Estudo de Jeremias 11:5 – Comentado e Explicado

Então ratificarei o juramento que fiz a vossos pais de lhes dar uma terra onde mana leite e mel, qual hoje é a vossa. Assim seja, Senhor, respondi-lhe:
Jeremias 11:5

Comentário de Albert Barnes

Como é hoje – Deus havia cumprido os termos da aliança. Se a terra prometida permaneceria permanentemente propriedade dos judeus, dependeria da observância de sua parte da aliança.

Assim seja, ó Senhor – Ou: “Amém, Senhor.” O profeta estava literalmente obedecendo à ordem dada em Deuteronômio 27: 14-26 , e a mesma palavra deve ser mantida nos dois lugares.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 11: 5 . Assim seja, ó Senhor Ou seja, “Malditos os que se rebelaram, etc.” ou melhor, assim é, ó Senhor. “Cumpriste tuas promessas com a mais estrita fidelidade.”

Comentário de Adam Clarke

Assim seja, ó Senhor – cumpram tuas promessas; e que o incorrigível tenha cuidado com as tuas ameaças!

Comentário de John Calvin

Ele acrescenta: Para que eu possa estabelecer o juramento que fiz a seus pais, para lhes dar uma terra abundante em leite e mel, conforme o que é hoje em dia. Aqui ele não se refere à parte principal de sua felicidade; mas somente a terra de Canaã é mencionada como penhor ou penhor do favor de Deus; pois sua promessa dizia respeito a algo muito maior do que a terra de Canaã. Deus havia realmente prometido isso como uma herança para os israelitas: mas quando ele diz que seria o Deus deles e eles o seu povo, a promessa da vida eterna e da glória celestial está incluída, como já foi dito em outros lugares, que ele é não o Deus dos mortos, mas dos vivos. ( Mateus 22:31 ) E devemos sempre ter em mente o que é dito pelo Profeta Habacuque,

“Tu és o nosso Deus, não vamos morrer.” ( Habacuque 1:12 )

Deus então prometeu aos israelitas algo muito maior do que a posse da terra, quando ele disse que seria o Deus deles. Mas aquela terra era um símbolo, um fervoroso e uma promessa de seu favor paterno. Todas essas coisas estão de acordo.

E com o mesmo propósito é o que o Profeta acrescenta, que Deus havia jurado anteriormente a seus pais, que ele lhes daria aquela terra por um direito hereditário: e essa promessa havia sido cumprida para sua posteridade. Havia alguém para se apossar disso apenas – que o favor de Deus era visto na terra de Canaã, porque eles o haviam obtido através da expulsão dos gentios pela bondade de Deus, a visão seria frígida e o Profeta diminuiria muito disso promessa que excede em muito tudo o que o homem pode conceber. Por isso, como eu disse, ao falar da terra de Canaã, ele se acomoda, sem dúvida, à compreensão de um povo rude e ignorante, e menciona o fervoroso e o juramento que eles vêem a seus olhos, exibidos até mesmo a eles. neste mundo e nesta vida frágil, algumas evidências desse favor, que superam em muito tudo o que se pode desejar no mundo.

Agora, quando ele diz: Para que eu possa estabelecer (33) o juramento que fiz a seus pais, Deus sem dúvida mostra que, embora os judeus o obedecessem, eles ainda não mereciam por sua obediência a herança prometida antes de nascerem. Deus então aqui prova que foi por meio de sua bondade gratuita que; eles se tornaram herdeiros da terra. Como assim? porque eles não foram criados quando Deus jurou a Abraão que ele daria aquela terra a ele e à sua posteridade. Como então a promessa havia sido feita muito antes, segue-se que não se podia atribuir os méritos do povo, que eles haviam finalmente adquirido a terra em devido tempo. Quanto ao juramento, Deus, referindo-se a ele, exalta seu favor; pois ele não apenas prometeu a terra como herança aos filhos de Abraão, mas também fez um juramento, para que a aliança parecesse mais segura. Mas o Profeta, ao mesmo tempo, sugere que eles, se não forem agradecidos a Deus, poderão ser justamente privados da herança prometida; como se ele tivesse dito: “Não há motivo para você se expor a Deus, como se ele o enganasse, se ele o expulsasse da terra; porque o próprio Deus não deserda você, mas sua própria maldade; e agora você é indigno, pois Deus não considera você como seus filhos. ” Enquanto então o Profeta tira todo o terreno para se vangloriar, para que os judeus não pensem que eles possuíam a terra como recompensa por seus méritos, ele também os lembra que eles podem ser justamente privados de suas terras, e que por conta própria falta, pois não prestavam a Deus o serviço que lhe deviam. Por isso, ele diz que eu posso estabelecer o juramento que fiz a vossos pais

Uma terra, ele diz, fluindo com leite e mel: esse modo de falar era freqüentemente adotado por Moisés ( Êxodo 3: 8 , Êxodo 3:17 ; Êxodo 13: 5 ; Êxodo 33: 3 ; Levítico 20:24 ). não havia dúvida desde o início muito fértil; mas é provável que tenha se tornado mais proveitoso depois que o povo entrou nele, pois foi de uma maneira renovada; e era desígnio de Deus mostrar de maneira visível quão grande; Foi a eficácia de sua aliança. Não foi então sem propósito que Moisés disse tantas vezes que era uma terra que flui com leite e mel.

Depois, acrescenta: De acordo com o que é hoje, produz testemunhas; como se ele tivesse dito: “Deus negociou fielmente com você, pois cumpriu a fé prometida a seus pais e cumpriu seu juramento: mas agora, desde que você poluiu esta terra, a memória do favor de Deus é como se fosse sepultado entre vós, e até pisareis debaixo de seus pés a lei dele; desde então, tanta impiedade evita sua bênção, o que resta para ele fazer, a não ser levá-lo para o exílio? Vemos, portanto, que aqui deve ser entendida uma ameaça implícita, quando ele diz que Deus havia cumprido o que havia prometido aos pais e prometido com esta condição – que eles deviam obedecer aos seus mandamentos.

Já falamos da resposta do Profeta. Quando ele respondeu: Amém, ele não esperou o que o povo diria; na maior parte, sem dúvida, fez um clamor e procurou mudar com Deus. Tão grande foi a sua derrota, que muitas vezes se levantaram insolentemente contra os Profetas. Então, como ele sabia que eles eram tão refratários, ele assinou a maldição em seu próprio nome. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

o juramento que jurei. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 7:12 ).

uma terra que flui com leite e mel. ; Numbers 14:8 ; Numbers 16:13 , Numbers 16:14 . Deuteronomy 6:3 ; Deuteronomy 11:9 ; Deuteronomy 26:9 , Deuteronomy 26:15 ; Deuteronomy 27:3 ; Deuteronomy 31:20 ). Referência a Pentateuco ( Êxodo 3: 8 , Êxodo 3:17 ; Êxodo 13: 5 ; Êxodo 33: 3. Levítico 20:24 . Números 13:27 ; Números 13:27 ; Números 14: 8 ; Números 16:13 , Números 16:14 . Deuteronômio 6: 3 ; Deuteronômio 11: 9 ; Deuteronômio 26: 9 , Deuteronômio 26:15 ; Deuteronômio 27: 3 ; Deuteronômio 31:20 ). Fora do Pent, é encontrado apenas em Josué 5: 6 . Josué 11: 4 ; Josué 32:22 ; e Ezequiel 20: 6 ; Ezequiel 20:15 ; Ezequiel 25: 4 ). App-92.

Que assim seja, ó Senhor. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 27: 15-26 : a mesma palavra). App-92.

Comentário de John Wesley

Para que eu possa prestar o juramento que fiz a vossos pais, para lhes dar uma terra que flui com leite e mel, como é hoje. Então eu respondi e disse: Que assim seja, ó Senhor.

Assim seja – Deus tendo encerrado seu discurso, o profeta diz: Amém, afirmando a verdade sobre a qual Deus havia dito, ou desejando que o povo fizesse de acordo com sua aliança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *