Estudo de Jeremias 14:12 – Comentado e Explicado

Se jejuar, não escutarei seus lamentos, e se oferecer holocaustos e oblações não os aceitarei. Quero destruí-los pela espada, pela fome e pela peste.
Jeremias 14:12

Comentário de Albert Barnes

O grito deles i. e – oração oferecida em voz alta.

Oblação – Levítico 2: 1, que oferece carne.

A espada, a fome e a peste – Os dois últimos seguem a trilha do primeiro Ezequiel 5:12 , e por esses Deus os consumirá, ainda assim, para deixar um remanescente. O castigo, que esmaga quem se endurece, purifica o penitente.

Comentário de John Calvin

Depois, acrescenta: Mesmo quando jejuarem, não ouvirei o clamor deles, e quando apresentarem um sacrifício e uma oblação, não ficarei satisfeito com eles. Ele sem dúvida toca nos hipócritas, que, embora sem toda sinceridade, mas professavam sejam os verdadeiros adoradores de Deus, e por sacrifícios, jejuns e outros ritos externos desejavam provar que são. Ele, portanto, diz que não seria propício ou agradável, embora jejuassem, orassem e oferecessem todos os tipos de sacrifícios. As palavras, como eu disse, foram especialmente dirigidas aos hipócritas; pois sabemos que essa declaração permanece imutável, pois Deus está próximo de todos os que o invocam com sinceridade. ( Salmos 145: 18 ) Quem, então, invoca Deus com um coração verdadeiro, infalivelmente obtém seu favor; pois em outro lugar é atribuído a Deus como algo necessariamente pertencente a ele, que ele ouve orações. Sempre que Deus é invocado, ele não pode se desfazer daquilo que lhe interessa, é sua disposição para ouvir a oração. Mas aqui ele sugere que não havia sinceridade no povo; pois mesmo quando jejuavam, oravam e ofereciam sacrifícios, não o adoravam de verdade; pois, como foi dito antes, eles não podiam mais adiar a maldade que aderia à medula do que o etíope poderia mudar sua pele ou a pantera suas manchas ( Jeremias 13:23 ). Ele então mostra, neste lugar, que embora cansaram-se, pacificando a Deus por uma profissão externa, nada fizeram senão agir falsamente e, portanto, seus esforços seriam todos em vão; pois eles profanaram o nome de Deus quando assim se desintegraram grosseiramente com ele. Esse é o significado.

O jejum é expressamente mencionado e, portanto, parece que quando não há nada que queira quanto à aparência externa, Deus ainda considera a fé, como vimos no quinto capítulo. Portanto, Deus não valoriza o que é altamente estimado pelos homens e excita seus sentimentos: por que? porque ele considera a fé do coração, e a fé é levada à integridade. Então, Deus abomina um coração duplo e um falso; e quanto maior o fervor dos hipócritas em ritos externos, mais eles o provocam.

Oramos a Deus diariamente, pode-se dizer, e ainda assim não jejuamos diariamente. É verdade que a oração é mais intensa quando jejuamos; mas, no entanto, Deus não exige jejuns diários, enquanto ele ordena a oração de manhã e à noite, sim, ele quer que imploremos sua graça continuamente. ( 1 Tessalonicenses 5:17 ) Mas quando o jejum se junta à oração, a oração se torna mais fervorosa; como é geralmente o caso quando existe algum perigo, ou quando aparece alguma evidência da ira de Deus, ou quando trabalhamos sob qualquer aflição pesada; pois então não apenas oramos, mas também jejuamos para que sejamos mais livres e mais livres para orar. Além disso, o jejum também é uma evidência de que estamos depreciando a ira de Deus, enquanto confessamos que somos culpados diante dele; e assim também aqueles que oram se estimulam ainda mais à tristeza e a outros sentimentos penitenciais. É, portanto, o mesmo que se ele tivesse dito: “Mesmo que orem de maneira comum e todos os dias, e acrescentem jejum, para que um fervor maior apareça em suas orações e atenção extraordinária, ainda assim não ouvirei seus gritos. porque o coração deles é falso. ”

Reunimos ainda a partir dessa passagem que o jejum não é em si um dever ou exercício religioso, mas que se refere a outro fim. Exceto os que jejuam com respeito ao que se pretende com isso – que possa haver uma maior vivacidade na Oração – que possa ser uma evidência de humildade ao confessar seus pecados – e que eles também podem se esforçar para subjugar todas as suas concupiscências – exceto essas coisas sejam consideradas, o jejum se torna um exercício frívolo, ou seja, uma profanação da adoração de Deus, sendo apenas supersticioso. Vemos, portanto, que o jejum não é apenas inútil, exceto quando as orações são acrescentadas e os objetos que afirmei são considerados, mas provocam a ira de Deus como todas as superstições, pois sua adoração é poluída.

Mas, sob o papado, a razão dada pelo jejum é que eles merecem o favor de Deus. Os papistas procuram acalmá-lo jejuando como uma espécie de satisfação; eles terão o jejum para ser uma obra de mérito. Não falarei agora das inúmeras insignificâncias que também poluem o jejum; mas suponhamos que eles não sejam supersticiosos na escolha de carnes, em suas horas e em outras loucuras infantis, que são meros trunfos, ou melhor, zombarias também de Deus – suponhamos que eles estejam livres de todos esses vícios, ainda a intenção, como a chamam, nada mais é que um erro diabólico, pois determinam que o jejum é uma obra de mérito e satisfação, e uma espécie de expiação. Vamos então saber que, embora Jeremias fale de hipócritas, ele aponta brevemente o objetivo do jejum mencionando a oração. Assim também Cristo, ao recomendar o jejum, faz menção à oração. ( Mateus 17:21 ; Marcos 9:29 ) O mesmo é feito por Paulo. ( 1 Coríntios 7: 5. ) Mas deve-se notar aqui que, embora os hipócritas se unissem aos homens em oração em jejum, eles ainda eram rejeitados, pois não havia sinceridade em seus corações, mas apenas uma profissão externa, um mero disfarce. Mas Deus, como vimos, considera o coração, e somente a sinceridade lhe agrada.

O mesmo é dito sobre sacrifício: Quando eles apresentam sacrifícios, ou holocaustos, e uma oblação, , ? , meneche, ou seja, as ofertas diárias, eu não os ouvirei, ou, como ele diz na segunda cláusula, eu não ficarão satisfeitos com eles. O sacrifício sem orações foi sem dúvida vã e inútil, pois como os pregadores não eram aceitáveis ??a Deus sem sacrifício, então quando o sacrifício era sem orações, era apenas um inútil mostrar que essas duas coisas são então unidas por um nó indissolúvel, oferecer sacrifícios e orar. As orações, como eu disse, não podem ser aceitáveis ??a Deus sem um sacrifício; pois o que pode proceder do homem mortal senão o que é abominável diante de Deus? Portanto, nossas orações devem ser santificadas para agradar a Deus; e a única maneira de santificação é através do sacrifício de Cristo. Quando eles ofereceram sacrifícios sob a lei, eles também se uniram às orações; e por essa cerimônia, aqueles que fizeram qualquer pedido se declararam indignos, exceto que um sacrifício foi oferecido. O Profeta menciona aqui o que Deus havia ordenado sob a lei, mas ele mostra que os hipócritas separaram a principal coisa dos sinais externos. De fato, Deus não desconsidera nem rejeita sinais, mas quando o que eles significam é separado deles, há uma profanação intolerável. Vamos então saber que, embora nada possa estar faltando na adoração externa, tudo o que procuramos fazer é abominável a Deus, exceto que seja acompanhado com sinceridade de coração.

Mas eu os consumirei (113) , diz ele, com a espada e a fome, e com pestes eu presto a partícula ?? ki, “mas”. Ele se refere aqui a três modos de destruição, para que os judeus certamente saibam que eles deveriam perecer, de acordo com o que é dito em outros lugares: “Quem escapar da espada perecerá pela fome, e quem sobreviver à fome perecerá. a peste. ” Deus mostra, em suma, que ele estava armado com vários tipos de punição, para que aqueles que o haviam provocado a perder completamente a esperança de perdão não pudessem escapar de maneira alguma da destruição. Deus poderia de fato ter consumido os judeus com um único castigo, ele também os teria ameaçado em termos gerais sem especificar nada, mas como os incrédulos prometem a si mesmos algum meio de escapar, então seu objetivo era mantê-los presos de todas as formas, para que eles poderia saber que estavam trancados por todos os lados e que não havia como escapar. Esse é o significado. Segue-se –

Mas com a espada, e com fome, e com peste,
Farei com que eles sejam condenados.

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Eu não vou, & c. Ver Jeremias 7:16 ; Jeremias 11:14 ; Ezequiel 8:18 . Amós 5:23 . Miquéias 3: 4 .

oferta = oferta.

oblação = oferta de presente ou doação. Hebraico. minchah. App-43.

espada . . . fome. . . peste. Muitas vezes, assim, unidos (depois disso). Referência ao Pentateuco (Lev 26 e Deu 28). App-92. Compare Jeremias 21: 6 , Jeremias 21: 7 , Jeremias 21: 9 ; Jeremias 24:10 , etc. Veja nota em Jeremias 42: 2 .

e. Observe a figura do discurso Polysyndeton , para enfatizar cada particular.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *