Estudo de Isaías 7:12 – Comentado e Explicado

Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova.
Isaías 7:12

Comentário de Albert Barnes

Não vou perguntar – Neste caso, Acaz assumiu a aparência de piedade ou respeito pelo mandamento de Deus. Em Deuteronômio 6:16 , está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus;’ e Ahaz talvez tivesse esse comando nos olhos. Foi uma reverência professada por Deus. Mas a verdadeira razão pela qual ele não buscou esse sinal foi que ele já havia entrado em negociação com o rei da Assíria para defendê-lo; e que ele estava mesmo tirando o templo de Deus de prata e ouro, para garantir essa assistência; 2 Reis 16: 7-8 . Quando as pessoas dependem de seus próprios dispositivos e recursos, não estão dispostas a procurar ajuda de Deus; e não é incomum que desculpem sua falta de confiança nele por alguma aparência de respeito pela religião.

Tentação – Tente, ou faça algo que provoque seu descontentamento, ou busque sua interposição em um caso em que ele não tenha prometido. Tentar Deus é o mesmo que colocá-lo à prova; para ver se ele é capaz de executar o que ele propôs. É evidente, porém, que aqui não haveria “tentação” de Deus, pois um sinal lhe fora oferecido pelo profeta em nome de Deus. ‹A resposta de Acaz pode ser considerada como um desprezo amargo, como se ele tivesse dito:“ Não testarei teu Deus à prova, na qual ele será encontrado ausente. Não te envergonharei, tomando-te com a tua palavra; ou como a linguagem de um hipócrita que assume a máscara de reverência a Deus e seu mandamento. – “Hengstenberg”. Crisóstomo e Calvino consideram o último como a interpretação correta. Se for perguntado aqui “por que” Acaz não pôs Isaías à prova e “garantiu”, se possível, a confirmação divina para a certeza de que Jerusalém estaria em segurança, o seguinte pode ser considerado como os prováveis ??motivos:

(1) Ele estava secretamente confiando na ajuda da Assíria. Ele acreditava que poderia fortalecer a cidade e afligir o inimigo, afastando o suprimento de água, para que não pudessem continuar em cerco, e que toda a ajuda adicional de que precisasse pudesse ser derivada dos assírios.

(2) Se o milagre tivesse sido “realmente realizado”, teria sido uma prova de que Javé era o verdadeiro Deus, uma prova que Acaz não desejava testemunhar. Ele era um idólatra grosseiro; e ele não estava ansioso para testemunhar uma demonstração que o convencesse da loucura e do pecado de seu próprio curso de vida.

(3) Se o milagre não pudesse ser realizado, como Ahaz parece ter suposto ser o caso, seria necessário muito para perturbar a confiança do povo e produzir agitação e alarme. É provável que uma porção considerável do povo fosse adorador do Senhor, e o estivesse procurando por ajuda. Os piedosos e a grande massa daqueles que se conformavam à religião de seus pais teriam ficado totalmente desanimados; e este foi um resultado que Ahaz não desejava produzir.

(4) Michaelis sugeriu outra razão, extraída do caráter da idolatria. De acordo com as noções predominantes naquele período, toda nação tinha seus próprios deuses. Os de um povo eram mais e os de outro menos poderosos; ver Isaías 10: 10-11 ; Isaías 36: 18-20 ; Isaías 37: 10-13 . Se um milagre tivesse sido realizado, Acaz poderia ter acreditado que foi realizado pelo deus do país, que poderia ter a disposição, mas não o poder, de defendê-lo. Não teria sido para o idólatra nenhuma prova de que o deus da Síria ou Samaria não fosse mais poderoso e não o vencesse facilmente. Acaz parece ter considerado o Senhor como um Deus – como um dos numerosos deuses que deviam ser adorados, e talvez não como o mais poderoso das divindades tutelares das nações. Essa era certamente a visão dos idólatras circundantes Isaías 10: 10-11 ; Isaías 36: 18-20 ; e é altamente provável que essa visão tenha prevalecido entre os israelitas idólatras.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu não vou perguntar Ele já havia decidido apelar para a Assíria e provavelmente havia enviado mensageiros para Tiglath-Pileser ( 2 Reis 16: 7. 2 Crônicas 28:16 ). Seu auto-endurecimento é mascarado por suas palavras aparentemente piedosas.

o Senhor. Hebraico. Jeová. (com “eth) = o próprio Jeová. App-4.

Comentário de John Calvin

12. E Ahaz disse. Por uma desculpa plausível, ele recusa o sinal que o Senhor lhe ofereceu. Essa desculpa é que ele não está disposto a tentar o Senhor ; pois ele finge crer nas palavras do Profeta e pedir a Deus nada mais que sua palavra. A impiedade é certamente detestável aos olhos de Deus e, da mesma maneira, Deus inquestionavelmente atribui um alto valor à fé. Consequentemente, se um homem confiar apenas em sua palavra e desconsiderar tudo o mais, pode-se pensar que ele merece o maior elogio; pois não pode haver maior perfeição do que produzir submissão e obediência completas a Deus.

Mas surge uma pergunta. Tentamos Deus quando aceitamos o que ele oferece a nós? Certamente não. Acaz, portanto, fala falsidade, quando finge que recusa o sinal, porque não está disposto a tentar Deus ; pois não pode haver nada mais adequado ou mais excelente do que obedecer a Deus, e de fato é a maior virtude não pedir nada além da palavra de Deus; e, no entanto, se Deus optar por acrescentar algo à sua palavra, não deve ser considerado uma virtude rejeitar essa adição como supérflua. Não é um pequeno insulto oferecido a Deus, quando sua bondade é desprezada de tal maneira como se seus procedimentos em relação a nós não tivessem vantagem, e como se ele não soubesse o que é que precisamos principalmente. Sabemos que a fé é elogiada principalmente por esse motivo, que mantém a obediência a ele; mas quando desejamos ser sábios demais e desprezar qualquer coisa que pertence a Deus, somos indubitavelmente abomináveis ??diante de Deus, qualquer desculpa que possamos invocar diante dos homens. Enquanto cremos na palavra de Deus, não devemos desprezar as ajudas que ele tem o prazer de acrescentar com o objetivo de fortalecer nossa fé.

Por exemplo, o Senhor nos oferece no evangelho tudo o necessário para a salvação; pois quando ele nos leva a um estado de comunhão com Cristo, a soma de todas as bênçãos está verdadeiramente contida nele. Qual é então o uso do batismo e da ceia do Senhor? Eles devem ser considerados supérfluos? De modo nenhum; pois qualquer um que reconhecer, de fato, e sem bajulação, sua fraqueza, da qual todos os menores até os maiores são conscientes, terá prazer em aproveitar essas ajudas para seu apoio. De fato, devemos lamentar e lamentar que a verdade sagrada de Deus precise de assistência devido ao defeito de nossa carne; mas como não podemos remover imediatamente esse defeito, qualquer um que, de acordo com sua capacidade, acredite na palavra, prestará imediatamente total obediência a Deus. Vamos, portanto, aprender a abraçar os sinais junto com a palavra, uma vez que não está no poder do homem separá-los.

Quando Ahaz recusa o sinal oferecido a ele, ao fazê-lo, ele mostra tanto sua obstinação quanto sua ingratidão; pois ele despreza o que Deus havia oferecido pela maior vantagem. Portanto, também é evidente até que ponto devemos pedir sinais , a saber, quando Deus os oferece para nós; e, portanto, quem os rejeitar quando oferecido, também deve rejeitar a graça de Deus. Da mesma maneira, os fanáticos dos dias atuais desconsideram o Batismo e a Ceia do Senhor e os consideram elementos infantis. Eles não podem fazer isso sem ao mesmo tempo rejeitar todo o evangelho; pois não devemos separar as coisas às quais o Senhor nos ordenou que nos juntássemos.

Mas uma pergunta pode ser feita: Às vezes não é lícito pedir sinais ao Senhor? Pois temos um exemplo disso em Gideão, que desejava ter seu chamado confirmado por algum sinal . ( Judas 6:17 .) O Senhor concedeu sua oração e não desaprovava esse desejo. Eu respondo, embora Gideão não tenha sido ordenado por Deus a pedir um sinal, mas ele o fez, não por sua própria sugestão, mas por uma operação do Espírito Santo. Portanto, não devemos abusar do seu exemplo, para que cada um de nós se permita livremente essa liberdade; pois é tão grande a presteza dos homens que eles não hesitam em pedir inúmeros sinais de Deus sem nenhuma razão apropriada. Por isso, o descaramento deve ser reprimido, para que possamos ficar satisfeitos com os sinais que o Senhor nos oferece.

Agora, existem dois tipos de sinais ; porque alguns são extraordinários e podem ser chamados sobrenaturais; como o que o Profeta acrescentará imediatamente e o que, veremos depois, foi oferecido a Ezequias. ( Isaías 38: 7. ) Alguns são comuns e estão em uso diário entre os crentes, como o Batismo e a Ceia do Senhor, que não contêm milagres, ou pelo menos podem ser percebidos pelos olhos ou por alguns dos sentidos. O que o Senhor faz milagrosamente por seu Espírito não é visto, mas naqueles que são extraordinários, o próprio milagre é visto. Esse também é o fim e o uso de todos os sinais ; pois como Gideão foi confirmado por um milagre surpreendente, também somos confirmados pelo batismo e pela ceia do Senhor, embora nossos olhos não vejam milagre.

Comentário de John Wesley

Mas Acaz disse: Não pedirei, nem tentarei o Senhor.

Não vou … Ao pedir um sinal, como se eu questionasse a verdade de sua palavra: mas isso era profunda hipocrisia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *