Estudo de Jeremias 11:20 – Comentado e Explicado

Vós sois, porém, Senhor dos exércitos, justo juiz que sondais os rins e os corações. Serei testemunha da vingança que tomarei deles e a vós confio minha causa.
Jeremias 11:20

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 11:20 . Deixe-me ver a vingança verei, etc.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 11:20 . Mas, ó Senhor, tu julgas com retidão – é questão de consolo para nós, quando os homens nos tratam injustamente conosco, que temos um Deus a quem recorrer, que pratica e pleiteia a causa da inocência ferida e aparece contra os feridos. A justiça de Deus, que é um terror para os ímpios, é um consolo para os piedosos. Aquele que experimenta as rédeas e o coração – Que sabe perfeitamente o que há no homem, que discerne seus pensamentos, desejos e desígnios mais secretos. Deixe-me ver a sua vingança sobre eles – Ou seja, faça justiça entre mim e eles da maneira que mais lhe agrada. “Quando os homens continuam implacáveis ??em sua malícia”, diz Lowth, “podemos esperar e desejar legalmente que Deus defenda nossa causa e nos julgue de acordo com nossa justiça. O fato de trazer os ímpios para condenar o castigo tende tanto à manifestação da glória de Deus quanto ao bom governo do mundo. E orar contra nossos inimigos nesse sentido, a saber, não para satisfazer nossos ressentimentos particulares, mas para estabelecer a justiça de Deus, não é contrário ao espírito do cristianismo. São Paulo orou contra Alexandre, o ferreiro de cobre, 2 Timóteo 4:14 . ” Deve-se observar, no entanto, que, de acordo com o texto hebraico aqui, as palavras são meramente uma previsão; ??? ???? ????? , sendo literalmente, verei a tua vingança sobre eles; isto é, eu prevejo e prevejo, embora lamente que eles devessem ter dado ocasião a isso.

Comentário de Adam Clarke

Deixe-me ver a sua vingança sobre eles – Antes, verei ( ???? ereh ) o seu castigo indicado sobre eles.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta, depois de ter descoberto que a impiedade do povo era tão grande que ele estava falando aos surdos, volta seu discurso para Deus: Ó Jeová dos exércitos, diz ele, que é um grande Juiz, que procura as rédeas e os coração, que eu possa ver a tua vingança sobre eles. O Profeta parece aqui inconsistente consigo mesmo; pois ele já havia declarado que era como um cordeiro ou um bezerro, como se tivesse oferecido, como dizem, a sua vida um sacrifício vencedor; mas aqui parece que alguém ficou subitamente zangado e ora pela vingança de Deus. Essas coisas parecem realmente muito diferentes; pois se ele se ofereceu como vítima, por que não esperou calmamente pelo evento; por que ele está inflamado com tanto desagrado? por que ele assim imprecisa a vingança de Deus? Mas essas coisas vão bem concordar juntas, se distinguirmos entre sentimento privado e aquele zelo puro e discreto pelo qual a mansidão da verdade nunca pode ser perturbada. Pois, embora o Profeta desconsiderasse sua própria vida e não fosse movido por erros particulares, ele não era, contudo, um tronco de madeira; mas o zelo por Deus devorou ??seu coração, conforme o que é dito em comum a todos os membros de Cristo,

“O zelo pela tua casa me comeu, e as acusações daqueles que te censuraram caíram sobre mim.” ( Salmos 69: 9 ; João 2:17 ; Romanos 15: 3 )

O Profeta então havia se libertado de toda suspeita dizendo que estava preparado para o matadouro, como se fosse um cordeiro ou um bezerro; mas agora ele mostra que, apesar de tudo, não é destituído de zelo por Deus. Aqui, então, ele desabafa esse novo fervor quando diz: “Ó Jeová, que perscruta as rédeas e o coração, que eu veja sua vingança nelas.”

O Profeta, sem dúvida, estava livre de todo sentimento carnal e pronunciou o que lemos através da influência do Espírito. Desde então, o Espírito Santo ditou essa oração ao homem santo, ele ainda pode ter se oferecido um sacrifício voluntário, enquanto ainda apelava justamente ao tribunal de Deus para se vingar da impiedade de um povo reprovado; pois ele não os incluiu indiscriminadamente, mas imprecou o julgamento de Deus sobre os abandonados e irreclaveis.

De fato, é verdade que podemos considerar o Profeta como predizendo o que ele sabia que aconteceria ao seu povo: e alguns dão essa explicação; eles consideram isso apenas como uma previsão e nenhuma oração. Mas eles ficam aterrorizados sem razão com a aparência de inconsistência, pois acham inconsistente no Profeta desejar a perdição de seu próprio povo: pois ele poderia ter desejado isso através da influência desse zelo, como eu disse, que O Espírito Santo havia acendido em seu coração, e de acordo com as palavras que o mesmo Espírito havia ditado.

Ele chama Deus de juiz de justiça; e ele assim o chamou, para que pudesse limpar e dissipar os disfarces pelos quais os judeus exultaram quando procuraram provar sua própria causa. Por isso, ele sugere que eles não ganharam nada com suas evasões, pois eles desapareceriam como fumaça quando fossem ao tribunal de Deus. Ele, em resumo, significa que eles não podiam resistir ao julgamento de Deus. Ele então acrescenta que Deus busca as rédeas e o coração. Ele diz isso, não apenas para testemunhar sua própria integridade, como alguns supõem, mas para despertar hipócritas. Pois ele sugere que eles estavam em segurança diante dos homens, pois ocultavam sua iniquidade, mas que, quando chegavam ao tribunal de Deus, outro tipo de relato deveria ser dado; pois Deus os provaria e provaria, como a palavra ??? , porque, significa: ele procuraria nas ruínas e no coração, isto é, seus sentimentos mais íntimos; Pois as Escrituras significam por rédeas todos os sentimentos ou afetos ocultos.

Ele diz: Porque a ti fiz conhecer meu julgamento. O Profeta, sem dúvida, apela aqui ao tribunal de Deus, porque viu que estava destituído de todo apoio – viu que todos estavam contra ele. Poucos homens piedosos foram deixados, como vimos em outros lugares; mas o Profeta fala aqui da massa do povo. Como então não havia ninguém entre as pessoas que não se opunham abertamente a Deus, de modo que não havia defensor da eqüidade e da justiça, ele se volta para Deus e diz: “Eu te fiz saber a minha causa;” como se ele tivesse dito: “Ó Senhor, tu sabes qual é a minha causa, e eu não ajo de forma dissimulada; porque eu te sirvo fiel e sinceramente, como tu sabes. Visto que é assim, posso ver a tua vingança sobre eles. (51)

Agora, somos ensinados nesta passagem que, mesmo que o mundo inteiro estivesse unido para suprimir a luz da verdade, profetas e mestres não deveriam desanimar, nem confiar no julgamento dos homens, pois esse é um equilíbrio falso e enganoso; mas que eles devem perseverar no desempenho de seus cargos e ficar satisfeitos com isso sozinhos – que eles tornam seu cargo aprovado por Deus e o exercem como em sua presença. Também podemos aprender que os ímpios e hipócritas em vão fazem mudanças e evasões, enquanto tentam iludir a autoridade dos Profetas; pois eles serão levados ao tribunal de Deus. Quando, portanto, encontrarmos os professores, de maneira correta e sincera, cumprindo com seu cargo, avise-nos que não podemos escapar do julgamento de Deus, a menos que nos submetamos a seus ensinamentos. E os próprios profetas e pastores devem aprender com esta passagem que, embora o mundo inteiro, como eu já disse, se opusesse a eles, eles ainda não deveriam cessar de sua perseverança, nem ser mutáveis, mas considerá-lo o suficiente para que Deus aprova sua causa. Depois segue –

20. Mas Jeová dos exércitos, que é juiz justo, quem experimenta as rédeas e o coração, verei sobre eles a tua vingança; Pois em ti eu deduzi a minha causa.

“Jeová dos exércitos” é um absoluto nominativo – uma forma de expressão muito comum nos Profetas. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

tente as rédeas e o coração. Compare Jeremias 11:20 ; Jeremias 17:10 ; Jeremias 20:12 . Encontrado em outro lugar apenas nos Salmos 7: 9 ; Salmos 26: 2 . Veja App-85.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *