Estudo de Isaías 63:15 – Comentado e Explicado

Olhai do alto do céu e vede de vossa santa e gloriosa morada: Que foi feito de vosso amor ciumento e de vosso poder, e da emoção de vosso coração? Dai livre expansão à vossa ternura,
Isaías 63:15

Comentário de Albert Barnes

Olhe do céu – Isso começa com um apelo sincero de que Deus teria misericórdia deles em suas atuais calamidades e provações. Eles imploram para que ele se lembre de suas antigas misericórdias e que volte e abençoe-as, como ele havia feito nos tempos antigos.

E eis que da habitação – (Veja as notas em Isaías 57:15 ).

Onde está o teu zelo – Ou seja, o teu antigo zelo pelo teu povo; onde está agora a prova do interesse pelo seu bem-estar que foi comprovado nos tempos passados.

E tua força – O poder que antes era manifestado por sua libertação e salvação.

O som das tuas entranhas – Margem, Multidão. A palavra “soar” ( ???? hâmôn ) significa apropriadamente um ruído ou som, como chuva; 1 Reis 18:41 ; de cantar, Ezequiel 26:13 ; de uma multidão, 1 Samuel 4:14 ; 1 Samuel 14:19 . Também significa uma multidão ou uma multidão de pessoas Isaías 13: 4 ; Isaías 33: 3 . Aqui se refere a uma emoção ou afeto da mente; e a frase denota compaixão ou terna preocupação por eles em seus sofrimentos. É derivado da expressão costumeira na Bíblia que os intestinos, isto é, os órgãos na região do peito – pois a palavra é usada nas Escrituras – eram a sede das emoções e deveriam ser afetados por qualquer emoção forte e terna da mente (veja as anotações em Isaías 16:11 ). A idéia aqui é: ‘Onde está sua antiga compaixão pelo seu povo em perigo?’

Eles são contidos? Eles são bruxos? Tuas misericórdias não serão mais exercidas?

Comentário de Thomas Coke

Isaías 63:15 . Olhe para baixo do céu Nesta excelente e piedosa oração pelas primícias dos judeus convertidos, eles pedem a Deus por sua graça e misericórdia, para olhá-lo com um olhar de compaixão. “Onde estão o teu amor e preocupação pelo teu povo, acrescentam eles, e o poder que exerceste para a libertação deles? Onde estão as tuas misericórdias que anteriormente mostraste para eles?” Os argumentos aqui são usados, e para ser entendido, mais humano (à maneira dos homens). Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 63: 15-16 . Olhe do céu – Nesta excelente e piedosa oração pelas primícias dos judeus convertidos, na qual eles imploram a Deus, por sua graça e misericórdia, para contemplá-los com um olho de compaixão, eles argumentam tanto pela bondade de seus natureza, e pela grandeza das obras que ele havia feito anteriormente por eles. Deus vê em toda parte e tudo; mas diz-se que ele olha do céu, porque existe o seu trono, sobre o qual ele reina em majestade. Eis, etc. – Mal vê e observa, mas eis, com respeito e respeito, teu pobre povo. Onde está o teu zelo? – O que aconteceu com esse amor que antigamente não permitiria que o teu povo fosse prejudicado? E tua força? – Esse seu poder se manifestou naqueles grandes atos que você realizou para o seu povo?

O som das tuas entranhas – Isto é falado por Deus à maneira dos homens. O significado é: onde estão as tuas ternas compaixão e misericórdia que antes mostraste para conosco? e quais teus servos compararam com a afeição que uma mãe tem pelos filhos? Eles são contidos? – Ou você pode ser assim estreitado? Uma exposição que concorda bem com o próximo verso. Sem dúvida você é nosso Pai – Nossa única esperança está na relação que temos com você, que você prometeu chamar a si mesmo de Pai: nós, portanto, como seus filhos, esperamos encontrar em você as entranhas e compaixões de um pai. Embora Abraão seja ignorante de nós – Embora aquele que foi nosso pai segundo a carne, esteja morto, e tão ignorante de nossa condição. E Israel não nos reconhece – embora Jacó, que também era nosso pai, deva nos renegar por causa de nossa degeneração. Tu, ó Senhor, és nosso Pai – Não estás familiarizado com o nosso estado, nem negarás a tua relação conosco, mas continuará a desempenhar a parte de um pai e redentor ao teu povo. Teu nome é eterno – Tua natureza graciosa e misericordiosa e atributos são eternos e imutáveis.

Comentário de Adam Clarke

E tua força “E teu poder poderoso” – Para ??????? geburotheycha , plural, trinta e dois MSS. (sete antigos) e vinte e um dos de Rossi e sete edições têm have ????? geburathecha , singular.

Eles são contidos? Para ??? elai , de (ou em relação a) mim, a Septuaginta e Siríaca leram ????? eleynu , de nós. – EU.

Comentário de John Calvin

15. Olhe do céu. Depois de ter, em nome de todo o povo, relatado os benefícios dos tempos antigos, ele agora aplica isso ao assunto atual e pede ao Senhor que preste atenção ao seu povo.

Veja da habitação da tua santidade. Com essas palavras, ele quer dizer que o poder de Deus não diminui, embora isso nem sempre apareça; pois devemos fornecer um contraste, para que se pudesse dizer que Deus naquele tempo estava oculto, e não se manifestasse a eles como se havia mostrado aos pais. “Embora, portanto, não te vejamos, ó Senhor, e embora você tenha se retirado de nós como se estivesse trancado no céu, para que você pareça ter deixado de se importar conosco, mas ‘olhe para o céu e da tua habitação ‘eis as nossas angústias. ” Os crentes devem diferir dos incrédulos no reconhecimento de um Deus poderoso e gentil, mesmo quando não percebem nenhum sinal de seu poder ou bondade; e assim, mesmo quando ele está a uma grande distância, eles o invocam; pois Deus nunca deixa de se preocupar com seu povo ( 1 Pedro 5: 7 ), uma vez que ele governa incessantemente todas as partes do mundo.

Onde está o teu zelo? Com essas perguntas, os crentes parecem, em certa medida, censurar a Deus, como se ele não estivesse agora movido por qualquer afeição por eles, ou como se seu poder estivesse diminuído; mas o significado do Profeta é diferente; pois, exaltando esses benefícios, seu objetivo é, como já observei, confirmar a esperança dos crentes no futuro, para que eles saibam que Deus é sempre como ele e nunca deixem de lado seus cuidados com o seu povo. Isso aparecerá mais claramente a partir do que segue.

A multidão de entranhas e compaixão denota a vasta bondade de Deus; pois Deus mostra e abre suas entranhas, por assim dizer, quando exerce em relação a nós generosidade e bondade, o que é realmente tão grande que não podemos elogiá-la em linguagem adequada. Também não é uma coisa nova que os crentes, quando oprimidos pela dor, expuseram familiarmente a Deus por fechar suas entranhas. De fato, eles sustentam esse princípio, que Deus é sempre compassivo, porque ele não muda sua natureza; e embora imputem aos seus pecados que eles não o experimentem por ter compaixão, ainda assim, para que não afundem em desespero, perguntam como é possível que Deus os trate com severidade e, como se ele tivesse esquecido sua disposição natural, deve mostrar apenas sinais de absoluto descontentamento? (179)

Comentário de John Wesley

Olha para o céu e vê da habitação da tua santidade e da tua glória: onde está o teu zelo e a tua força, o som das tuas entranhas e das tuas misericórdias para comigo? eles são contidos?

Olhe – Agora o profeta começa a expor-se a Deus e argumentar tanto pela bondade de sua natureza quanto pela grandeza de suas obras. Deus vê todos os lugares e todas as coisas, mas diz-se que ele olha do céu, porque há seu trono no qual ele se senta em majestade.

Contemple – Não mal veja, mas observe com respeito e respeite o teu povo pobre.

Onde – O que aconteceu com esse amor, que antigamente não permitiria que o teu povo fosse prejudicado? Força – Esse seu poder se manifestou naqueles grandes atos? O fundador – Isto é falado por Deus à maneira dos homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *