Estudo de Isaías 7:13 – Comentado e Explicado

Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?
Isaías 7:13

Comentário de Albert Barnes

Ó casa de Davi – Isaías 7: 2 . Por isto deve ser entendido não apenas o próprio rei, mas também os príncipes e governantes. Talvez, ao abordá-lo assim, não houvesse implícita ironia e censura. Davi confiou em Deus. Mas “Acaz”, seu descendente, temia “tentar” a Deus! Como se Deus não pudesse ajudá-lo! Descendente digno do piedoso e devoto Davi!

É algo pequeno – Você não está satisfeito com as pessoas cansadas, mas também cansaria e desgastaria a paciência de Deus.

Cansado – Esgote sua paciência; opor-se a eles; impedir seus ditos e mensagens; tente seus espíritos, etc.

Homens – profetas; os homens que são enviados para instruir e admoestar.

Também cansareis meu Deus? Você se recusará a manter seus comandos; tente sua paciência; e esgotar sua longanimidade? compare Isaías 1:14 . O sentido dessa passagem parece ser o seguinte: quando Acaz se recusou a acreditar na simples previsão do profeta, sua transgressão foi a mais desculpável. Ele o cansara e provocara, mas Isaías ainda não dera a Acaz nenhuma demonstração direta de que ele era de Deus; nenhuma prova externa de sua missão divina; e a ofensa de Acaz pode ser considerada, em certo sentido, cometida contra o homem. Também era verdade que Acaz, por sua incredulidade e idolatria, experimentou grandemente os sentimentos dos piedosos e cansou aqueles que se empenhavam em promover a verdadeira religião. Mas agora o caso foi mudado. Deus havia oferecido um sinal, que fora publicamente rejeitado. Foi um insulto direto a Deus; e uma ofensa que exigia reprovação. Consequentemente, a maneira de Isaías é mudada ao mesmo tempo. Macio, gentil e gentil antes, ele agora se tornou ousado, aberto, veemente. A honra de Deus estava envolvida; uma afronta direta lhe fora oferecida pelo soberano do povo de Deus; e era apropriado que o profeta mostrasse que “aquilo” era uma ofensa que afetou a Divina Majestade e exigiu a mais severa reprovação.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 7:13 . E ele disse: Ouvi agora, etc. – O profeta aqui reprova a hipocrisia do rei; e informa que o desprezo que ele mostrou da oferta não era um desprezo dele, mas de Deus. Veja Atos 5: 4 . 1 Samuel 8: 7 . 10:16 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 7: 13-14 . E ele disse: Ouça agora, ó casa de Davi – O profeta não se dirige mais a Acaz sozinho, que não consideraria suas palavras, mas a toda a família real, a quem ele repreende, como conselheiros do rei, e promovendo o projeto de envio para os assírios é bem-sucedido. É uma coisa pequena para você – não é maldade o suficiente; homens cansados? – Vexar os profetas de Deus e as pessoas com suas opressões e horríveis impiedades? Mas cansareis também meu Deus? – Por sua ingratidão, descrença e desobediência aos seus mandamentos? Portanto – porque você me despreza, e o sinal que agora eu ofereço a você, Deus, por sua livre graça, enviará um mensageiro mais honroso e um sinal mais nobre. Ou, no entanto, (como a partícula ??? frequentemente significa), o Senhor lhe dará um sinal – Embora você não mereça sinal nem favor, ainda para o conforto dos poucos crentes que estão entre você e para deixá-lo sem desculpa, eu deve lembrá-lo de outro e maior sinal, a saber, de sua libertação e preservação; que Deus prometeu, e em seu devido tempo cumprirá. Eis que uma virgem conceberá, etc. – Um, no sentido mais estrito, uma virgem, como a palavra hebraica ???? , almah, aqui usada, significa apropriadamente, e é traduzida por todos os intérpretes antigos, nunca sendo usada nas Escrituras em nenhum outro sentido, como vários homens eruditos provaram, contra as pretensões dos judeus modernos. Veja particularmente a Demonstração do Messias do Bispo Kidder , parte 2. cap. 5., e Dr. Whitby em Mateus 1:23 . De fato, independente do termo tornado virgem, o texto o implica. Pois, como observa o último escritor mencionado, “essa promessa é feita como um sinal, ou milagre, para confirmar a casa de Davi na promessa de Deus feita a ele da perpetuidade de seu reino. Agora, que sinal ou milagre poderia ser que uma mulher estivesse grávida, da maneira comum? Onde está o sinal ou a maravilha nisso? Não havendo mais intenção, que necessidade havia dessas palavras: O próprio Senhor lhe dará um sinal? Que necessidade desse aviso solene, eis! não há nada de novo ou estranho nisso tudo. ” Adicione a isso, que as expressões originais são muito enfáticas e são literalmente traduzidas pelo bispo Lowth: Eis que a virgem concebe e dá à luz um filho, a saber, que somente a mulher que já foi ou deveria ser mãe, enquanto ela era ainda virgem: e cuja descendência, concebida e nascida sem a concorrência do homem, era, portanto, com propriedade peculiar, denominada e caracterizada, a semente da mulher, sendo sua semente exclusivamente.

Mas é indagado como esse nascimento de uma virgem, que não aconteceria até muitas eras depois, poderia ser um sinal para Acaz e os judeus, de sua libertação do perigo presente; e recomenda-se que “essa promessa, sendo feita a Acaz como um sinal, deva ter relação com uma criança nascida em seu tempo e, portanto, não com nosso Jesus, nascido acima de setecentos anos após sua morte”. Para isso, o Dr. Whitby responde: “Essa objeção se baseia em um erro: essa promessa ou sinal não foi dada a Ahaz, que, como acabamos de ver, se recusou a pedir um sinal; mas para a casa de Davi, de acordo com Isaías 7:13 . Ora, a casa de Davi, então, corria grande risco de ser exterminada pelos reis de Israel e da Síria, a promessa de um Messias, que seria da descendência de Davi e se assentaria em seu trono. grande segurança de que aquela casa não deveria ser extinta e, portanto, era um remédio adequado contra esses medos. ” A isto se pode acrescentar que esse nascimento prometido do Messias supunha não apenas a preservação da casa de Davi, mas também a preservação daquela cidade, nação e tribo na qual ele nasceria: portanto não havia motivo para temer a ruína que seus inimigos agora ameaçavam. Este argumento é grandemente fortalecido pela seguinte cláusula: E chamará – isto é, sua mãe virgem chamará; seu nome Emanuel – A mãe geralmente dá o nome à criança, e essa mãe tem um direito peculiar de fazê-lo, a criança não tem pai humano. Ser chamado, na linguagem das Escrituras, é o mesmo que ser: o significado é: Ele será Emanuel, ou seja, Deus conosco; Deus habitando entre nós em nossa natureza, a Palavra fez carne, João 1:14 . Deus e homem reunidos em uma pessoa e sendo um mediador entre Deus e os homens. Agora a quem, exceto o Messias, isso era aplicável? Ou renunciar à importação do nome; supondo que o ser chamado por esse nome não implique que a criança ou a pessoa seja o que seu nome significa, a saber, Deus conosco, que outra pessoa, exceto o Messias, pode ser apontada, que foi chamada por esse nome? A que outro evento pode ser feita esta passagem da profecia? Que mulher, então virgem, e depois se casando e tendo um filho, chamou aquele filho de Emanuel? Certamente aqueles que disputam esse sentido das palavras do profeta devem apontar a pessoa assim chamada. Ninguém fez isso e ninguém pode fazer isso. Essa pessoa nunca existiu. Quanto ao que alguns sugeriram, que Ezequias, filho de Acaz, possa ser entendido, e se diz ser chamado por esse nome, porque ele era o futuro governador da terra (ver cap. 8: 8) e Deus estava com ele, deve-se observar, que ele nasceu pelo menos nove anos antes da profecia ser proferida, mesmo antes de Acaz subir ao trono e, portanto, seu nascimento não poderia ser pretendido pelo profeta aqui. Mas não para prosseguir com o argumento, o que certamente não é necessário em um caso tão claro; acrescentaremos apenas que, mesmo que se pudesse supor que o profeta se referisse primeiro e imediatamente a uma criança para nascer, ainda assim, como observa o bispo Lowth (em palavras pouco consistentes com o que ele havia dito, como citado acima, do sentido primário da passagem,) “A profecia é introduzida de maneira tão solene; o sinal é tão marcado, como um sinal selecionado e dado pelo próprio Deus, depois de Acaz ter rejeitado a oferta de qualquer sinal de sua própria escolha, dentre toda a natureza; os termos da profecia são tão peculiares e o nome da criança tão expressivo, contendo neles muito mais do que as circunstâncias do nascimento de uma criança comum exigidas, ou mesmo admitidas; que possamos supor facilmente que, nas mentes preparadas pela expectativa geral de um grande libertador, brotar da casa de Davi, eles criaram esperanças muito além do que a presente ocasião sugeria; especialmente quando se descobriu que na profecia subseqüente, entregue imediatamente depois, essa criança, chamada Emanuel, é tratada como o Senhor e o príncipe da terra de Judá. Quem poderia ser esse senão o herdeiro do trono de Davi? sob qual personagem uma pessoa grande e até divina havia sido prometida. São Mateus, portanto, ao aplicar esta profecia ao nascimento de Cristo, o faz, não apenas na maneira de acomodar as palavras do profeta a um caso adequado, não na visão do profeta; mas toma no seu sentido mais estrito, mais claro e mais importante, e o aplica de acordo com o projeto original e a principal intenção do profeta. ”

Comentário de Scofield

Ouça agora

A profecia não é dirigida aos infiéis Acaz, mas a toda a “casa de Davi”. A objeção de que um evento longínquo como o nascimento de Cristo poderia não ser “sinal” para Acaz é, portanto, pueril. Era uma profecia contínua dirigida à família davídica e explica imediatamente o consentimento instantâneo de Maria. 1:38 .

Comentário de E.W. Bullinger

ele: ie Jeová pelo profeta; identificando-se assim com esta importante profecia.

homens. Hebraico, plural de “en6sh. App-14.

Comentário de John Calvin

13. E ele disse: Ouça agora, ó casa de Davi. Sob o pretexto de honra de excluir o poder de Deus, que manteria a verdade da promessa, havia uma intolerável maldade; e, portanto, o Profeta acende uma indignação mais calorosa e repreende mais nitidamente os hipócritas maus. Embora fosse honroso para eles serem considerados os descendentes de Davi, desde que imitassem sua piedade, ainda assim, é por uma questão de censura que ele os chama de posteridade ou família de Davi . De fato, não foi um pequeno agravamento da baixeza, que a graça de Deus foi rejeitada por aquela família da qual a salvação de todo o mundo prosseguiria. Uma desgraça grave deve ter sido trazida sobre eles, nomeando seus ancestrais, dos quais eles haviam degenerado tão profunda e vergonhosamente.

Essa ordem deve ser cuidadosamente observada; pois não devemos começar com severa reprovação, mas com doutrina, para que os homens sejam gentilmente atraídos por ela. Quando a doutrina pura e simples não é suficiente, é necessário acrescentar provas. Mas se mesmo esse método não produz um bom efeito, torna-se necessário empregar maior veemência. Essa é a maneira pela qual ouvimos Isaías trovejando na presente ocasião. Depois de exibir ao rei tanto a doutrina quanto os sinais, ele agora recorre ao último remédio e reprova brutal e severamente um homem obstinado; e não apenas ele, mas toda a família real que era culpada do mesmo tipo de impiedade.

É algo pequeno para você cansar homens? Ele faz uma comparação entre Deus e os homens ; não que seja possível fazer uma separação real entre Deus e os profetas e santos mestres de quem ele fala, que nada mais são do que instrumentos de Deus, e fazer uma causa comum com ele, quando cumprem seu dever; porque deles o Senhor testifica,

Quem te despreza, me despreza.
Quem te ouve, ouve-me. ( Lucas 10:16 .)

O Profeta, portanto, adapta seu discurso à impiedade de Acaz e daqueles que se assemelhavam a ele; pois eles pensavam que tinham que lidar com homens . Essas mesmas palavras foram, sem dúvida, ditas nos tempos antigos, que ouvimos nos dias de hoje das bocas dos ímpios: “Não são homens que falam conosco?” E assim eles tentam depreciar a doutrina que vem de Deus. Como era habitual naquela época que os desprezadores irreligiosos da doutrina usassem o mesmo tipo de linguagem, o Profeta, como forma de admissão, diz que aqueles que executavam o ofício sagrado de ensinar a palavra eram homens . “Seja assim. Você me diz que sou um homem mortal. Essa é a luz na qual você vê os profetas de Deus. Mas é algo pequeno nos cansar , se você também não cansar Deus ? Agora, você despreza a Deus, rejeitando o sinal de seu poder surpreendente que ele estava disposto a dar a você. Em vão, portanto, você se vangloria de não o desprezar e de ter a ver com os homens , e não com Deus . Essa é a razão pela qual o Profeta ficou tão furioso. Portanto, vemos com mais clareza o que mencionei um pouco antes, que a época apropriada para a repreensão é quando tentamos tudo o que Deus ordenou e não negligenciamos nenhuma parte de nosso dever. Devemos então sair com maior veemência e expor a impiedade que espreitava sob aquelas mantas de hipocrisia.

Meu Deus. Ele disse anteriormente: Peça um sinal para ti do Senhor teu Deus; pois naquela época sua obstinação e rebelião não haviam sido manifestamente comprovadas. Mas agora ele afirma que é peculiar a si mesmo; pois Acaz e aqueles que se assemelhavam a ele não tinham o direito de se gabar do nome de Deus. Ele, portanto, sugere que Deus está do seu lado, e não está do lado daqueles hipócritas; e assim ele testemunha sua confiança; pois ele mostra como conscientemente prometeu libertação ao rei; como se ele tivesse dito que ele não veio senão quando Deus o enviou, e que ele não disse nada além do que lhe foi ordenado. Com a mesma ousadia, todos os ministros devem ser dotados, não apenas para professá-la, mas para que ela esteja profundamente enraizada em seus corações. Os falsos profetas também se gabam disso em voz alta, mas são falas vazias e sem sentido, ou uma confiança cega decorrente da imprudência.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi; É algo pequeno para você cansar homens, mas você também cansará meu Deus?

Davi – Ele reprova a todos, porque eles eram os conselheiros do rei.

É uma coisa pequena – Não é maldade o suficiente.

Meu Deus – incomodar os profetas e o povo de Deus, com suas opressões e horríveis impiedades. E pela sua ingratidão e descrença, e desobediência aos seus mandamentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *