Estudo de Jeremias 14:10 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor acerca desse povo: Compraz-se ele em vaguear, e não sabe deter os seus pés. Deles o Senhor não se agrada. Lembrando-se de suas iniqüidades, castiga-o por causa de seus pecados.
Jeremias 14:10

Comentário de Albert Barnes

A resposta é dirigida ao povo. Jeremias havia orado como seu representante, mas ele não deve interceder: pois no mesmo grau em que Deus estava determinado a puni-los, no mesmo grau (assim), eles adoram continuar ofendendo-os. ” Compare Jeremias 15: 6 nota.

Portanto, o Senhor … – Traduzir:

“E o Senhor não tem prazer neles;

Agora Ele se lembrará de sua iniqüidade e visitará seus pecados. ”

Interferência em seu nome está fora de questão.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 14:10 . Assim diz o Senhor até, etc. – Assim diz o Senhor a respeito deste povo. Eles gostam de passear, etc. Houbigant. Deus aqui retorna uma resposta às reclamações e acusações do profeta, e diz a ele que as misérias do povo são devidas a si mesmos; sempre turbulentos e inquietos como eles, apaixonados por novidades, abandonando Deus pela adoração de ídolos e desprezando o socorro divino, para perseguir a de estranhos.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 14: 10-12 . Assim diz o Senhor, etc. – Aqui Deus retorna uma resposta às reclamações e exposições do profeta, contidas nos oito versículos anteriores. Eles adoraram passear – Eles gostavam de seus ídolos; e desprezando o socorro divino, seguiram o caminho dos estrangeiros e persistiram em seus caminhos pecaminosos, apesar de todos os conselhos. Portanto, o Senhor não os aceita – Ele não aceitará suas próprias orações ou humilhações, nem tuas intercessões por eles, mas os castigará de acordo com seus desertos. Quando eles jejuam, eu não ouvirei – É provável que um jejum público tenha sido designado na ocasião desta seca, como ocorreu em um caso semelhante no tempo do Profeta Joel. Mas eu os consumirei pela espada, fome e pestilência . Assim, Deus ameaça adicionar à seca três julgamentos dolorosos, geralmente acompanhando um ao outro, tanto nas ameaças de Deus quanto na execução deles.

Comentário de Adam Clarke

Assim eles adoraram perambular – E agora que a medida de sua iniqüidade está cheia, você deve ser punido.

Comentário de John Calvin

O Profeta continua com o mesmo assunto; mas ele repreende os judeus mais severamente e mostra quais eram seus pecados. Ele diz então que eles foram dados à inconstância; mas, dizendo: “vagar”, ???? lenuo, que significa mover-se para cá e para lá, ele sem dúvida menciona essa inconstância como um contraste com aquela quietude e descanso, dos quais Isaías fala, quando diz:

“Eis que o Senhor ordenou: Em voltar e em confiança estará a tua força, em sossego e tranquilidade.”
( Isaías 30:15 )

Ele então desejou que os judeus adotassem conselhos diferentes, e não corressem para cá e para lá quando houvesse perigo, mas esperar até que ele, de acordo com sua promessa, viesse em seu auxílio. Por isso, Jeremias agora os acusa de inconstância, porque eles não confiam na ajuda de Deus e permanecem firmes em seu propósito, mas correm aqui e acolá por ajuda vã; além de um frenesi diabólico os levou a ídolos, como Isaías diz em outro lugar,

“Você se cansou de seus caminhos e sem lucro”
( Isaías 47:13 )

Esse fato é freqüentemente mencionado pelos profetas, – que eles eram como trombetas errantes que buscam amantes em todos os lugares; pois suas confederações com os egípcios e caldeus lhes custavam muito, e ainda assim não poupavam despesas. Eles poderiam ter esperado em silêncio pela ajuda de Deus, que havia sido prometida; mas eles não fizeram.

Agora, então, percebemos o significado do Profeta quando ele diz que eles adoravam vagar (112) ou se mudar para cá e para lá, e que não restringiam os pés. À primeira vista, de fato, isso parece ter sido apenas um pequena ofensa; mas se considerarmos sua fonte, que eles desconfiavam de Deus e de seu poder, e colocavam sua segurança nos egípcios ou caldeus, parece ter sido um sacrilégio vergonhoso e intolerável. A descrença, então, é aqui condenada; pois os judeus procuravam por ajuda estrangeira e não prestavam contas de Deus.

Agora, essa passagem é digna de ser notada especialmente, pois a descrença é aqui pintada para a vida. De fato, é verdade que mesmo os filhos de Deus não estão tão tranqüilos em suas mentes que nunca temem, nunca são solícitos ou ansiosos, que não temem perigo; mas, ainda assim, embora os fiéis sejam perturbados por muitas inquietações, cuidados, ansiedades e medos, Deus ainda os preserva; e a firmeza de sua fé interior continua, embora possa acontecer que eles aparentemente não apenas sejam abalados, mas também cambalem e caiam. Mas Deus dá aos incrédulos sua justa recompensa, que depreciam seu poder, enquanto eles colocam sua segurança em homens ou ídolos, pois nunca encontram onde podem estar em segurança. Eles, portanto, se cansam sem nenhuma vantagem. Por esse motivo, ele diz: Portanto , Jeová não ficará satisfeito com eles, ou seja, Deus não lhes dará coragem: antes, ele diz, agora ele se lembrará das iniqüidades deles e visitará seus pecados. Em suma, ele nos ensina que é tão doloroso. era a maldade daquele povo, que não havia lugar para a misericórdia de Deus. Ele depois acrescenta –

Assim diz Jeová deste povo: “Eles adoraram passear, e seus pés não se contiveram”. E Jeová não se agradou deles; Ele agora se lembrará da iniqüidade deles, e visitará o pecado deles.

Ed .

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor a este povo: Assim eles adoraram passear, não abstiveram os pés, por isso o Senhor não os aceita; agora ele se lembrará de sua iniqüidade e visitará seus pecados.

Assim – Aqui começa a resposta à queixa e oração do profeta nos nove primeiros versículos. A substância é que, por seus múltiplos pecados, ele estava decidido a puni-los.

Eles amavam – Eles gostavam de seus ídolos e persistiram naqueles cursos pecaminosos, apesar de todos os conselhos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *