Estudo de Isaías 60:13 – Comentado e Explicado

A glória do Líbano virá a ti, e todos juntos, o cipreste, a faia e o buxo, para ornamentar meu lugar santo e honrar o lugar onde pousam meus pés.
Isaías 60:13

Comentário de Albert Barnes

A glória do Líbano – A ‹glória do Líbano ‘aqui significa as árvores que cresceram no Líbano (veja as notas em Isaías 35: 2 ).

Virá a ti – Ou seja, tua beleza e glória serão tão grandes quanto se aquelas árvores valiosas fossem trazidas e plantadas ao redor do templo.

O abeto – (Veja as anotações em Isaías 41:19 ; Isaías 55:13 ).

A caixa – (Veja também as notas em Isaías 41:19 ).

Para embelezar o local do meu santuário – O local do templo, como se estivessem plantados em torno dele, e como se a magnificência do Líbano fosse transferida para lá imediatamente. A idéia é que os objetos mais valiosos e gloriosos em nações distantes sejam consagrados ao serviço do verdadeiro Deus.

E farei glorioso o lugar dos meus pés – Lowth torna isto: ‘glorificarei o lugar em que descanso os meus pés;’ e ele supõe que a arca seja o lugar em que Deus repousou seus pés como um banquinho. Em apoio a isso, ele apela ao Salmo 99: 5 , ‹Adoração em seu escabelo; e 1 Crônicas 28: 2 . Rosenmuller entende isso e apela ainda mais ao Salmo 132: 7 . Sem dúvida, a idéia principal é que o templo era considerado a morada sagrada de Deus – e ele quer dizer que todos os lugares em seu templo, mesmo onde, para manter a figura, ele descansava os pés quando sentava. no trono, seria preenchido com magnificência e glória.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 60:13 . A glória do Líbano chegará a ti – Como o Líbano forneceu cedros e outras madeiras de escolha para construir e embelezar o templo de Salomão, assim diferentes nações contribuem com o que é mais excelente e adequado entre eles para apoiar, estabelecer, ampliar e adornar a igreja. de Cristo, aqui chamado o lugar do santuário de Deus , com alusão ao templo, um tipo eminente dele. Veja nota nos Salmos 46: 4-5 . E farei glorificar o lugar dos meus pés – A Igreja Cristã, assim chamada em alusão à arca, no lugar mais sagrado do tabernáculo e templo, onde a glória divina, denominada pelos judeus a Shechiná, costumava aparecer entre as asas dos querubins, sobre o propiciatório, que era, por assim dizer, o banquinho do glorioso símbolo da presença de Deus.

Comentário de Adam Clarke

E farei glorioso o lugar dos meus pés “E para que eu glorifique o lugar em que descanso os pés” – O templo de Jerusalém foi chamado de casa de Deus, e o lugar de seu descanso ou residência. A aparente aparência simbólica de Deus, chamada pelos judeus de Schechinah , estava no lugar mais sagrado, entre as asas dos querubins, acima da arca. Isto é considerado como o trono de Deus, presidindo como rei sobre o estado judeu; e como um escabelo é um apêndice necessário ao trono (veja nota em Isaías 52: 2 ; (nota)), a arca é considerada o escabelo de Deus e é chamada de Salmo 99: 6 ; 1 Crônicas 28: 2 .

A glória do Líbano – Ou seja, o cedro.

Comentário de John Calvin

13. A glória do Líbano. Isaías novamente emprega a metáfora que ele usou anteriormente, quando comparou a Igreja de Deus a um edifício ou uma cidade. Ele enumera as coisas necessárias para a construção, como “o abeto, o pinheiro e a caixa”, que cresceram no Líbano, uma floresta abundante, como sabemos, em excelentes árvores.

Pela beleza do lugar da minha santidade. Ele quer dizer que tudo o que é excelente e belo no Líbano deve ser levado para a Igreja. Mas deve-se acreditar que essas figuras contêm uma referência emblemática ao culto espiritual de Deus; porque o Senhor adorna a sua igreja com o título de santuário, porque habita no meio dela. No entanto, ele sempre faz alusão ao templo, para se acomodar ao tempo e aos costumes comuns. Assim, ele nos mostra o padrão do templo que estava em Jerusalém, para que, sob a imagem dele, possamos contemplar o “templo espiritual” ( Efésios 2:21 ), do qual somos as “pedras vivas” e a substância viva. . ( 1 Pedro 2: 5 )

Pois glorificarei o lugar dos meus pés. Por “lugar de seus pés”, ele quer dizer que mora no templo de tal maneira que sua majestade não se limita a ele (pois não se limita a um lugar tão estreito;) e, portanto, apenas a seus pés, o que pode ser chamada a menor parte, existe, para que possamos ascender ao céu, e não fixar toda a nossa atenção naqueles sinais externos pelos quais somos instruídos de acordo com nossa capacidade. Assim também no Salmo,

“Adore o escabelo de seus pés, porque é santo.”
( Salmos 99: 5 )

E de novo,

“Vamos adorar no lugar onde seus pés estavam.”
( Salmos 132: 7 )

Não que a essência de Deus esteja dividida em partes acima e abaixo (158), mas porque, dessa maneira, ele eleva seus servos, por assim dizer, dos pés à cabeça.

Comentário de John Wesley

A glória do Líbano virá a ti, o abeto, o pinheiro e a caixa juntos, para embelezar o lugar do meu santuário; e farei glorioso o lugar dos meus pés.

A glória – A caixa, o abeto, o pinheiro e o cedro, por causa do qual o Líbano era tão famoso; reis e grandes, a glória do mundo, e também pessoas de classe mais baixa, serão os materiais e membros da igreja de Cristo.

Para embelezar – Esta é a razão e o fim pelo qual a glória do Líbano deve ser trazida para cá; por essas árvores compreendem a beleza e a nobreza da igreja.

Santuário – O templo em que estava o santuário.

O lugar dos meus pés – A arca, assim chamada, porque, supondo que Deus, à maneira dos homens, se sentasse entre as asas dos querubins, seus pés repousariam sobre a arca. Tudo isso é consertado na igreja evangélica.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *