Estudo de Isaías 62:8 – Comentado e Explicado

O Senhor o jurou por sua destra e por seu braço poderoso: Não deixarei mais teus inimigos alimentarem-se de teu trigo, nem os estrangeiros beberem o vinho, produto de teu trabalho.
Isaías 62:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor jurou por sua mão direita – Um juramento foi feito de várias formas entre os antigos. Isso geralmente era feito levantando a mão em direção a espancados e apelando a Deus. Como Deus não podia jurar por Hebreus 6:13 , ele é representado como jurando por si mesmo (veja as notas em Isaías 45:23 ). Aqui ele é representado como jurando por sua mão direita e por seu braço – o forte instrumento pelo qual ele cumpriria seus propósitos de defender e salvar seu povo. O sentido é que ele solenemente prometeu a força de seu braço para libertá-los e restaurá-los em sua própria terra.

Certamente não darei mais … Margem, como em hebraico, ‘Se eu der.’ Ou seja, eu não vou dar.

Teu milho para ser carne – A palavra ‘milho’ nas Escrituras significa todos os tipos de grãos – especialmente trigo, cevada, etc. A palavra ‘carne’ era usada anteriormente para designar todos os tipos de alimentos, e não era restrita como é agora. geralmente para alimentação animal. O significado é que eles não devem ser submetidos aos males da invasão e conquista estrangeiras.

E os filhos do estrangeiro – Estrangeiros, Isaías 60:10 .

Não beberás o teu vinho – As produções do vosso trabalho serão seguras, e vós as desfrutareis. Tudo isso denota um estado de segurança e prosperidade, como seria o caso de serem autorizados a cultivar o solo sem interrupção e de gozar o fruto de seus trabalhos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 62: 8-9 . O Senhor jurou O coro profético aqui retorna ao seu cargo e, renovando seu discurso, assegura à igreja, agora há muito tempo exposta à perseguição de seus inimigos, que Deus certamente conseguiria para seus tempos de paz pública e tranqüilidade, na qual, libertada de seus inimigos, e tendo o domínio de todos os seus direitos e posses, ela se alegrava com as coisas boas que Deus lhe concedeu, sem medo dos inimigos, em meio a agradecimentos e louvores a seu Deus. A passagem é metafórica e deve ser entendida do desfrute livre e imperturbável das bênçãos espirituais da religião. Veja Joel 2:24 ; Joel 3:18 . Jeremias 31:12 . Zacarias 9:17 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 62: 8-9 . O Senhor jurou por sua mão direita : “Erguer a mão era uma cerimônia usada em juramentos, Deuteronômio 32:40 ; Ezequiel 20: 5 ; Ezequiel 20:15 . E aqui Deus jura por aquela mesma mão que costumava ser levantada em juramento; isto é, ele jura por seu poder e pode, como se segue, que os inimigos de seu povo não interrompam a paz e a abundância que ele deve lhes dar, mas que eles desfrutem silenciosamente de suas bênçãos com corações cheios de gratidão por eles. Isso deve estar relacionado a alguma condição mais feliz do que os judeus desfrutaram após o retorno do cativeiro, quando seus inimigos os invadiram com frequência e, finalmente, os romanos destruíram seu templo e sua nação. ” – Lowth. A passagem é sem dúvida metafórica; e deve ser entendido do desfrute livre e imperturbável das bênçãos espirituais da religião, que Deus concederá à Igreja Cristã nos últimos dias: e “o juramento que inaugura essa promessa prova que ela será realizada exata e pontualmente”. Veja Joel 2:24 ; e Joel 3:18 ; Jeremias 31:12 ; Zacarias 9:17 . As expressões no versículo seguinte, particularmente na parte final, aludem às ordenanças da lei, que exigiam que as pessoas gastassem suas primícias e outras coisas consagradas no templo, em agradecimento a Deus por suas bênçãos, Deuteronômio 12:11 ; e Deuteronômio 14:23 ; Deuteronômio 14:26 .

Comentário de John Calvin

8. Jeová jurou. Ele prossegue com as metáforas que ele usava anteriormente; pois, devido à corrupção de nossa natureza, o reino de Cristo não pode ser descrito de modo a nivelar nossa capacidade; era necessário representá-lo sob figuras. Da mesma maneira que ele prometeu, primeiro, abundância de todas as coisas e, depois, tutela fiel, para que a condição dos crentes possa ser segura; então, aqui ele promete tranqüilidade e repouso, para que desfrutem pacificamente de suas bênçãos, e não sejam futuramente enganados por elas. Como se ele tivesse dito: “Tudo o que você tinha anteriormente em suas mãos foi exposto a pilhagem e roubo; mas agora terás tudo bem protegido, e participarás livremente do teu milho e do teu vinho; e, em uma palavra, gozarás da tua prosperidade em paz. ”

Mas uma vez que a depravação de nossa natureza é tal que não depositamos confiança em Deus, embora ele prometa de maneira ampla e abundante, por esse motivo o Profeta o representa como juramento; pois o Senhor condescende conosco até o ponto de fazer um juramento, a fim de corrigir ainda mais nossa incredulidade e obstinação. Agora, o Senhor “jura por si mesmo, porque” (como diz um apóstolo) “ele não é maior que ele”. ( Hebreus 6:13 .)

Pela mão direita e pelo braço de sua força. Ele menciona seu “braço direito”, isto é, o poder de Deus; porque isso era apropriado para o presente discurso. Como se ele tivesse dito: “Se eu tiver algum poder, eu o mostrarei em sua salvação; e, para que, em um assunto árduo, sua mente fique adormecida, juro pela minha mão, que é invencível e vitoriosa sobre tudo, que, quaisquer que sejam as dificuldades que possam surgir, você estará seguro sob minha proteção. ” Sempre que, portanto, ele promete salvação, pensemos em sua força e poder.

Se eu darei. Esta é uma forma elíptica de expressão; e somos ensinados por ela a sacralidade e solenidade de um juramento. A importância desta declaração é, como se ele tivesse dito, que ele deseja que a partir de agora ele não seja acreditado, se essas promessas não forem justificadas pelo evento. Quando ele promete o desfrute pacífico de trigo e vinho, ele quer dizer que procedeu de seu julgamento justo, e não aconteceu por acaso, que a Igreja foi privada de milho e vinho; pois sempre que os inimigos assolam e saqueiam, isso é inquestionavelmente feito pela permissão de Deus; como ele ameaça na lei. ( Deuteronômio 28:33 .) Por outro lado, é sua bênção especial que todo mundo coma em segurança

“Debaixo da videira e debaixo da figueira”. ( 1 Reis 4:25 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *