Estudo de Isaías 59:19 – Comentado e Explicado

Desde o poente será visto o nome do Senhor, e desde o levante sua majestade, pois ele virá como uma torrente impetuosa precipitada pelo sopro do Senhor.
Isaías 59:19

Comentário de Albert Barnes

Então eles temerão – isto é, o resultado da interposição divina para punir seus inimigos, será garantir o reconhecimento da existência e perfeições de Yahweh em todas as partes do mundo. Veja especialmente as notas em Isaías 45: 6 .

Quando o inimigo deve entrar – Houve uma grande variedade na interpretação desta passagem, e é notável que nossos tradutores se afastaram de todas as versões antigas e que a tradução atual difere de quase todas as exposições modernas do lugar. Lowth o processa:

Quando ele vier como um rio estreitado em seu curso,

Que um vento forte sopra junto.

Jerome (a Vulgata) a traduz: ‹Quando ele vier como um rio violento, o Espírito do Senhor ( spiritus Domini , ou o vento do Senhor, isto é, um vento forte) dirige. A Septuaginta: Pois a ira do Senhor virá como uma corrente impetuosa; virá com fúria. Os caldeus: Quando vierem os que oprimem, como um transbordamento do rio Eufrates. O siríaco: Porque quando o opressor vier como um rio, o Espírito do Senhor o humilhará. A razão dessa variedade de interpretação é a ambiguidade das palavras hebraicas que ocorrem no versículo. A palavra que em nossa versão comum é traduzida como ‘inimigo’ ( ts? tsâr de ??? tsârar para pressionar, comprimir, unir-se; intrans. Para ser estreitado ou compactado), pode significar:

1. “Um adversário, inimigo, perseguidor”, sinônimo de ???? ‘ôyeb, como em Números 10: 9 ; Deuteronômio 32:27 ; Jó 16: 9 ; ou,

2. “Estreito, aflição” Salmo 4: 2 ; Salmo 18: 7 ; Salmo 44:11 ; ou,

3. Estreito, estreito Números 22:26 ; Jó 41: 7 .

‹Pode ser, portanto, aqui um substantivo que significa inimigo; ou talvez um adjetivo que qualifique a palavra rio, e então denotará um rio que está intimamente confinado dentro de suas margens e que é impulsionado por uma massa de águas acumuladas ou por um vento forte. De acordo com isso, isso significa que o Senhor se vingará com a impetuosidade de um rio que incha e espuma e é levado adiante com a violência em seu curso. A comparação de um guerreiro ou herói com uma torrente tão poderosa e impetuosa é extremamente forçada e bonita, e não é incomum (veja as notas em Isaías 8: 7 ). A frase traduzida ‘Espírito do Senhor’ ( ???? ??? rûach yehovâh ), pode denotar ‘o vento do Senhor’, ou um vento forte, violento e poderoso. O significado apropriado da palavra ??? rûach é vento ou respiração; e é sabido que o nome de Deus está freqüentemente nas Escrituras usado para denotar o que é poderoso ou vasto, como na frase montanhas de Deus, cedros de Deus, etc.

Não há razão para que aqui deva ser considerado como denotando ‘o Espírito de Deus’ – o grande agente de iluminação e reforma do mundo. Pode ser entendido, como Lowth e outros o aplicaram, para denotar um vento forte e violento – um vento incitando uma massa de águas através de um local comprimido e estreitado, aumentando assim sua impetuosidade e violência. A frase Espírito de Deus ( ????? ??? rûach ‘elohi^ym ) é usada para denotar um vento forte, em 1 Reis 18:12 ; 2 Reis 2:16 ; Isaías 40: 7 ; Ezequiel 12:14 ; Ezequiel 13:13 . would denote to lift up, to elevate, as a standard or banner, or anything to oppose and retard a foe. A palavra traduzida em nossa versão, ‘deve elevar um padrão’ (nos ? nosesâh ), traduzido na margem, ‘colocá-lo em fuga’, se derivado de ??? nasas e se for escrito com os pontos que n ? nasesâh indicaria para elevar , para elevar, como um padrão ou faixa, ou qualquer coisa para se opor e retardar um inimigo. Mas a palavra provavelmente deriva de ???? nûs para fugir, nos Piel ???? nôses “impulsionar, causar fuga”.

Aqui significa, então, que o vento forte impulsiona ou dirige nas águas comprimidas do córrego, e toda a passagem significa que o Senhor viria para libertar seu povo e prostrar seus inimigos com a impetuosidade de um rio violento comprimido entre estreitos bancos, e impulsionado por um vento forte. É verdade, portanto, como é que quando um inimigo violento assalta a igreja; quando ele entrar com erro, com violência e com aliados, como um dilúvio, o Senhor criará um estandarte contra ele, e pode-se esperar que as influências do Espírito de Deus se interponham para prender o mal; todavia, esta passagem não ensina essa doutrina, nem deve ser aplicada. Ensina que o Senhor sairá com energia e poder para defender seu povo e prostrar seus inimigos.

sa40

Comentário de Joseph Benson

Isaías 59:19 . Então eles temerão o nome do Senhor – Adore o Senhor; do oeste – As partes ocidentais do mundo. E sua glória – O Deus glorioso; do nascer do sol – as partes orientais. A soma é que o mundo inteiro temerá e adorará a Deus, e fará com que seu nome seja conhecido, deixando de lado suas idolatias; e pode ser referido, primeiro, à libertação do povo de Deus da Babilônia: os homens o reverenciarão e o adorarão quando ouvirá como ele livrou seu povo e executou vingança contra seus inimigos. Ou, 2d, à redenção de Cristo e ao chamado dos gentios. Veja Malaquias 1:11 . Quando o inimigo entrar como um dilúvio, etc. – Quando nada parece capaz de resistir aos inimigos da igreja de Deus, mas eles carregam tudo diante deles como um dilúvio invadindo um país, então o próprio Deus lhes dará um cheque notável e interporá visivelmente em favor de seu povo oprimido. O profeta, no entanto, pode ser entendido como falando de Satanás, o grande inimigo da igreja de Deus, e como significando que, a qualquer momento, ele ou seus instrumentos devem fazer ataques violentos ao povo de Deus, e devem esforçar-se para derrubar tudo diante deles, por uma inundação de infidelidade, impiedade e maldade; o Espírito de Deus elevaria seu padrão e convocaria seus exércitos, para se opor ao progresso desses inimigos e subverter sua causa. “Não há dúvida”, diz Scott, “mas a grande realização desta profecia é futura: e como eles, entre os quais a iniquidade é tão abundante, antecedentes a essa feliz mudança, são mencionados como o povo professado de Deus, e não são acusados ??de idolatria, e como o Senhor é representado como se perguntando que não havia intercessor entre eles, é mais natural interpretá-lo de protestantes corruptos e degenerados do que qualquer um dos judeus, que são inimigos declarados do cristianismo, ou dos papistas, que mantêm a adoração de imagens, santos e anjos. ”

Comentário de Scofield

medo

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de Adam Clarke

Quando o inimigo deve entrar como um dilúvio – Todos esses rabinos se referem à vinda do Messias. Se você vir uma geração que suporta muitas tribulações, então (digamos), espera-o, de acordo com o que está escrito: “Quando o inimigo entrar como uma inundação, o Espírito do Senhor elevará um estandarte contra ele”.

Kimchi diz que aquele que era o porta-estandarte sempre começava a batalha atacando primeiro o inimigo. Aqui, então, o Espírito do Senhor é o porta-estandarte e dá o primeiro golpe. Aqueles que vão contra o pecado e Satanás com o Espírito Santo na cabeça, certamente vencerão o dia.

O Espírito do Senhor elevará um estandarte contra ele “Que um vento forte sopra” – Quam spiritus Domini cogit , “O qual o Espírito do Senhor impulsiona”. Vulg. Nos???? nosesah , pihel a fug?? nus fugit. : “nosesah he interpreted in the signification of flight, – The Spirit of the Lord shall put the enemy to flight; for according to him the root of the word is ??? nus , he put to flight.” Kimchi diz que seu pai assim explicou esta palavra: esa???? nosesah interpretatur em signi ? cação fugae et a, spiritus Domini fugabit hostem; -nam secundum eum , – O Espírito do Senhor expulsará o inimigo; pois segundo ele a raiz da palavra é ??? nus , ele fugiu . “ O objeto desta ação eu explico de outra forma. A conjunção ? vau , prefixada em ??? ruach , parece necessária, pois é acrescentada pelo corretor em um dos Koningsberg MSS., Compilado por Lilienthal. Também é adicionado em um dos meus.

Comentário de John Calvin

19. Portanto, eles temerão o nome de Jeová. Ele agora testifica que esse trabalho de redenção será tão esplêndido e ilustre que o mundo inteiro se maravilhará, contemplará, louvará e celebrará, e, atingido pelo medo, renderá glória a Deus. É incerto se ele quer dizer a conversão dos gentios ou o terror com o qual Deus consterna seus inimigos. Pela minha parte, estou mais inclinado à opinião anterior, de que, mesmo nos confins da terra, o nome de Deus será reverenciado e honrado, para que os gentios não apenas tremam, mas o sirvam e o adorem. com verdadeiro arrependimento.

Pois (148) o inimigo virá como um rio. Quanto ao motivo agora atribuído, os comentadores diferem. Mas o verdadeiro significado, na minha opinião, é que o ataque do inimigo será tão furioso que, como uma torrente rápida e impetuosa, parecerá varrer e destruir tudo, mas o Senhor fará com que ele desapareça instantaneamente. e desaparecer. Pretende-se, portanto, aumentar a descrição do poder divino, pelo qual a vasta força e a terrível fúria dos inimigos são repelidas, recebem uma direção diferente e caem em pedaços.

Surge agora uma pergunta: “Que redenção o Profeta quer dizer?” Respondo, como já sugeri em outra passagem, que essas promessas não devem se limitar, como é comumente feito, a uma única redenção; pois os judeus o referem exclusivamente à libertação da Babilônia, enquanto os cristãos o referem somente a Cristo. De minha parte, uno-me a ambos, de modo a incluir todo o período após o retorno do povo, juntamente com o que se seguiu até a vinda de Cristo; pois essa profecia não foi cumprida, mas em Cristo, e o que é dito aqui não pode se aplicar a nenhuma outra. A glória de Deus nunca foi revelada ao mundo inteiro, nem seus inimigos foram postos em fuga para não recuperar suas forças, até que Cristo alcançou uma conquista e um triunfo ilustre sobre Satanás, pecado e morte.

Comentário de John Wesley

Assim temerão o nome do SENHOR desde o ocidente, e a sua glória desde o nascer do sol. Quando o inimigo entrar como um dilúvio, o Espírito do Senhor elevará um estandarte contra ele.

Medo – Adore o Senhor.

O oeste – A parte ocidental do mundo.

Sua glória – o Deus glorioso.

O nascer do sol – As partes orientais.

Quando – Em que momento o diabo, ou seus instrumentos, causarão violentas irrupções na igreja.

Um padrão – Deus se fará conhecido por participar e defendê-los, apenas pelo seu espírito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *