Estudo de Jeremias 11:11 – Comentado e Explicado

Por tal culpa, assim declara o Senhor: vou descarregar sobre eles uma calamidade, da qual não poderão escapar. E, quando gritarem por mim, eu não os escutarei.
Jeremias 11:11

Comentário de Albert Barnes

Vou trazer – Ou, estou trazendo.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora denuncia uma calamidade; pois é provável que por muitos anos ele tenha sido o professor deles que os ameaçou, mas tudo em vão. Por isso, ele agora confirma o que já observamos antes – que sua conspiração ímpia era totalmente conhecida e provada, de modo que agora não deveriam ser chamados nem levados ao tribunal do juiz, pois haviam adquirido abertamente sua própria ruína.

Ele então diz que Deus estava, por assim dizer, armado para se vingar; Trarei, ele diz, sobre eles um mal do qual eles não serão capazes de ir embora (39) Então ele acrescenta, e eles clamarão a mim, mas eu não os ouvirei. Por esta última cláusula, ele mostra que não há esperança. permaneceu, pois eles não podiam receber perdão de Deus, pois ele não seria mais suplicado por eles. A importância do todo é que eles foram tão entregues à destruição que foi em vão esperar a misericórdia de Deus. Deus havia prometido muitas vezes em sua lei que ele seria reconciliado com eles; mas o Profeta diz agora que toda esperança foi cortada, porque eles rejeitaram a aliança de Deus. Portanto, o que Deus prometeu respeitando sua bondade e misericórdia, não lhes pertencia mais.

Vamos agora aprender também como acomodar essa doutrina para nós mesmos. E, primeiro, podemos observar que há uma grande diferença entre nós, que há muito tempo ensinamos claramente qual é a adoração verdadeira e lícita a Deus, e aquelas pessoas miseráveis ??que eram cegas nas trevas; portanto, muito mais atroz é o nosso pecado e digno de punições muito mais pesadas. Então também podemos acrescentar isso – que, embora Deus possa por um tempo suportar conosco, todo o tempo de sua tolerância terá que ser contabilizado. Não há dia em que Deus não nos acuse; e assim ele se levanta cedo, e assim nos mostra que preocupação ele tem pela nossa salvação; mas se permanecermos adormecidos em nossa preguiça, um dia de hoje será suspenso sobre nossas cabeças, e especialmente quando considerarmos que Deus se aproxima mais de nós do que de seu povo antigo. E, portanto, também podemos aprender o quanto menos tolerável é a nossa ingratidão. Deve-se, portanto, observar com atenção, que Deus está armado contra aqueles diante de quem ele proferiu sua palavra, não apenas por um dia, mas por muitos anos, quando ele descobriu que trabalhou em vão; e que quando ele se ofende com sua obstinada maldade, não há mais remédio.

Mas pode-se perguntar aqui: como é que Deus declara aqui que ele não seria propício aos israelitas, embora eles até clamassem a ele, quando ainda assim essa promessa ocorre com tanta freqüência,

“Chame-me, e eu te ouvirei?” ( Salmos 50:15 )

Embora Deus em todo lugar não use essas palavras, em muitos lugares ele faz essa promessa. Ainda assim, pode parecer inconsistente que ele feche a porta da misericórdia contra aqueles que fogem à sua misericórdia. Mas no versículo seguinte, ele mostra o que esse grito seria; pois se eles tivessem se arrependido do coração, sem dúvida seu perdão nunca seria negado; mas veremos atualmente que esses gritos seriam divagantes, vagabundos e confusos; para que não dirigissem suas orações a Deus, nem observassem o caminho que é conhecido por todos nós; pois eles chorariam Sem arrependimento e fé, conforme o que se segue; para o Profeta diz –

11. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que farei mal a eles, dos quais não poderão mais sair; e clamam a mim alto, mas eu não lhes darei ouvidos.

A terceira linha em galês é literalmente o hebraico, –

(Lang. cy) Yr hwn seu galante vyned allan ohono .
Que eles não serão capazes de sair disso.

O verbo ??? não é meramente chorar, mas chorar alto, veemente ou clamorosamente; o efeito de grande angústia durou impacientemente. Nossa versão e Blayney estão erradas ao renderizar ? E pensamos que não é o que pode ter sido, significa, mas o que seria . É expressamente predito o que eles fariam; e correspondendo a isso, estão todas as versões e o Targum.Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

Comentário de John Wesley

Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei sobre eles o mal, do qual não poderão escapar; e ainda que clamarem por mim, não lhes darei ouvidos.

Não ouvirei – Deus não os ouvirá clamar por sua adversidade, que se recusam a ouvi-lo falando com eles em sua prosperidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *