Estudo de Jeremias 15:15 – Comentado e Explicado

E vós que tudo sabeis, Senhor, lembrai-vos de mim, amparai-me, e vingai-me de meus perseguidores. Não deixeis que eu pereça por vossa paciência {para com eles}.
Jeremias 15:15

Comentário de Albert Barnes

Esta é a oração de um homem amargurado, cuja natureza humana não pode atualmente se submeter à vontade divina. A longanimidade de Deus para com os iníquos parecia ao profeta o abandono de si mesmo até a morte; a própria justiça exigia que alguém que sofresse contumamente pelo amor de Deus fosse libertado.

Repreensão – isto é, reprovação, contumamente.

Jeremias 15:16

Tuas palavras foram encontradas – a convocação de Jeremias ao ofício profético não era esperada ou procurada por ele.

Eu os comi – ou seja, eu os recebi com alegria. Esse comer das palavras divinas também expressa a estreita união entre o que veio de Deus e o próprio ser do profeta.

Sou chamado pelo teu nome – ou seja, sou consagrado ao Teu serviço, sou ordenado para ser Teu profeta.

Jeremias 15:17

Em vez disso, “não me sentei na assembléia dos risos e fiquei feliz.” Desde o momento em que as palavras de Deus chegaram a Jeremias, ele se absteve de coisas inocentes, e uma gravidade tomou conta dele além de seus anos.

Sentei-me sozinho por causa da sua mão – Como pessoa consagrada a Deus, ele também seria “separado”. Ver Jeremias 1: 5 ; compare Atos 13: 2 .

Com indignação – O profeta assim ensinado a Deus vê os pecados do povo como ofensas contra Deus e envolvem a ruína de Sua Igreja.

Jeremias 15:18

Por que minha dor é perpétua – ou seja, todos os meus trabalhos são em vão?

Como mentiroso … – Realmente, “como um riacho enganoso”, um riacho que flui apenas no inverno, o oposto da “corrente perene” de Amós 5:24 . Jeremiah esperava que houvesse uma interferência perpétua da Providência em seu favor, em vez de coisas que pareciam seguir apenas seu curso natural.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 15: 15-16 . Ó Senhor, tu sabes – Tu sabes a minha sinceridade, quão fielmente declarei a tua vontade; ou, tu sabes os meus sofrimentos, quão perversamente meus inimigos agem para comigo. É uma questão de consolo para nós que, seja o que for que nos aconteça, temos um Deus a quem recorrer, diante de quem possamos espalhar nosso caso e a cuja onisciência podemos apelar, como faz o profeta aqui. Lembre-se de mim e visite-me – Pense em mim para sempre e visite-me com o seu amor, enquanto este povo é visitado com a sua ira. Vingue-me – Ou melhor, vindique-me, dos meus perseguidores, como o hebraico ?? ????? ???? , pode ser adequadamente traduzido: julgue contra eles e permita que esse julgamento seja executado na medida do necessário para minha vindicação, e obrigar que reconheçam que me fizeram mal: veja nota em Jeremias 11:20 . Não me leve embora no seu longânimo sofrimento – Enquanto você exerce longanimidade em relação aos meus perseguidores, e abstém-se de defender minha causa e me defender, não prevaleçam para tirar minha vida. Ou, como alguns entendem suas palavras: Embora eu seja um pecador e mereça ser punido como tal entre os judeus, ainda exercite para mim paciência e longanimidade, e não me deixe levar para o cativeiro. Saiba que por tua causa eu sofri repreensão – Senhor, lembre-se de que a minha reprovação e tudo o que sofro é por sua causa, porque declarei fielmente a sua verdade e defendi a sua honra e glória. Tuas palavras foram encontradas e eu as comi . As palavras que, de tempos em tempos, você me revelou, foram por mim prontamente recebidas, meditadas e digeridas interiormente. E a tua palavra foi para mim a alegria, etc., do meu coração – isto é, primeiro, embora algumas das tuas palavras fossem muito terríveis e predissessem a ruína do meu país, que é muito querido para mim e no mundo. ruína da qual não posso deixar de ter uma participação profunda, ainda assim, porque elas procederam de ti, fiquei feliz em ouvi-las, e sou o teu instrumento para comunicá-las ao teu povo, todas as minhas afeições naturais sendo engolidas em zelo pela tua glória. Ou, 2d, Tua palavra de comissão, pela qual fui feito teu profeta, foi a princípio muito grata e agradável para mim; e fiquei feliz quando você, a qualquer momento, me revelou sua vontade, e me autorizou e ordena que ela seja divulgada ao povo. Embora a execução deste cargo não tenha sido assistida com vantagens seculares, mas, pelo contrário, me expôs ao desprezo e à perseguição, porque eu estava assim servindo e glorificando a ti e fazendo o bem, fiquei feliz por estar tão empregado , e foi minha comida e bebida para fazer a tua vontade. Porque eu sou chamado pelo teu nome, ó Senhor Deus dos Exércitos – tornei-me profeta pela tua autoridade, e sou teu mensageiro, e tu, o Senhor dos Exércitos, é capaz de me proteger.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, lembra-te de mim e visita-me; não me deixe levar para o cativeiro; e não parece que ele já tenha sido levado para a Babilônia. Após a captura da cidade, ele foi para o Egito; e morreu ali ou foi morto por seus compatriotas.

Comentário de John Calvin

O Profeta novamente se volta para Deus, para mostrar que ele tinha a ver com surdos. Essa interrupção no discurso do Profeta tem muito mais força do que se ele tivesse perseguido regularmente seu assunto. Se ele tivesse falado com calma e em ordem uniforme para o povo, seu discurso teria sido menos forçado do que falando com eles com raiva e reprovando-os severamente, e imediatamente se afastando deles e se dirigindo a Deus como se quisesse homens. Falamos disso em outro lugar, mas é bom lembrá-lo do que já notamos. Agora, percebemos o desígnio do Profeta, passando assim abruptamente do povo para Deus, e depois novamente de Deus para o povo, mesmo porque ele suportou indignadamente a perda de seu trabalho, quando os ouvidos de quase todos estavam fechados e quando eles ficaram tão endurecidos que não tinham medo de Deus, nem qualquer consideração por seus ensinamentos. Como então o Profeta indignou-se com tanta maldade, ele não pôde deixar de falar apressadamente.

De acordo com essa tensão, ele agora diz: Tu sabes, Jeová; lembre-se de mim, visite-me e vingue-me dos meus inimigos. O Profeta, no entanto, parece que aqui está mais zangado do que deveria, pois a vingança é uma paixão imprópria para os filhos de Deus. Como foi, então, que o Profeta ficou tão indignado contra o povo que ele desejou vingança? Dissemos em outro lugar que os profetas, embora libertados de todo sentimento carnal, ainda podem ter rezado com justiça por vingança contra os réprobos. Devemos distinguir entre sentimentos privados e públicos, e também entre as paixões da carne, que não se limitam, e o zelo do Espírito. É certo que o Profeta não teve consideração por si mesmo quando falou assim; mas ele rejeitou todo respeito por si mesmo e considerou apenas a causa de Deus: pois o zelo imprudente se infiltra frequentemente, de modo que desejamos que todos sejam condenados por quem não aprovamos; e tal era o zelo excessivo dos discípulos, quando disseram:

“Senhor, peça fogo para descer do céu para consumi-los, como foi feito por Elias.”
( Lucas 9:54 )

Mas é necessário não apenas ser movido por um zelo piedoso, mas também ser guiado por um julgamento correto: e este segundo requisito foi possuído pelo Profeta; pois ele não soltou as rédeas ao seu próprio zelo, mas se sujeitou à orientação do Espírito Santo. Visto que, então, essas duas coisas estavam unidas – um zelo certo, com exclusão de qualquer sentimento particular -, e o espírito de sabedoria e um julgamento correto, era lícito pedir vingança aos réprobos, como o Profeta faz.

Não há dúvida de que ele tinha pena do povo; mas, de certa maneira, estava livre da influência dos sentimentos humanos e adiara tudo o que o perturbasse e o afastara da moderação. Embora, então, o Profeta tenha sido emancipado e libertado de todo tipo de perturbação, ainda não resta dúvida de que ele orou pelo julgamento final dos réprobos; e, no entanto, se havia algum que pudesse ser curado, ele sem dúvida desejava que fossem salvos, e também orou ansiosamente por eles.

Em resumo, sempre que os profetas foram levados por um fervor como esse, devemos entender que eles foram multados pelo Espírito de Cristo; e devemos saber que, quando foram multados, todo o seu zelo foi dirigido contra os réprobos, enquanto procuravam ao mesmo tempo reunir tudo o que podia ser salvo; e o mesmo aconteceu com Davi; quando implorou fervorosamente a destruição de seus inimigos, ele sem dúvida sustentou a pessoa de Cristo, pois foi multado por seu Espírito. ( Salmos 35: 4 ) Por isso ele se virou e nivelou toda a sua veemência contra os réprobos; mas, quando havia alguma esperança de salvação, Davi também, no espírito da bondade, orou pela restauração daqueles que pareciam já ter perecido. Agora, então, quando o Profeta diz: “Tu sabes, Jeová; lembre-se de mim, visite-me e vingue-me dos meus perseguidores ”, ele sem dúvida não significa todos os seus perseguidores, mas aqueles que foram entregues e dedicados à destruição e que ele próprio sabia serem réprobos. (144)

Depois, ele mostra o que ele quis dizer com essas palavras – lembre-se de mim e visite-me; pois ele diz: Não me retiras, adiando. Assim, eles traduzem a passagem: “Enquanto suportardes a impiedade deste povo, e por algum tempo suspenderes a tua vingança, não deixes que a tua ira me leve”. A palavra ??? arek significa adiar, prolongar e também prolongar, estender e continuar. Portanto, esse significado não é inadequado: “Não me retire na prolongação da tua ira;” isto é, “prolongando a tua ira, não apenas por um dia, mas por muito tempo, não me leve embora, não me envolva na mesma destruição que os réprobos”. Davi também orou pela mesma coisa,

“Quando destruires os ímpios, não me envolvas com eles.” ( Salmos 26: 9 )

A soma do todo é que o Profeta pede um favor a si mesmo, que Deus faria a diferença entre ele e os réprobos enquanto ele prolongava sua ira; isto é, enquanto ele não apenas se vingava da impiedade do povo por um curto período de tempo, mas também enquanto adicionava calamidades a calamidades e acumulava males em males, e enquanto assim seu fogo ardia por um longo tempo, até que toda a terra foi consumida: e esse é o significado que eu prefiro, embora todos os intérpretes concordem em outro. (145)

Deve-se notar ainda que o Profeta, nessa oração, não consultou tanto sua própria vantagem quanto o bem do povo, – para que pudessem por fim temer o terrível julgamento que estava à mão. Já declaramos como uma segurança supina prevaleceu em toda a Judéia; e eles também esperavam que, se alguma calamidade acontecesse, fosse por um curto período de tempo, para que, depois de suportá-la, pudessem novamente viver em prazer e sossego. Por isso, o Profeta fala da prolongação da ira de Deus, para que eles saibam, como eu já disse, que o fogo que havia sido aceso não poderia ser extinto até que todos perecessem.

Não em (ou, de acordo com) teu longanimidade me recebe;

isto é, sob o cuidado e a proteção deles: ele preteriu o atraso. Este é o significado de todas as versões e também do Targum .

Venema divide a cláusula, –

Não haja prolongamento da tua ira; me receba;
Saibam que por ti eu sofri repreensão.

A versão de Blayney é dificilmente inteligível,

No comprimento da tua raiva, não me compreendes.

O significado do qual ele diz é: “Não prolonges o teu ressentimento, a ponto de me compreender dentro dos seus limites”.

Provavelmente a prestação de Cocceius é a melhor, –

Pela tua longanimidade não me retiras;

isto é: “Não demore muito com meus perseguidores e, assim, permita que eles me destruam”.

O verbo aqui usado parece simplesmente aceitar; mas significa às vezes tirar, e às vezes levar a favor, tomar sob proteção. A renderização mais inteligente parece ser a seguinte: –

15. Tu sabes, Jeova; Lembra-te de mim e visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; Pela tua longanimidade para com eles, não me leves embora; Saibam que tenho por ti reprovação.

“Não me leve embora” significa “Não me deixe levar.” Ele temia por sua vida se a vingança que ele denunciava sobre o povo não fosse logo executada. Ver Jeremias 15:18 . – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

vingança = vingança.

repreensão = reprovação.

Comentário de John Wesley

SENHOR, tu sabes; lembra-te de mim, visita-me e vinga-me dos meus perseguidores; não me retiras no teu longânimo sofrimento; sabe que por tua causa sofri repreensão.

Tu sabes – Minha sinceridade, ou meus sofrimentos.

Visite-me – Com teu amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *