Estudo de Isaías 63:8 – Comentado e Explicado

Verdadeiramente, dizia de si para si, aqueles são meu povo, filhos que não me renegarão. E tornou-se seu salvador
Isaías 63:8

Comentário de Albert Barnes

Pois ele disse – dissera o Senhor. Ou seja, ele disse isso quando os escolheu como seu povo único e entrou em aliança solene com eles.

Certamente eles são o meu povo – A referência aqui é ao fato de que ele fez um convênio com eles para ser o seu Deus.

Filhos que não mentem – Isso não será falso para mim – indicando a expectativa razoável que o Senhor poderia ter, quando os escolhesse, de que seriam fiéis a ele.

Então ele era o Salvador deles – Lowth traduz isso: ‘E ele se tornou o Salvador deles em toda a sua angústia;’ conectando isso ao primeiro membro do versículo seguinte e traduzindo que: ‘não foi um enviado, nem um anjo de sua presença que os salvou’. Assim, a Septuaginta retrata: “ E ele era para eles pela salvação (de todas as suas aflições”). Os caldeus a traduzem: ‘E sua palavra foi redenção ( ???? pâriyq ) para eles.’ Mas a verdadeira idéia provavelmente é que ele os escolheu e, em virtude de escolhê-los, tornou-se o libertador deles.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 63: 8-9 . Pois ele disse – Nomeadamente, dentro de si mesmo, antigamente, quando ele fez um pacto com nossos pais, e os tirou do Egito; Certamente eles são o meu povo – em aliança comigo: embora sejam indignos de mim, ainda assim não posso deixar de vê-los como meu povo. Filhos que não mentem – Isso manterá minha aliança; isso não vai lidar falsamente comigo, a quem eles estão sujeitos a tais obrigações indizíveis. Isso é falado por Deus, à maneira dos homens, sempre aptos a esperar o melhor a respeito de seus filhos, embora, em tempos passados, possam ter sido refratários e desobedientes. Então ele era o Salvador deles – Nomeadamente, nessas esperanças e condições, ele se comprometeu a ser o Salvador deles; ou, ele sozinho era o Salvador deles. Quando não havia ninguém para salvar, ninguém para defender, então ele os salvou. Em toda a aflição deles, ele foi afligido – Quando havia a necessidade de corrigi-los, a fim de corrigi-los, ele tinha um senso compassivo dos males que sofreram: ver Deuteronômio 32:36 ; 10:16 ; Salmos 106: 44-45 . E o anjo de sua presença os salvou – da casa da servidão, através do mar Vermelho e no deserto. O mesmo anjo que os conduziu em todas as suas jornadas e os trouxe a Canaã, como capitão do exército do Senhor ( Josué 5:15 ), mesmo o Senhor Jesus Cristo, que apareceu a Moisés na sarça ( Êxodo 3: 2 -6 , comparado com Atos 7:35 ,) em quem estava o nome de Deus, Êxodo 23: 20-21 . A quem os judeus tentaram no deserto, porque tentaram a Cristo, 1 Coríntios 10: 9 ; e quem era a rocha espiritual que os seguia, tipificada pela fenda da rocha natural para lhes dar água: quem estava antes de Abraão, João 8:58 , e antes de todas as coisas, Colossenses 1:17 : veja nota em Êxodo 23: 20-21 : chamado anjo, mensageiro ou mediador da aliança, Malaquias 3: 1 ; e aqui o anjo de sua presença; e sua presença, Êxodo 33:14 , como aparecendo continuamente diante de seu rosto para interceder por sua igreja. Em seu amor e em sua piedade, ele os redimiu – Isso mostra o fundamento de sua bondade: eles eram um povo teimoso, supersticioso e idólatra, mas o amor e a piedade de Cristo os salvaram. E ele os deu, e os carregou – Como pai, seu filho, ou uma águia, seus filhotes; ele os carregou nos braços de seu poder e nas asas de sua providência: ver notas em Deuteronômio 1:31 ; e Deuteronômio 32: 10-12 ; e Isaías 46: 4 . E isso ele fez todos os dias da antiguidade, por muitas eras passadas; desde os dias de Abraão ou Moisés; desde o cativeiro no Egito até o assentamento em Canaã e nas gerações seguintes. E é assim que sua antiga bondade é mencionada para induzi-lo a continuar, e ainda a sustentar, proteger e preservar sua igreja até que ele a leve a seu Pai.

Comentário de Adam Clarke

Então ele era o Salvador deles. Em toda a aflição deles “E ele se tornou seu Salvador em todas as suas angústias” – segui a tradução da Septuaginta na última parte da oitava e na primeira parte do nono verso; o que concorda com o presente texto, um pouco diferente quanto a membros da sentença. Eles leem mic? miccol , acima de tudo, em vez de ??? bechol , no total, o que não faz diferença no sentido; e ts? tsar que eles entendem como ??? tsir . ?a? e?e?et? a?t??? e?? s?t???a? e? pas?? ????e?? a?t?? · ?? p?esß??, ??de a??e??? · . “E ele foi a salvação para eles em toda a tribulação; nem um embaixador nem um anjo, mas ele próprio os salvou.” Um anjo de sua presença significa um anjo de ordem superior, em atendimento imediato a Deus. Assim, o anjo do Senhor diz a Zacarias: “Eu sou Gabriel, que estou na presença de Deus”, Lucas 1:19 . A presença de Jeová, Êxodo 33:14 , Êxodo 33:15 , e o anjo, Êxodo 33:20 , Êxodo 33:21 , é o próprio Jeová; aqui um anjo de sua presença se opõe ao próprio Jeová, como um anjo nas passagens seguintes do mesmo livro de Êxodo. Após a adoração idólatra do bezerro de ouro, “quando Deus disser a Moisés, enviarei um anjo diante de ti – não subirei no meio de ti – o povo lamentou”, Êxodo 33: 2-4 . Depois, Deus conforta Moisés, dizendo: “Minha presença (que sou eu pessoalmente, e não por anjo) irá contigo”, Êxodo 33:14 . ??t?? p??p??e?s?µa? s?? , “Eu mesmo irei adiante de ti”, como a Septuaginta a traduz.

O MSS. e as edições são muito divididas entre as duas leituras do texto e da margem nas cópias comuns, ?? lo , not, e ?? lo , para ele. Todas as versões antigas expressam a leitura do chetib, ?? lo , não.

“E ele ficou nu e os carregou todos os dias de idade

E ele os pegou e os deu todos os dias de antigamente ”

– Veja a nota em Isaías 46: 3 ; (Nota). – EU.

Comentário de John Calvin

8. Pois ele disse: Certamente eles são o meu povo. Ele menciona a eleição do povo, e representa Deus como falando disso, para que possamos ter em vista o fim de nosso chamado., Que ele desejava ter um povo peculiar, que deveria invocá-lo. E, no entanto, ele acusa o povo de ingratidão, por ter desapontado Deus por sua expectativa; não que o Senhor possa ser enganado, pois ele previu o que eles se tornariam e também o declarou ( Deuteronômio 32:15 ) por Moisés; mas as Escrituras falam desta maneira, quando é devido à ingratidão dos homens que eles decepcionam a Deus, como vimos anteriormente,

“Eu parecia que deveria produzir uvas e produziu uvas bravas.” ( Isaías 5: 4. )

Ele também não trata do decreto secreto de Deus, mas fala da maneira dos homens sobre o consentimento mútuo entre Deus e os crentes, para que todos aqueles a quem ele se digne oferecer como Pai, possam responder a Deus quando ele o chama; “Pois o fundamento é firme, de que nenhum dos eleitos perecerá, porque o Senhor conhece verdadeiramente os seus. ( 2 Timóteo 2:19 .)

Filhos que não mentem. Sabemos que o fim de nosso chamado é que possamos levar uma vida santa e irrepreensível, como testemunha toda a Escritura, e como frequentemente declaramos em passagens anteriores. ( Isaías 43:21 .) Justamente, portanto, o Senhor diz que elegeu o povo, para que fossem santos e verdadeiros, para que ele tivesse filhos avessos à falsidade e vaidade. Mas o povo não cumpriu sua promessa e ficou muito longe daquela simplicidade que deveria ter seguido; pois tudo estava cheio de engano e hipocrisia. No entanto, ele mantém a esperança do perdão, desde que voem para Deus e se humilhem pelo arrependimento sincero.

Portanto, ele se tornou seu Salvador. O Profeta mostra qual é a parte principal do serviço de Deus; a saber, ter um coração puro e reto. Daí resulta que Deus nos abandona, porque somos traiçoeiros e quebramos convênios. Vendo, portanto, que esse povo se deleitava com seus vícios, era conveniente primeiro convencê-los de sua incredulidade; para depois serem convertidos a Deus, eles poderiam achar que ele era seu Salvador.

Comentário de John Wesley

Pois ele disse: Certamente eles são o meu povo, filhos que não mentirão: então ele era o Salvador deles.

Ele disse : Quando ele fez um pacto com nossos pais, e os tirou do Egito.

Não minta – Isso manterá minha aliança.

Então ele – não Ciro, Zorobabel ou Neemias, mas o próprio Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *