e imaginou que não havia intercessor; portanto, seu braço lhe trouxe salvação; e sua justiça, isso o sustentou.

Nenhum homem – para aparecer em nome do patrimônio.

O braço dele – ele faria seu trabalho sem a ajuda de nenhum outro.

Justiça – Sua justiça; vendo que não havia justiça entre eles, ele próprio vingaria os inocentes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *