Estudo de Jeremias 11:3 – Comentado e Explicado

Dize-lhes: Eis o que proclama o Senhor Deus de Israel: maldito seja aquele que não obedecer às prescrições desta lei
Jeremias 11:3

Comentário de Adam Clarke

Maldito o homem que não obedece – Após a leitura, o profeta parece resumir as coisas contidas no que lhes foi lido; como se ele tivesse dito: “Ouvi o que o Senhor disse a você: lembre-se, a soma disso é esta: O homem é amaldiçoado, que não obedece; e ele é abençoado, que obedece. Dessas declarações, Deus não se afastará”.

Comentário de John Calvin

Posteriormente, o Profeta mostra mais claramente que o mandamento foi dado a ele, pois ele usa o número singular; pois Deus poderia ter unido os sufrágios dos poucos que desejavam a restauração da religião pura entre o povo, enquanto Jeremias, que era superior ao resto, sustentava a parte principal. Não há dúvida de que outros estavam ansiosos pelo consentimento em confirmar sua doutrina: mas não havia emulação entre eles; e embora ele os tenha superado, ele ainda admitiu, de maneira cordial, todos os que ele achava estar unidos a ele em uma causa tão boa e santa. Deus então, no último versículo, falou deles em comum, pois desejava que todos os seus servos acrescentassem seu testemunho ao de seu Profeta; mas agora ele se dirige apenas ao Profeta, pois sua autoridade era maior.

Segue-se: Assim diz Jeová, o Deus de Israel, amaldiçoou o homem que não dá ouvidos às palavras desta aliança. Tão frequentemente quanto a palavra aliança é mencionada, Jeremias, sem dúvida, elimina todo pretexto para todas aquelas evasões às quais os judeus, de acordo com o que dissemos, eles recorreram: pois nunca permitiram que tirassem nada da lei, apesar de ainda desprezarem Jeremias, que era seu intérprete verdadeiro e fiel, que não misturara nada com ele, mas apenas aplicou o que havia sido ensinado por Moisés à condição do povo na época. Deve então entender-se um contraste implícito entre a palavra convênio e a doutrina de Jeremias; não que houvesse diferença ou contrariedade, ou que Jeremias tivesse algo à parte da lei, mas que ele formou seu discurso de modo a se adequar às condições do povo. E existe uma espécie de concessão, como se ele tivesse dito: “Agora não exijo ser ouvido por você, mas ouço apenas a própria lei: até agora não propus nada além do que Deus ordenou; e eu nada ensinei em desacordo com Moisés; não houve nada adicional em minha doutrina; mas como não posso convencê-lo disso, abro mão de falar com você; O próprio Moisés fala, ouça-o.

Ao acrescentar o pronome demonstrativo: “Ouvi as palavras desta aliança”, é o mesmo que se ele as tivesse mostrado abertamente como pelo dedo, para que não houvesse espaço para qualquer dúvida. (31) Em seguida, ele os censurou, apontando a aliança, como se tivesse dito: “O que vale a pena fingir e fingir que o que dizemos é ambíguo, e considerá-la incerta se somos ou não servos de Deus ? se falamos pelo seu Espírito? se ele mesmo nos enviou? A coisa está clara; esta é a aliança. ” Agora percebemos a força desse pronome.

Mas, ao se referir à maldição, seu objetivo, sem dúvida, era dobrar a teimosia do povo. Se os judeus tivessem sido ensináveis ??e submissos, Deus teria usado uma tensão mais branda e os atraído por palavras de bondade e amor; mas, como ele tinha a ver com mentes perversas, estava sob a necessidade de abordá-los dessa maneira, para atacá-los com terror e torná-los mais atentos, e também fazê-los ouvir com mais reverência, pois eles geralmente tratavam com desprezo o que ele havia falado antes. Portanto, vemos por que ele começou mencionando uma maldição. Deus seguiu na lei outra ordem; pois ele introduziu pela primeira vez a regra da vida e acrescentou também promessas de tornar o povo disposto a obedecer; e então ele submeteu as maldições. Mas Jeremias aqui começa dizendo: Malditos são todos aqueles que não ouvem as palavras desta aliança. Por que isso foi feito? Mesmo porque ele já havia descoberto a dureza e a obstinada maldade do povo. Ele então não propõe uma doutrina simples, mas antes de todas as coisas coloca diante deles a maldição de Deus; como se ele tivesse dito: “É muito estranho que você não tenha sido movido até agora, já que a maldição de Deus foi tão frequentemente denunciada em você: como então você é tão estúpido, antes que eu comece a falar dos mandamentos de Deus, sua maldição será mencionado para despertar sua torpidez. ”

Mas aprendemos com as palavras do Profeta que ele aludiu à forma prescrita na lei: pois depois de Moisés ensaiar todos os preceitos, ele acrescentou: “Maldito todo aquele que se desvia para deuses estrangeiros;” e ele ordenou que o povo respondesse, amém; e: “Maldito todo aquele que amaldiçoar pai e mãe”, e ele lhes ordenou que respondessem, amém; e depois de narrar todos os preceitos, ele acrescentou: “Maldito todo aquele que não cumprir todas as palavras desta lei”, e o povo respondeu: Amém. ( Deuteronômio 27:15 ) A mesma forma que Jeremias agora adota quando diz:

“Declare então ao povo que todos são amaldiçoados que não obedecem aos meus preceitos;”

e então o Profeta acrescenta, respondi e disse: Amém, ó Jeová. Mas deve-se observar que o Profeta aqui personifica como diante de todo o povo; como se ele tivesse dito: “Eu subscrevo o julgamento de Deus, mesmo que todos devam ser todos que ganham, como realmente são. Embora ache que pode escapar da mão de Deus, como se fosse fácil iludir a maldição que é pronunciada em sua lei, ainda assim subscrevo com meu próprio nome e respondo diante de Deus: Amém, ó Jeová

Mas devemos notar também que as outras palavras Amaldiçoadas, diz ele, é todo aquele que não ouve as palavras desta aliança . Ouvir, neste lugar e em muitos outros lugares, deve ser considerado como obediente. Ele então fala das palavras ou da própria aliança; pois a expressão pode ser entendida em qualquer sentido, como Deus fez um pacto com os judeus e, ao mesmo tempo, expressou palavras. Estou inclinado a considerar a própria aliança como pretendido. Deus então diz que fez uma aliança com eles. Existe ainda uma explicação mais completa: As palavras que ordenei a seus pais, diz ele, no dia em que as trouxe da terra do Egito, Deus mostra aqui por uma circunstância quanto ao tempo em que os judeus eram indesculpáveis; pois ele diz que deu a lei a seus pais no exato momento em que eles foram libertados da morte; como eles foram tirados da sepultura, por assim dizer, quando Deus fez uma passagem pelo Mar Vermelho. Essa redenção deveria ter causado uma impressão tão profunda que os convence totalmente a se dedicar a Deus; sim, a memória de tal benefício deveria ter sido profundamente fixada em seus corações.

Vemos, portanto, quão agravado aqui é o pecado da ingratidão; pois a lei foi dada aos israelitas quando eles tinham diante de seus olhos as muitas mortes a que haviam sido expostas e das quais o Senhor milagrosamente as havia libertado. Pela mesma razão, ele menciona seu estado miserável como uma fornalha de ferro, de acordo com o que encontramos no terceiro capítulo de Êxodo e em muitos outros lugares, ele compara a escravidão egípcia a uma fornalha; pois os judeus eram como madeira e palha em uma fornalha ardente; e ele chama o ferro de forno , pois ele pode derreter e reduzir a nada mais coisas do que madeira, ouro, prata ou qualquer outro metal. Em resumo, o estado deplorável do povo é aqui estabelecido; e o Profeta, por comparação, amplia o favor que lhes é mostrado – que Deus, além de toda esperança, os libertou da morte. Desde então, a autoridade da lei foi sancionada por um benefício tão grande, tornou-se evidente quanto era a impiedade do povo, e quão ingrata e iníqua era sua ingratidão; pois eles não sofreram, com adoração, o jugo de Deus.

Ele diz que Deus ordenou essas coisas. Essa expressão, como eu disse, deve ser aplicada às palavras da lei, e não à aliança. Mas o Profeta fala indiscriminadamente, agora da aliança, depois das coisas que ela abraça, isto é, de todos os preceitos que ela inclui. Em outras palavras, ele expressa o quão indesculpável era o pecado do povo; pois Deus, em substância, não lhes exigia outra coisa senão ouvir a sua voz; e o que pode ser mais justo do que aqueles que foram redimidos devem obedecer à voz do seu libertador? e o que poderia ter sido mais detestável e monstruoso do que os israelitas recusarem o que Deus tinha o direito de exigir? Agora, então, percebemos o desígnio do Profeta em dizer que Deus ordenou isso somente ao seu povo redimido, até para ouvir sua voz e fazer o que ele ordenou. (32)

Ele acrescenta ainda uma promessa, que deveria ter abrandado seus corações de pedra: você será, ele diz, para mim um povo, e eu serei para você um Deus que Deus possa ter exigido positivamente dos judeus o que é implantado por natureza por natureza. ; pois aqueles que nunca foram ensinados reconhecem que Deus deve ser adorado; e a maneira correta de adorá-lo é quando obedecemos a seus preceitos. Deus poderia então ter-lhes ordenado de acordo com sua suprema aufiloridade. Os mandamentos dos reis, como se diz, são breves, pois não são expressões calmantes, nem raciocinam, nem empregam qualquer linguagem persuasiva. Quão maior é a autoridade de Deus, que pode intimidar com um aceno o que ele deseja e o que ele exige? Mas, como se ele descesse de seu posto superior, ele procura, por meio de promessas, prender as pessoas a si mesmo, para que elas possam obedecê-lo. Assim, Deus recomenda sua lei manifestando seu favor, e não apenas afirma sua própria autoridade. Desde então, Deus gentilmente se dirige ao seu povo e promete uma recompensa tão grande à obediência, quão baixa e abominável é a contumação dos homens quando eles repudiam sua lei. Por isso, o Profeta mostra aqui mais claramente por que ele começou dizendo: Maldito todo aquele que não obedece, etc .: porque a bondade não tinha aproveitado nada; palavras amistosas e ternas, o convite paterno de Deus, não produziram efeito; como se dissesse: “Deus não poderia, sem dúvida, tratá-lo com mais gentileza e gentileza do que lembrá-lo de maneira paterna de seu dever e acrescentando promessas suficientes para amolecer até os corações mais duros; mas como isso foi feito sem efeito, o que resta agora a Deus fazer senão trovejar e anunciar apenas suas maldições? ”

Agora entendemos o que o Profeta tinha em vista. Mas pode ser objetado aqui – que tudo isso foi inútil e sem nenhum benefício, pois os judeus não poderiam ter empreendido o jugo da lei até que estivesse inscrita em seus corações. A isto, respondo que exatamente isso eles estavam aqui ao mesmo tempo: porque embora o ensino da carta não pudesse fazer nada além de condenar o povo, e, portanto, Paulo diz que é o que traz a morte ( 2 Coríntios 3: 6 ) mas os fiéis sabiam que o Espírito de regeneração não lhes seria negado se o buscassem por Deus. Então, em primeiro lugar, foi culpa deles que a lei não estivesse inscrita em seus corações; e, em segundo lugar, foi adicionada uma promessa gratuita de perdão; por que aqueles sacrifícios e expiações sob a lei e tantas cerimônias que respeitavam sua reconciliação com Deus, mas para que as pessoas pudessem ter certeza de que Deus seria propício e agradável para eles, embora não pudessem satisfazer a lei? Esse ensino não era inútil quanto aos fiéis; pois Deus, quando ele exigiu dos israelitas o que eles deveriam ter feito, estava pronto para inscrever a lei em seus corações, e também para perdoar seus pecados. Mas quando, por meio de obstinada maldade, eles rejeitaram toda a lei, o Profeta justamente declara aqui que a maldição de Deus estava sobre eles; porque eles basicamente rejeitaram as promessas de Deus, pelas quais ele testificou sua bondade paterna em relação a elas.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor Deus de Israel. ; Jeremiah 30:2 ; Jeremiah 32:36 ; Jeremiah 33:4 ; Jeremiah 34:2 , Jeremiah 34:13 ; Jeremiah 37:7 ; Jeremiah 42:9 ; Jeremiah 45:2 ). Esse título ocorre em Jeremias quatorze vezes ( Jeremias 11: 3 ; Jeremias 13:12 ; Jeremias 21: 4 ; Jeremias 23: 2 ; Jeremias 24: 5 ; Jeremias 25:15 ; Jeremias 30: 2 ; Jeremias 32:36 ; Jeremias 33 : 4 ; Jeremias 34: 2 , Jeremias 34:13 ; Jeremias 37: 7 ; Jeremias 42: 9 ; Jeremias 45: 2 ).

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Deus. Hebraico. Elohim.

Israel. Ainda usado por Judá como representante de toda a nação. Veja a nota em 1 Reis 12:17 .

Maldito seja o homem, etc. Referência a Pentateuco ( Deuteronômio 27:26 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *