Estudo de Isaías 8:18 – Comentado e Explicado

Eu e os filhos que o Senhor me deu somos, em Israel, sinais e presságios da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte de Sião.
Isaías 8:18

Comentário de Albert Barnes

Eis que eu … – por ‘sinais e maravilhas’, aqui, significa que eles, pelos nomes que lhes foram dados, tinham a intenção de ensinar lições importantes ao povo judeu. Seus nomes eram significativos e foram projetados para ilustrar alguma verdade importante; e especialmente o profeta aqui sugere que eles deveriam inculcar a verdade em relação à presença e proteção de Deus, para induzir as pessoas a olhá-lo. Assim, o nome emanuel, ‘Deus conosco’, Isaías 7:14 ; e Shear-jashub, ‘o remanescente voltará’, Isaías 7: 3 , eram significativos do fato de que ninguém, exceto Deus, poderia ser o protetor da nação. E da mesma maneira, é possível que seu próprio nome, significando a salvação de Jeová, tenha sido dado a ele com essa referência. Mas, de qualquer forma, era um nome que os lembraria da verdade de que ele estava inculcando agora, que a salvação seria encontrada no Senhor e que eles deveriam olhar para ele. Os nomes das crianças eram frequentemente assim emblemáticos (ver Oséias 1: 1-11 ); e os próprios profetas eram vistos como sinais de eventos importantes; Ezequiel 24:24 ; compare a nota em Isaías 20: 3 . Esta passagem é citada com referência ao Messias em Hebreus 2:13 .

Que habita no monte Sião – o monte Sião era a residência da casa de Davi, ou da corte, e era frequentemente usado para significar a própria Jerusalém. O sentido aqui é que Deus era o protetor de Jerusalém, ou considerava isso como seu lar; veja a nota em Isaías 1: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

crianças = crianças pequenas. Não é a mesma palavra que em Isaías 8: 4 .

sinais e maravilhas. Compare Isaías 20: 3 . Referência ao Pentateuco Êxodo 7: 3 . Deuteronômio 4:34 ; Deuteronômio 6:22 .

habita = está morando em Sua morada, ou está prestes a morar.

Comentário de Adam Clarke

Senhor dos Anfitriões – Um MS. lê ????? ???? Elohey tsebaoth , Deus dos exércitos.

Comentário de John Calvin

18. Eis que aqui o Profeta não apenas testemunha que ele esperará pacientemente, mas também dá uma evidência de coragem, aparecendo em público junto com os discípulos que ele havia ganho a Deus e que ainda permaneciam. Como se ele tivesse dito: “Embora outros possam se retirar, ainda estou pronto para te obedecer, e trago comigo aqueles que você teve o prazer de preservar de maneira maravilhosa por meio de minha agência”. Portanto, ele declara com essas palavras sua coragem inabalável e promete que perseverará na fé e obediência ao Senhor, embora todos se revoltem.

E as crianças. Por crianças, entende-se as várias classes de servos, de acordo com o costume comum do hebraico e também da língua latina. (133) Ele fala dos discípulos que ele havia mencionado anteriormente. Por isso, vemos o que é exigido daqueles que desejam ser contados entre os verdadeiros discípulos do Senhor. É, declarar com Isaías que eles são submissos e prontos para ouvir, e que, assim que o Senhor falar, eles renderão obediência imediata. Agora, os professores devem trazer discípulos com eles, e não apenas enviá-los antes; devo dizer que eles devem ir adiante deles e, pelo exemplo deles, apontar o caminho, como foi explicado anteriormente, (134) ( Isaías 2: 3 😉 caso contrário, eles não terão autoridade no ensino. O apóstolo dos hebreus aplica essa passagem a Cristo ( Hebreus 2:13 ) e extrai dela uma instrução que deve ser uma excitação muito poderosa para nós, que se considera seguidores não apenas de Isaías, mas do próprio Cristo , como nosso líder e instrutor, podemos avançar com maior entusiasmo.

A quem o Senhor me deu. Por isso, o Profeta mostra a quem nossa fé deve ser atribuída. É para Deus e para sua eleição imerecida; pois Isaías ensinou publicamente, advertiu todas as pessoas e convidou todos, sem exceção, a virem a Deus; mas sua doutrina é vantajosa apenas para aqueles que lhe foram dados por Deus. Por dado, ele se refere àqueles a quem Deus atraiu por uma operação interior e secreta de seu Espírito, quando o som da voz externa caiu nos ouvidos da multidão, sem produzir nenhum efeito bom. Da mesma maneira, Cristo declara que os eleitos foram dados a ele pelo Pai . ( João 17: 6. ) Assim, vemos que a prontidão para acreditar não depende da vontade dos homens; mas que algumas da multidão acreditam, porque, como Lucas nos diz, elas foram pré-ordenadas . ( Atos 13:48 .) Agora, a quem ele pré-ordenou, ele também chama ( Romanos 8:30 ) e sela eficazmente a prova de sua adoção, para que se tornem obedientes e submissos. Essa é, portanto, a doação de que Isaías agora fala. Isso se aplica estritamente a Cristo, a quem o Pai apresenta e dá discípulos, como é dito no Evangelho por João,

Ninguém vem a mim, a menos que o Pai o atraia.
( João 6:44 .)

Daí resulta que ele também é designado para ser nosso guardião, para nos preservar sob sua proteção até o fim. ( João 10:28 .) Portanto ele diz:

nenhum daqueles que o Pai me deu perecerá. ( João 17:12 .)

Para sinais e maravilhas. Alguns consideram que esta passagem se refere a milagres, mas isso é inaplicável, pois o significado é totalmente diferente, a saber, que todos os piedosos serão vistos não apenas com ódio, mas também com aversão, como se fossem monstros; e isso não apenas por estranhos ou inimigos declarados, mas também por Israel . Temos experiência disso nos dias atuais; pois os papistas nos olham com maior aversão do que os maometanos ou judeus, ou mesmo cães ou monstros. Embora isso seja extremamente básico, não precisamos nos maravilhar muito com isso; pois era necessário que essa profecia fosse cumprida agora. Foi experimentado por Isaías por seus compatriotas e por todos os outros que seguiram sua doutrina.

Tampouco é somente nos papistas que a descobrimos, mas naqueles que desejam ser vistos como intimamente conectados com a Igreja, a maior parte dos quais nos vê com forte aversão, ou nos ridiculariza, ou, em uma palavra, sustenta que sejamos monstros, porque estamos ansiosos e nos preocupamos muito com a salvação da Igreja, a honra de Deus e a vida eterna; e porque não temos escrúpulos em enfrentar tantos perigos, como ódio, censura, censura, banimento, pobreza, fome, nudez e, em uma palavra, a própria morte. Essas coisas parecem monstruosas para eles; pois quando são tão cuidadosos em proteger a pele, como poderiam sentir o prazer pelas mais altas bênçãos? Mas, para que não sejamos perturbados por suas reprovações, devemos nos armar com essa exortação do Profeta.

Do Senhor dos exércitos. Para mostrar quão insignificante e inútil é a conspiração da multidão perversa, ele contrasta o Deus dos exércitos com o orgulho de todo o mundo e levanta um desafio elevado; como se ele tivesse dito, que ele não se importava, embora fosse universalmente odiado pelos homens, porque sabia que Deus estava do seu lado.

Que habita no monte Sião. A adição dessas palavras tem grande peso; pois, embora o povo abundasse em todo tipo de crimes e enormidades, ainda se vangloriavam de serem devotados a Deus e, abusando de suas promessas, condenavam os verdadeiros servos de Deus que os reprovavam. Por outro lado, os Profetas, a fim de afastar sua falsa confiança e orgulho, declararam que eram servos do Deus único e verdadeiro, a quem o povo se vangloriava de adorar no Monte Sião . Deus não a escolheu para sua habitação como se, por estar preso ao local, aceitaria adoração falsa e espúria, mas desejava ser procurado e adorado de acordo com o domínio de sua palavra.

Assim, quando Isaías reivindica para si mesmo Deus que habita no Monte Sião , ele reprova severamente os hipócritas, porque, por meio de falso orgulho, se entregam ao orgulho tolo sempre que dizem: O templo do Senhor ( Jeremias 7: 4 ); ídolo em que se vangloriavam contrariamente à palavra. Embora tenham arrebatado as promessas, eles os torturaram falsamente contra os verdadeiros servos de Deus, como os papistas nos dias de hoje costumam torturá-los contra nós. Os Profetas, portanto, distinguem Deus por esse título, a fim de rasgar a máscara dos hipócritas, que estavam acostumados a citar o mero nome do templo em oposição à palavra clara de Deus. Por essa razão, Isaías agora diz: “Nos leve, se você escolher, para monstros, mas Deus reconhece que somos seus; e você não pode nos detestar sem ao mesmo tempo abominar o Deus de Abraão e Davi, de quem somos servos. ”

Comentário de John Wesley

Eis que eu e os filhos que o Senhor me deu são para sinais e prodígios em Israel, do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.

Eis que estas palavras são literalmente ditas por Isaías a respeito de si mesmo, mas misticamente a respeito de Cristo; e, portanto, são apropriadamente atribuídos a Cristo, Hebreus 2:13 .

Os filhos – Seus filhos espirituais, a quem ele havia gerado ou criado por seu ministério.

Maravilhas – São um rebanho de contemplação, para nossa loucura em crer nas promessas de Deus.

Do Senhor – Que acontece pela sábia providência de Deus.

Sião – Onde estava agora o templo e onde o Messias deveria estabelecer seu reino.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *